Resenha #240: "Inception" (2021) - Renan Lourenço

    Salve Headbangers! Se alguém me apresentasse um CD de guitar hero uns vinte anos atrás eu com certeza, iria jogar na prateleira e nunca ia parar para ouvir, porém o tempo foi passando e comecei a cultivar um interesse muito grande por músicos que enveredam para esse estilo, pois se fazer música pesada no Brasil já não é uma tarefa fácil, imagina quando falamos de trabalhos instrumentais.


    Nessa busca por conhecimento, como diria ET Bilu, conheci o trabalho de Renan Lourenço, guitarrista paranaense que lançou o seu primeiro álbum solo "Inception" e como atestado de qualidade ele convidou grandes músicos para fazerem parte dessa obra. Só de olhar os nomes dá para ter certeza do absoluto esmero que irá ouvir: Edu Ardanuy (guitarra), Wander Lourenço (guitarra), Luciano Assumpção (baixo), Débora de Paula (violino), Derek Sherinian (teclado), Thiago Ueda (teclado), Fabrício Martins (teclados e sintetizadores), João Salles (acordeão), Marcelo GigoDog (gaita) e Bruno Pamplona (bateria).
    O trabalho se inicia com uma verdadeira avalanche de riffs em Mother Nature – Part1, o primeiro convidado ilustre Sherinian mostra o porquê é considerado um dos melhores músicos da atualidade com um fantástico solo de teclado e o mais impressionante que não é algo fora do contexto do som, méritos também para as composições das músicas, já que todas esbanjam muito bom gosto.
    Dirty Channel mostra que não precisa fritar o tempo todo para ser um exímio guitarrista. Esse tema foi muito polêmico devido a atuação de um grande guitarrista brasileiro em uma turnê, na minha opinião a fritação sem feeling não tem a menor graça e graças ao papai do chão felling é o que não falta nesse trabalho.
    Prova disso vem em dois sons, Faca sem Ponta não Fere Ninguém, um belo nome para um a música movida a violão e que realmente abre mão do peso, não fere ninguém e que melodia bonita, e La Inspiracion com feat de Wander Lourenço que mostra uma grande influência dos trabalhos solo do Kiko Loureiro, destaco aqui também Tão Perto, Tão Longe que é outra passagem brilhante no Violão.


    Hora de voltar para o peso, então Edu Ardanuy é escalado para a faixa Pandemia, uma das minhas favoritas, até mesmo por ter essa abordagem mais heavy, quero destacar ainda Influence onde temos um brilhante arranjo do baterista Bruno Pamplona e é muito legal da parte do Renan abrir espaço para todos esses músicos para brilharem ao longo da audição por isso que um solo de acordeão, cortesia de João Salles, na faixa Real Life Dream soa tão bem.
    Criar um trabalho que se deixa ouvir não só por estudantes de conservatório, mas sim por todos que tem bom gosto, isso é talento, técnica característica que encontramos em músicos de verdade como é o caso dos que estão envolvidos aqui em "Inception".

TRACKLIST:
1) Mother Nature
2) Dirty Channel
3) Faca Sem Ponta Não Fere Ninguém
4) La Inspiración
5) Pandemia
6) Influence
7) Real Life Dream
8) Inception
9) Tão Perto, Tão Longe