Resenha #245: "Smile" (1990) - Leviaethan

    Salve Headbangers! Indo buscar na história recente do Heavy metal nacional, não faltam um grande leque de trabalhos que merecem o rótulo de clássicos absolutos e nessa seara venho trazer o excelente "Smile", um álbum que foi um dos responsáveis por colocar o Sul no mapa do metal extremo.


    Nascida em 1983, a banda idealizada por Flávio Soares (vocal e baixo) tem a sua história fundida com o metal gaúcho sendo que em entrevistas, os irmãos Kolesne citam a "Coletânea Rock Garagem" (1985) como um dos primeiros registros do underground que ouviram e é nele que encontramos a faixa Guerreiros das Ruas, um dos grandes cartões de visitas do que seria a sonoridade do Leviaethan.
    Com a receptividade superpositiva desse som, logo a banda entra em estúdio e prepara a demo "Thrash Your Brain" (1988). O resultado é ainda mais positivo, porém mudanças de formação fazem com que apenas em 1990 termos o lançamento do debut. Nessa época a formação contava com Flávio Soares (baixo e vocal), Danillo Pizzato (bateria), Carlos “Lots” Henrique e Alexandre Colletti nas guitarras e o lançamento foi feito pela Rock Brigade Records, e desde lá o caminho estaria definido para se tornar um registro único e histórico.
    The Last Supper, um som indispensável no set list da banda. Até hoje e eu fico imaginando os primeiros impactos que esse som trouxe para quem o ouvia pela primeira vez, temos aquela influência de Exodus tanto nos vocais como no instrumental que é impossível de evitar o ato de bangear.
    One, two tree... Live Free Or Die, que trabalho de guitarras monstruoso! Enquanto na década de 90 alguns pioneiros vinham esquecendo o que era Thrash, o Leviaethan já mostrava a fidelidade ao estilo. Na sequência outros dois clássicos absolutos, AIDS, mais um trabalho de guitarras e bateria absurdo e Bred To Die que só não é a minha música favorita do álbum, porque temos um hino na sequência dessa, mas também não posso deixar de citar as linhas de baixo aqui, cortesia do mestre Flávio.


    
Como citei, a minha favorita vem agora Echoes From The Past. A primeira vez que fui em um show dos gaúchos fiquei quase sem voz e sem pescoço com esse som e esse refrão, sem dúvida alguma é um dos melhores para cantar junto, enquanto Pilgrimage To Insanity mostra uma das facetas mais extremas dos caras.
    O trabalho se encaminha para encerramento, mas sem antes apresentar duas surpresas, uma versão from hell de Pimponetta e uma toada mais épica presente aqui em Spanish Blood, sete minutos de uma faixa que começa com uma bela melodia de violão e vai se convertendo em uma tempestade thrash metal.
    Sabe aquela velha história de álbuns obrigatórios? Pois bem, um que não pode faltar de forma alguma na sua coleção é "Smile"! Se hoje o metal gaúcho é mundialmente conhecido, esses pioneiros são grandes responsáveis por trilhar o caminho.

TRACKLIST:
1) The Last Supper
2) Live Free Or Die
3) AIDS
4) Bred To Die
5) Echoes From The Past
6) Pilgrimage To Insanity
7) Pimponetta
8) Spanish Blood

FORMAÇÃO:
Flávio Soares - vocal e baixo;
Danilo Pizzato - bateria;
Carlos "Lots" Henrique - guitarra;
Alexandre Colletti - guitarra.