Cobertura de Eventos #33: "Brasil Rock Metal Festival 6ª Edição" - Pernambuco (01/11/22)

Salve, salve Homo Metalis!
    É, faz um tempo que não apareço por aqui, mas vamos lá, hoje é dia de cobertura.
    Antes de falar um pouco do evento, um breve resumo de como cheguei lá...
    Como de costume, nos eventos aqui na região sempre procuro fazer caravana e através da minha loja a Manifesto Rock Store (jabazinho feito com sucesso) kkkkk procuro sempre apoiar/patrocinar a galera que estar nos corres em prol do underground.
    Desta vez a caravana não rolou, contabilizamos somente sete pessoas para ir, o que deixaria o frete da van muito caro, decidimos então um plano B, qual foi a ideia do maluco do Barros? Ir de moto... E lá vamos nós, seis malucos, três motos e quase 300 km de viagem completa (ida e volta), para curtir uma noite de muito metal em plena terça-feira, véspera de feriado de finados... Foram duas longas horas de viagem, à noite, rodovia perigosa, com direito a adrenalina do início ao final da viagem... Um quase acidente, mas tudo ok.
    Chegamos na cidade de Belém do São Francisco/PE no exato momento da passagem de som, ainda deu tempo de bater um rango e tomar a primeira breja.
    Agora sim!
    Vamos conhecer um pouco do "Brasil Rock Metal Festival", evento este que chegou na sua 6ª edição, porém anteriormente por ele já passaram nomes como Mystifier, Martyrdom, Necrohunter, Chaos Synopsis, Nervosa, Silent Cry, Malefactor, Amen Corner, Headhunter D.C, The CrossNervochaos, Jupiterian, Beheaded (Itália) entre outros.
    O festival é idealizado por Alexandre Sandro, produtor, headbanger e músico, que com muito esforço e garra vem consolidando seu evento nos sertões baiano e pernambucano.


        A sexta edição contou com as bandas The Damnation (SP), Vanity (CE), Metabolica (BA) e Prefatory (BA) e a Vapor Maligno infelizmente não teve como comparecer ao evento, por motivo declarado como quebra do veículo que se deslocavam na estrada. O festival aconteceu no dia 01/11/22 na cidade de Belém do São Francisco, sertão pernambucano.
    A primeira banda a se apresentar foi a Prefatory, originários da cidade de Paulo Afonso/BA, após um hiato os caras retornam trazendo um thrash metal de fontes bem conhecidas como Metallica e Megadeth, e até coisas como Pantera, Machine Head, o power trio baiano abriu o festival com pura energia e agressividade com um som veloz e arrebatador, trouxeram som autoral no set list com apenas um medley com Seek and Destroy, Whiplash e No Remorse, do Metallica e Slave New World do Sepultura para fechar, o que fez boa parte do público bater cabeça e iniciar o mosh. A banda é composta por Deiveson Carlos (guitarra e vocal), Rodrigo Brito (baixo) e Calmon Hebert (bateria), após um breve papo com os caras já meto logo o spoiller... Ano que vem, tem lançamento na praça!


    Logo em seguida os cabeludos da Metabolica subiram ao palco. A gurizada da nova geração veio destruindo tudo com um thrash metal old school, bem do tipo paulada na orelha! Agressividade e velocidade foram os ingredientes que os caras usaram para formar a banda. Com o primeiro EP, "Underground Attack", recentemente lançado, os caras partiram para divulgação e estão ganhando o gosto dos headbangers por onde passam, outra característica evidente na banda é a evolução, posso dizer que vi o primeiro show dos caras e ao comparar com este, houve um salto de qualidade, de postura de palco, um up de profissionalismo, vão lá caras, que tem futuro aí pelas estradas do underground!
    Ahhhh já ia esquecendo, nessa hora eu já estava com minha camiseta do U.E coberta de suor, porque o mosh foi insano! A atual formação conta com Flávio (bateria e vocal), Alessandro Lima (guitarra e vocal), Bryan Fucking Lee (baixo) e Bruno Vicente (guitarra)... É manos, que louco, uma banda com quatro caras e o vocal é o batera e fica tudo bem harmônico no palco, o setlist autoral, porém ainda contou um cover de Ace Os Spade do Motorhead, que acredito que fez o velho Lemmy tomar uma boa dose de whisky lá no inferno.


    A terceira banda da noite foram às meninas da The Damnation, com um thrash metal bem elaborado, com linhas de baixo insanas da Aline Dutchi, uma guitarra nervosa da Renata Petrelli que juntas ainda dividem os vocais em alguns momentos e uma batera enérgica da Ellen Tavares, as gurias mostraram serviço e como headline da noite fizeram um setlist de respeito mesclando sons do EP, "Paradise" e do full álbum, "Way Of Perdition" que fizeram a galera agitar. Aqui temos um thrash metal mais denso e cadenciado, porém pesado para um caralho, esse show fez parte da primeira tour da The Damnation no nordeste, e foi possível ver que o retorno as estradas nordestinas é breve, com boa aceitação dos bangers. Nesse momento do fest esse que vos escreve já estava mais que suado, já tinha entornado umas latas a mais de breja, e o mosh já era mais que meu hábitat.


    A quarta atração da noite veio para dar um toque sanguinário ao evento, eis que chega o death metal technical da banda Vanity e aqui manooooos do hell, que paulada na orelha, a começar pelo destaque da velocidade da bateria, que insano o garoto é, estilo metranca, guitarras afiadas e um baixo denso e pesado, aqui ninguém aguentava mais mosh, eis que os pescoços iriam trabalhar, e foi isso que aconteceu, até os bangers mais contidos não seguraram a força do metal que fizera suas cabeças banguear a cada música fudida que a banda anunciava, o vocal foi algo que chamou a atenção de todos também pela sua potência, com um gutural bem denso e pesado, que em partes vinha acompanhado de um segundo vocalista (baixista) com um vocal bem rasgado o que deixava cada vez mais bonito de se ver aquele espetáculo do metal da morte. A banda vem ganhando destaque aí na cena extrema na região do cariri cearense e abrindo as portas do inferno para ganhar o nordeste, quiçá o Brasil.


    Para finalizar gostaria de agradecer ao público que colou ao evento, apesar de uma baixa adesão, tivemos uma galera massa que sempre chega junto, valeu aí ao pessoal das cidades de Paulo Afonso/BA, Petrolândia/PE, Juazeiro do Norte/CE, Floresta/PE, Serra Talhada/PE, Petrolina/PB e Princesa Isabel/PB, também a galera da Bacurau Web Rádio.
    E desde já quero avisar a todos que em 2023 teremos a 7 ª Edição e nos bastidores já rola grandes nomes do underground nacional em vista.