Resenha #351: "72 Seasons" (2023) - Metallica

Salve Headbangers! Eu tenho uma postura em relação a resenhas de álbuns com o hype muito elevado que é ouvir bastante e esperar o hype passar, então agora com todo mundo já ter ouvido o tão aguardado novo do Metallica, me sinto a vontade para expressar minhas opiniões acerca desse álbum e desde já digo não, não é uma volta para o passado, mas também não é um trabalho ruim e passível de ser descartado e sim, é o Metallica atual com suas virtudes, acertos e erros, enfim, vou falar mais dele na resenha a a seguir.
Falar de uma álbum assim me gera uma certa inquietação, afinal de contas, o Metallica precisa de uma resenha? A resposta mais obvia é que não! Pois eles são a mais popular banda de heavy metal do mundo, (a mais popular, não disse que é a melhor! Título esse que entrego para o Judas Priest). Porém, sempre quando vou escrever de uma banda super famosa me vejo mais em uma vibe de conversa entre amigos, e claro, essa é minha opinião e ela não tem a obrigação de agradar ou desagradar ninguém, feito o disclamer, finalmente vamos para o trabalho em si.
Começando pela capa e sinceramente, faz tempo que o Metallica vem devendo uma capa bonita de fato, o uso do amarelo mais gritante chama atenção e o preto com o logo da banda também, e claro, é cheia de ester eggs com cada objeto na cena, o que pode fazer a alegria dos fãs, eu particularmente achei bem feinha, por outro lado, o nome achei sensacional, os 18 anos ou 72 estações, representam maturidade, a chegada da vida adulta e todos os seus desafios e analisando as letras é possível perceber um álbum bem íntimo, vindo da mente criativa de James Hetfield, um homem que enfrenta seus demônios, as vezes os derrota e as vezes é derrotado por eles, assim como todos nós!
A medida que posso estender os elogios para o virtuoso Trujillo, me nego a fazer qualquer acunha de qualificação para Lars e Kirk! Qualquer fã, por mais fanático que seja, vai perceber uma certa preguiça, talvez comodidade, no que eles estão fazendo ali e não me cabe dizer se é certo ou errado, pois vem dando certo para eles, então seguimos... Mas ouça com atenção os solos de Shadows Follow, Lux Æterna, Chasing Light e Too Far Gone?, seria auto homenagem ou zona de conforto?
A faixa título chega como abertura e eu gostei bastante dessa escolha, e a energia dela realmente é o que podemos chamar de engana bobo, pois se o trabalho tivesse essa pegada o tempo todo já estaria ótimo e ela realmente precisa ter sete minutos? Vejo o mesmo problema que sinto no Iron atual, falta um produtor que chegue para eles e fale: - "corte a metade desse som!".
Shadows Follow vem dar uma olhada para o "St Anger" (2003) e mostra que se tirar aquela bateria de lata de tinta ficaria muito melhor e sabe os elogios que eu fiz ao James no começo? Essa faixa é um dos motivos para isso! Screaming Suicide foi umas das escolhidas para que ganhássemos o hype pelo trabalho e que letra meus amigos, esse som poderia estar nos trabalhos anteriores do Metallica, e comparando com a primeira lançada, Lux Æterna, acredito que essa é bem melhor, e se fosse eu escolher para lançar um som, minha escolha seria Sleepwalk My Life Away onde temos o mestre Trujillo ganhando o destaque merecido.
You Must Burn! não me chamou muito atenção, até pela pegada load reload da mesma, mas um pouco depois, Crown of Barbed Wire e Chasing Light me soam muito boas, não sei porque raios esse som não ganha um destaque maior, ela tem uma malícia no som que me faz pensar que o Metallica ainda é muito relevante.
O objetivo aqui não é fazer um faixa a faixa e sendo gosto musical algo muito pessoal, eu confesso que If Darkness Had a Son e os sons que vem no encerramento do álbum não me chamaram muito a atenção e não sentiria falta delas se não estivessem ali, com exceção de Inamorata, e aí pode parecer que eu estou me contradizendo, pois essa faixa tem onze minutos, mas eis o ponto, esse som mostra uma banda que sabe que aquela sonoridade do passado não vai voltar, eles hoje são mais maduros, mas ainda por cima músicos de enorme talento e isso é tudo que um fã do Metallica espera!
_________________________
TRACKLIST:
1) 72 Seasons
2) Shadows Follow
3) Screaming Suicide
4) Sleepwalk My Life Away
5) You Must Burn!
6) Lux Æterna
7) Crown Of Barbed Wire
8) Chasing Light
9) If Darkness Had A Son
10) Too Far Gone?
11) Room Of Mirrors
12) Inamorata
_________________________
FORMAÇÃO:
Lars Ulrich - bateria;
James Hetfield - vocals, guitarras;
Kirk Hammett - guitarras, vocais;
Robert Trujillo - baixo e vocais.