Dissecando EP's #87: "Bestial Devastation" (2023) - Cavalera Conspiracy

Salve Headbangers! Agora que passou o hype desses álbuns posso fazer uma leitura um pouco sem emoção, do que esses trabalhos representam para um fã como eu que por muito tempo teve o Sepultura como uma de suas bandas favoritas. E entre os álbuns que mais se destacam no meu gosto pessoal são os primeiros da fase Max Possessed.
Tirando o elefante da sala, não da para negar que esse trabalho aparentemente foi planejado com o sucesso que a banda de Jairo Tormentor, o The Troops of Doom, teve em refletir uma sonoridade que é um ápice dessa fase. O fato de a Cogumelo não se envolver com esse lançamento me soa estranho até hoje e claro que agora que o Sepultura anunciou a sua morte planejada, aparentemente foi um momento latente para que os irmãos Cavalera revisitem o início da sua jornada.
Eu tenho um carinho especial por esses álbuns até porque foram eles uns dos responsáveis por fazer eu me aprofundar no metal extremo e a ideia de regravar eles com uma produção melhor, me soa estranho, pois eu gosto, digamos, da tosqueira dos originais! Mas é tentador ouvir esses sons com uma gravação que de ênfase para suas particularidades.
"Bestial Devastation" tem aquela atmosfera do Proto black metal, algo feito com aquele mix de inocência e raiva, aqui substituído pela modernidade, mas a raiva está ali! The Curse continua sendo exatamente isso, uma praga mortal direta, para logo o ataque vir com Bestial Devastation, esse é o DNA do Sepultura digamos, era pré Andreas.
Some a essa versão um trabalho brilhante de bateria do Igor, eu que era um crítico dele, calei minha boca, ainda mais com a versão nova de Antichrist que eu tenho a tendência de gostar agora mais dessa versão, note como ela ficou muito próxima da nova onda do black metal atual e claro, a influência de Celtic Frost com o famigerado Uhhllllll!
Mal recuperado da porrada anterior, tome outro clássico, Necromancer. Que solo meus amigos e que trabalho de Max Possessed, eu tenho certeza que ele revisitou seus cintos de bala e crucifixos invertidos que se tornaram novamente em Warrions of Death, som reto e impiedoso e para provar que a atmosfera foi revivida, um som inédito, Sexta feira 13, ela tem uma cara meio Soulfly por ser em português, mas acredito que ela nasceu em estúdio no meio dessa gravação e por isso soa tão orgânica e que refrão que fica na memória!
Na resenha da regravação de "Morbid Vision" (Resenha #337: "Morbid Visions" (2023) - Cavalera Conspiracy), o que cito agora já tinha vindo à tona e reafirmo que eu quero ver esses sons ao vivo, pois não tem como negar, sabemos onde a alma desse old Sepultura se encontra.
____________________
TRACKLIST:
1) The Curse (Sepultura cover)
2) Bestial Devastation (Sepultura cover)
3) Antichrist (Sepultura cover)
4) Necromancer (Sepultura cover)
5) Warriors of Death (Sepultura cover)
6) Sexta Feira 13
___________________
FORMAÇÃO:
Iggor Cavalera - bateria e percussão;
Max Cavalera - guitarras e vocais.