Álbuns Marcantes #54: "Литоургиiа" (2015) - Batushka

Salve Headbangers! Eu confesso que fiquei muito na dúvida se colocaria esse álbum como uma resenha simples ou como um álbum marcante e explico o motivo, eu particularmente tenho uma dificuldade de chamar um álbum de clássico se ele tem menos que dez anos, deve ser algo da minha visão de historiador em querer dar um tempo para o registro para ver como ele se posta ao longo dos anos, porém o que o Batushka apresenta em liturgia é algo que a cada audição eu me pego mais captado por sua sonoridade, sendo impossível chamar esse registro de algo diferente de clássico, e aqui ignoro completamente o impasse judicial do nome e todas as outras confusões que surgiram e vou focar nesse debut como uma das estreias mais interessantes dentro do grande cenário do black metal.
Acredito que nada pode ser mais profano do que usar a arte eclesiástica para blasfemar, daí que vem o grande ponto inicial do Batushka, pois o nome em si faz uma referência a sacerdote enquanto a capa tem uma imagem da senhora do Perpétuo Socorro, e essa informação veio de uma fonte de pesquisa e grave bem essa palavra 'pesquisa', pois sem dúvida os músicos mergulharam profundamente no universo do catolicismo eslavo para criar essa obra de arte.
Esqueça a missa pop do papa Emerithus (e antes que me xinguem, eu gosto de Ghost, ou isso é mais um motivo para me xingarem?!... Enfim...) aqui temos a verdadeira missa negra, tanto é que os shows passam essa atmosfera e até mesmo a audição de "Литоургиiа" tem esse mergulho, onde temos sete orações litúrgicas ou sons, chame como queira, mas é impossível para você, fã de metal extremo, não se empolgar!
Ектения I: Очищение se traduz como 'purificação', a solenidade da igreja é destruída pelas guitarras e os corais casam perfeitamente bem com o vocal mais rasgado e a velocidade da bateria que sabe como poucas cadenciar e outrora destruir tudo a sua volta, é absurda, os corais se fundem com o black metal de uma maneira tão única que logo Ектения II: Благословение ('benção'), revela o lado mais extremo da banda até que temos no meio vocais que são como um lançamento de maldição.
Sei que já criei bastantes elogios e só estamos em duas faixas, mas não tem como ser diferente em um trabalho como esse porque logo eles vêm com Ектения III: Премудрость, 'sabedoria', e sim, essa palavra define esse som porque é a sabedoria de ter lançado um hino do black metal, uma música que agora é obrigação estar em toda lista de fãs do estilo. Ектения IV: Милость ('misericórdia') tem uma levada de baixo hipnótica e flertes com o doom metal, a medida que Ектения V: Святый вход ('entrada sagrada') flerta com a agressividade e destaca ainda mais a beleza da sua contra parte Ектения VI: Упование ('esperança').
E ao final quando os atos chegam na parte sete, Ектения VIII: Спасение ('salvação'), ficamos com aquela sensação de que ouvimos algo profano, belo, sacro e maldito, uma contradição, uma benção ou uma praga... Defina você ouvinte, mas só te faça um favor, não deixe de ouvir a liturgia!
_____________________________
TRACKLIST:
1) Ектения I: Очищение 
2) Ектения II: Благословение
3) Ектения III: Премудрость
4) Ектения IV: Милость
5) Ектения V: Святый вход
6) Ектения VI: Упование
7) Ектения VII: Истина
8) Ектения VIII: Спасение
_____________________________
FORMAÇÃO:
Мартин - bateria;
Христофор - guitarras, baixo, vocais e teclados;
Барфоломей - vocais.