Resenha #281: "Astral Fortress" (2022) - Darkthrone

    Salve Headbangers! Duas coisas precisam ser ditas acerca do Darkthrone, a primeira é que eles são, sem dúvida, um pilar no que tange o black metal, sem mais, outra é que você nunca sabe o que pode esperar dos seus trabalhos mais recentes, então se "Eternal Hails" de 2021 não é somente um dos melhores trabalhos da sua discografia ele mostrava que a banda nunca esqueceu suas raízes.
    E aí está o perigo em ouvir "Astral Fortress", o que acredito que deixou muitos fãs no puro hate, pois ele não é uma continuidade de "Eternal Hails" muito menos do "Transilvanian Hunger" (1994), fato é que desde 2000 para frente, o duo composto por Fenriz e Nocturno Culto rompeu todas as barreiras da música extrema e duvido encontrarmos outros artistas que consigam isso com tanta naturalidade.


    Caravan Of Broken Ghost tem um começo que remete ao doom metal e o nome causa mesmo essa impressão, mas depois dos seus três minutos iniciais, ela se converte em um metal com aquele acento punk, algo que eles já vinham testando em outros trabalhos e aqui acredito que foi bem assertivo, ótima faixa e uma ótima abertura.
    Impeccable Caverns Of Satan e Stalagmite Necklace são os momentos mais doom metal do álbum, arrastadas e com aquele riff meio hipnótico que se repete ao longo da música, algo que o Burzum fez no "Aske" (1993), só que aqui, é executado com muito mais qualidade.


    The Sea Beneath The Seas Of Sea ao longo dos seus dez minutos consegue mostrar uma pegada de metal tradicional com uma linha de guitarras que segue a música toda e vem em uma crescente maravilhosa! É perceptível a influência do Angel Witch, o que parecia impossível no começo dos anos 90 para o Darkthrone, hoje é normal e bem vindo.
    Kevorkian Times tem aquela pegada meio Motörhead, até mesmo porque os vocais são cantados de maneira mais rasgada, esse som poderia estar no "Eternal Hails" facilmente. Kolbotn, West of the Vast Forests é uma passagem sombria e uma ponte para Eon 2, com dobras de guitarras e baixo cavalgando as notas, encerrando o trabalho com aquela sensação de liberdade artística que o Darkthrone criou para si e nós, como fãs, só temos a agradecer!

TRACKLIST:
1) Caravan Of Broken Ghost
2) Impeccable Caverns Of Satan
3) Stalagmite Necklace
4) The Sea Beneath The Seas of Seas
5) Kevorkian Times
6) Kolbton, West Of The Vast Forests
7) Eon 2

FORMAÇÃO:
Fenryz Gylve - bateria e sintetizador;
Nocturno Culto - vocal, baixo e guitarra.