Resenha #253: "Romper da Realidade" (2021) - Cülpado

    Salve Headbangers! Uma vez em uma live com o pessoal do Sad Theory comentei com o baterista Jeff Verdani que eu ficava impressionado com a habilidade dele de estar envolvido em alguns projetos e todos eles com um denominador comum, a qualidade envolvida seja na Sad Theory, ou na Axecutter, Jailor e Murdeath, mas mal sabia eu que tempo depois ele iria superar tudo isso mostrando-se um músico completo com o seu projeto Cülpado que depois dos seus dois singles Canibais de Garanhuns e Loucura a Dois, temos agora o full "Romper da Realidade" onde ele foi responsável por todos os instrumentos, um destaque mais que especial para os vocais, mas vamos nos aprofundar nesta obra nas linhas abaixo.


    Podemos chamar esse trabalho de conceitual, já que cada faixa narra uma história de psicopatia, o que faz o nome do álbum ganhar sentido, pois 'romper da realidade' é um termo identificado na psicologia para explanar o fato de 'serial killers' não terem remorsos de suas atitudes e Romper da Realidade é também responsável por abrir o trabalho, uma faixa instrumental, que ao contrário de muitas intros por aí, essa é bem feita e deve ser ótima para abrir os shows.
    Mato Por Prazer, pega a adrenalina que Romper da Realidade deixou e só eleva um death metal rápido com uma letra que soa como um confissão de um psicopata, esse som me lembrou um pouco o grande Cemitério, tanto pela letra como pelo som em si.
    Maníaco Maldito é uma das minhas favoritas, com uma influência de thrash metal e um baixo que empolga demais, fãs de Demolition Hammer vão pirar! Picadinho é uma citação ao serial killer Chico Picadinho e conta com as participações de Aly Fioren guitarrista do Sad Theory e Daniel Danmented do Axecuter.
    Canibais de Garanhuns narra aquele crime bizarro que você ao saber fica na dúvida se é real de tão grotesco, pois bem, os salgadinhos de carne humana são narrados aqui em uma faixa que tem aquela atmosfera meio Slayer antigo, coisa linda e doente.


    Ao ouvir Cortejo Fúnebre pensei na hora, que linhas de guitarras matadoras! O que é auto explicativo, pois temos a presença de ninguém menos que Luis Carlos Louzada do lendário Vulcano, o qual trouxe o seu aval e talento para esse som que é também um dos grandes destaques do álbum e ainda falando em participações, a faixa Loucura a Dois tem a contribuição nas letras de Daniel Franco, baixista e letrista do Sad Theory e não atoa essa música me remeteu um pouco o trabalho dos paranaenses, o que é um grande elogio.
    Pipoca, Sangue e Pólvora encerra o trabalho com um som em uma pegada mais soturna e densa, tem aquela atmosfera heavy metal tradicional e logo desagua em um death/thrash que vai acelerando e te jogando no abismo, e ao final da audição ficamos com aquela impressão que fomos testemunhas de um crime brutal que vai nos chocar e viver em nossos pesadelos, e o Cülpado é a trilha sonora.

TRACKLIST:
1) Romper da Realidade
2) Mato Por Prazer
3) Maníaco Maldito
4) Picadinho
5) Canibais de Garanhuns
6) Cortejo Fúnebre
7) Loucura a Dois
8) Pipoca, Sangue e Pólvora