Resenha #269: "Leave Scars" (1989) - Dark Angel

    Salve Headbangers! Falar de Dark Angel é quase uma obrigação em qualquer mídia que tenha por vocação falar de som extremo e principalmente daqueles que vencem a barreira do tempo e se tornam álbuns essenciais e hoje venho falar de mais um desses, no caso, "Leave Scars" do Dark Angel.
    

    
Já vale dizer que esse trabalho em si tinha um baita desafio pela frente, ser tão bom ou, quem sabe, superar uma obra prima da banda Darkness Descends, e eu não consigo opinar se ele é meu favorito, mas sem dúvida, é possível ver uma evolução, tanto é que as músicas estão mais longas e principalmente mais complexas, já dando indícios do que teríamos em "Time Does Not Heal" de 1991.
    O que mais me cativa nesse registro é que a produção é arisca, suja e nada polida, mas tudo soa muito bem e claro, quando se tem um monstro do calibre de Gene Hoglan na bateria tudo fica mais fácil, e tão genial quanto ele pode-se destacar as guitarras de Jim Durkin e Eric Meyer, e completando a banda temos o recém contratado na época Mike Gonzalez no baixo e Ron Rinehart que é o dono de uma voz que é uma perfeita fusão entre o thrash metal com aquela agressividade que faz acenos para o death metal.
    The Death of Innocence é exatamente isso, a abertura rápida e bruta, ao contrário do que muitos nomes do thrash metal vinham fazendo nessa época. Never to Rise Again e The Promise of Agony assustam devido ao fato de como Ron consegue berrar tantas palavras por minuto, verdade é que ele substitui muito bem o vocalista anterior, o tão talentoso quanto Don Doty.


    Hoglan não se limita a ser um dos melhores bateristas do mundo como também um letrista excelente, ouça por exemplo, a faixa título e veja como um compositor inteligente pode fugir dos clichês. No One Answers é uma avalanche, uma mistura do Slayer com uma dose de técnica e anabolizantes, e para mostrar que temos uma banda formada por músicos acima do nível, duas instrumentais, Worms e Cauterization que são ótimas! Inusitado, ao mesmo tempo poderoso, o cover de Led Zeppelin para Immigrant Song.
    Como citei acima, existem trabalhos que são muito acima da média e marcam um período, não existe hipérbole alguma em dizer isso de "Leave Scars" e notem, é uma banda colocando dois álbuns clássicos na sequência, isso é para poucos!

TRACKLIST:
1) The Death of Innocence
2) Never to Rise Again
3) No One Answers
4) Cauterization
5) Immigrant Song (Led Zeppelin cover)
6) Older Than Time Itself
7) Worms
8) The Promise of Agony
9) Leave Scars
10) The Death of Innocence (Live)
11) No One Answers (Live)
12) Leave Scars (Live)
13) Never to Rise Again (Live)

FORMAÇÃO:
Gene Hoglan - bateria;
Jim Durkin - guitarra;
Eric Meyer - guitarra;
Mike Gonzalez - baixo;
Ron Rinehart - vocal.