Dissecando EP's #53: "Cura" (2021) - Traíra

Salve Headbangers!
    Existem dois grupos de headbangers, um deles é aquele acomodado que usa o discurso de que o metal morreu, Angra e Sepultura e blá blá blá, e por sorte existe também aquele que realmente vive o estilo e sabe que a nossa cena se renova e é composta por bandas batalhadoras e competentes que lutam e muito, para conseguir atingir seus objetivos, pois bem, entre ela temos a Traíra.
 

    Formada por Marcelo Cameron nos vocais e no baixo, Madness nas guitarras e Hugo Moutinho na bateria, o Traíra me chamou atenção logo de cara por dois motivos, primeiro por ter vindo das terras malditas de Minas Gerais que revelaram verdadeiros monstros dentro da música extrema e segundo, pela dificuldade de rotular sua música e essa dificuldade pode ser traduzida na verdade, como originalidade, algo que realmente quem tem uma enorme bagagem musical pode nos oferecer.
    Lobó tem aquela atmosfera que remete ao Sepultura na fase "Roots", pelo andamento da música e a forma que o vocal emana raiva, sempre acho muito válido quando uma banda consegue colocar sua cara no som mesmo tendo influências, e também quando fazem metal em português o que é sempre um destaque! E foda-se os 'lobó' que na cena tá cheio.
    Oscilando em momentos mais acelerados com outros de puro Groove Na Mira mantém a energia lá em cima com um trabalho percussivo muito bom. Data Limite vem com os dois pés no acelerador e com um belo refrão que afirma que a evolução depende de cada um de nós!
 

     Podemos dividir o EP em duas partes, sendo que a primeira, com letras em português, se encerra em Ambição uma letra que retrata bem uma das mazelas do Brasil. Na digamos, segunda parte, temos Whispering in My Ear um dos momentos mais brutais do EP. Me remeteu ao Claustrofobia devido à grande influência de Death Metal. O peso se mantém em Light The Candle, com um groove bem marcante, achei bem interessante o fato da banda usar dois idiomas, eu particularmente achei em inglês os momentos mais brutais, porém as letras em português são também um diferencial, por isso tão assertiva a decisão dos dois idiomas!
    Finalizando, a música que me apresentou a banda. Hipocrisia mostra toda as facetas do Traíra, levadas insanas de bateria, uma linha de guitarra marcante e principalmente, uma letra ácida, desmascarando os verdadeiros hipócritas da nossa sociedade. É até estranho chamar de "Cura" esse EP, porque a qualidade do registro e as faixas poderiam estar em muitos álbuns fulls que são lançados, na verdade, esse trabalho transcende muito em qualidade, que venha os próximos registros!

TRACKLIST:
1) Lobó
2) Na Mira
3) Data Limite
4) Ambição
5) Whispering in My Ear
6) Light The Candle
7) Hipocrisia
 
FORMAÇÃO:
Marcelo Cameron - vocais e baixo;
Madness - guitarras;
Hugo Moutinho - bateria.