Resenha #256: "Agony" (2016) - Nervosa

    Salve Headbangers! Os fãs da Nervosa foram surpreendidos recentemente com a saída da vocalista Diva Satânica que gravou o álbum "Perpetual Chaos" o qual tem resenha aqui no site, e criou-se uma grande repercussão e curiosidade para saber quem ocupará o cargo de vocalista e também de baterista. Enquanto não temos essa resposta, fui ouvir os trabalhos da banda até aqui e me deparei com um dos meus favoritos em toda a discografia, indo para caminhos cada vez mais pesados e marcando seu nome no cenário da música extrema vamos falar de "Agony".


    Com as gravações acontecendo na Brendan Duffey Audio em Davis/Califórnia (partes de vocais, baixo e guitarra) e no The Foundation em Ashland/Oregon (bateria) ambos estúdios situados nos Estados Unidos e contando com a produção do mestre Andy Classen.
    Abrindo o trabalho temos Arrogance que mostra que a Nervosa estava indo para caminhos mais extremos, o vocal de Fernanda continuava ácido e a bateria de Pitchu Ferraz era bastante sólida e eficiente em marcar o tempo da música ao mesmo tempo que reduz e acelera os andamentos nos momentos certos, esse som deveria voltar para o set! O mesmo posso dizer de Theory Of Conspiracy, na verdade, essa é ainda mais bruta, mostrando o porque a banda é uma mescla de death/thrash metal.
    Deception poderia estar no primeiro trabalho pela cadência, é interessante notar que os vocais que a Fernanda usa aqui seriam aprimorados na Crypta. A trinca seguinte Intolerance Means War, Guerra Santa e Failed System faz a banda voltar para o thrash metal sendo que a segunda que ganha um grande destaque por suas letras em português.


    Hostages ganhou um clipe muito bom e com uma letra que já demonstrava o descaso com a saúde pública que ao longo dos anos só foi aumentando. O álbum vai chegando para o seu final com a thrasheira de Cyber War e a sintomática Devastation. De bônus track temos a surpreendente Wayfarer, uma faixa bem blues que é puro feeling.
    Esse registro foi o último a contar com essa formação, sendo que em "Downfall of Makind" tivemos a entrada da surpreendente baterista Luana Dametto e é perceptível que mudanças não são uma novidade na história da Nervosa e que mesmo com tantos percalços a banda soube se reestruturar e continuar na ativa e dessa vez não será diferente.

TRACKLIST:
1) Arrogance
2) Theory of Conspiracy
3) Deception
4) Intolerance Means War
5) Guerra Santa
6) Failed System
7) Hostages
8) Surrounded by Serpents
9) Cyberwar
10) Hypocrisy
11) Devastation
12) Wayfarer

FORMAÇÃO:
Fernanda Lira - vocal e baixo;
Prika Amaral - guitarra;
Pitchu Ferraz - bateria;