EP's Destaques do Death Metal

    Já começo esse texto falando que não se trata de listas de melhores ou mais isso ou aquilo, é um texto, com toda subjetividade que é característica habitual de matérias deste segmento, ou
deveria ser pelo menos. Dito isso, vou citar 5 EP's, que tiveram impacto, seja nas respectivas carreiras, como na criação e manutenção do Death Metal, e que até hoje são citados e cultuados. E claro, cada um que ler, terá seus eleitos e pode discordar e até mesmo citar nos comentários da matéria.


1) "Apocalyptic Raids" - Hellhammer
    Não podemos começar sem citar esse EP, que a meu ver foi um míssil que explodiu mentes, do até então barulhento, poderoso, brutal e desconhecido Hellhammer, que foi lançado em março de 1984, trazendo 4 músicas, com influências de Hardcore e toda vanguarda que já acompanhava Tom Warrior, trazendo uma sonoridade suja, pesada, com vocais guturais, baixas afinações e toda áurea maldita que permeou toda carreira das suas bandas e de todo um cenário que foi se formando ao longo dos anos. Tudo que vem á seguir nessa matéria, teve origem aqui em muitos aspectos.

2) "In The Sign Of Evil" - Sodom 
    Lançado em janeiro de 1985, é um dos mais cultuados EP's entre todos materiais da banda e de todo submundo, tanto que as 5 músicas, praticamente ainda se revezam no set list ao longo destas décadas de atividade, inclusive dando nomes para muitas bandas que vieram sob sua influência. Vale a pena para quem não conhece, revisitar o passado.

3) "Rotting" - Sarcófago 
    Em terras Brasilis, temos o "Rotting", primeiro material oficial da banda como power trio, com Wagner assumindo as guitarras, tendo aprendido meses antes o instrumento. Aqui o som já começa com a intro, que é ideal pra colocar numa reunião de família. Sonoridade ríspida, brutal, com partes mais rápidas, e outras com peso descomunal, com uma produção mais elaborada para os padrões da época, mas sem perder a identidade crucial que o fez ser um dos pilares do Death Black Metal mundial junto com o debut "INRI". Inclusive a guitarra Ibanez V, usada na gravação do "Rotting" e no "The Laws...", esteve em gravações de outras bandas de BH (Overdose, SexTrash, e muitas outras da época). "Rotting", confere esse petardo absurdo, que já começa pela capa afrontadora, além da regravação de Nightmare numa versão um pouco diferente. Esse EP merece um lugar maior do que já possui ao meu ver.

4) "Dark Is The Season" - Benediction 
    Esse EP começa pela obra de arte na capa, primazia nos primeiros álbuns da banda. Contendo 5 sons, entre elas, o magnifico cover para Forged in Fire do Anvil (um detalhe importante – os vocais aqui são do Barney Greenway),primeiro vocalista. O tracklist do EP dispensa elogios, peso, brutalidade, vocais guturais do Benediction representa para o Death Metal Bretão e mundial. Esse material é sem dúvidas um dos grandes EP's lançados e que fizeram os fãs saciar entre o "The Grand Leveller" e o "Transend to Rubicon", totalmente indicado aos que querem conhecer o inicio do estilo Old School Death Metal.

5) "Hammer Smashed Face" - Cannibal Corpse
    Em 1993 a banda colhia os frutos de seu terceiro álbum, "Tomb of the Mutilated", e nada mais natural que lançar um EP com o single Hammer Smashed Face, juntamente com 2 sons dos primeiros álbuns e 2 covers The Exorcist (Possessed) e Zero The Hero (Black Sabbtah), ambos mantendo a identidade da banda. Esse material circulou como pólvora pelo underground, sendo item raro na coleção de muitos. Vale a pena pegar? Claro que vale, pelos covers ali contidos e por ser material de colecionador.

    Menções honrosas pra não ser injusto – "Pieces" (Dismember), "Tools of the Trade" (Carcass),"Unmerciful Order" (Krisiun) e "Mentally Murderer" (Napalm Death), estes pelo valor histórico e todo impacto que tiveram nas carreiras das respetivas bandas e na coleção de muitos de nós.
    Impossível citar todos, mas como não é uma lista de melhores, seguimos aqui. Coloquem suas contribuições, sugestões e até criticas construtivas.

Texto Escrito por: Ivan Agliatti