Dissecando Coletâneas #16: "Sete Anos" (2022) - Underground Extremo

Salve Headbangers! Sempre quando chegamos nessa data de aniversário do site, pensamos em fazer algo especial e indo de encontro com a nossa proposta, de sempre fortalecer o Underground, desde o ano passado criamos a Coletânea Underground Extremo, onde convidamos bandas que já passaram pelo site para participar dessa confraternização e também para divulgar seus sons, então faça o download da mesma e acompanhe com a gente essa resenha.

A Arte da Capa: Na tradição Judaica, rasgar as roupas pode se referir a expurgar os pecados e  ao mesmo tempo que remete à sentimento de desespero, dor, humilhação e luto, e como nessa Coletânea você encontrará uma grande mescla de metal extremo, a atmosfera nefasta invade o ambiente onde uma alcateia irá te cercar e sua pele queimará. Responsável pela arte, o baixista da Cras, Breno, sintetizou o espírito do Underground Extremo e estamos mega orgulhosos e honrados de ter a contribuição de tão talentoso artista.


1) Valleys of Concrete - Cras
Abrindo nossa Coletânea, uma das grandes revelações do nosso "Underground Extremo Festival Online", o Cras. Desde o nosso primeiro contato, tivemos a nítida impressão que estávamos perante uma banda totalmente diferenciada, dona de uma sonoridade que é difícil de explicar, porém é aquela sensação de música que preenche o ambiente, ouça e tire suas conclusões, mas não poderíamos começar nossa Coletânea de maneira melhor!

2) Inexplicável Existência - Desdominus
Parafraseando o título da música que também batiza um dos melhores trabalhos de 2021 é quase inexplicável a existência de uma banda como o Desdominus não ser reconhecida mundo afora como uma das mais relevantes e fortes do Death/Black mundial, a concepção filosófica de suas músicas sempre me impressionaram, ao mesmo tempo que a sonoridade é algo que une o extremamente agressivo com o belo.

3) Condemnation - Sacramentia
Primeiro single do "IX", esse que será o segundo álbum do Sacramentia e só pela prévia já podemos esperar um grande registro dessa banda de Death Metal vinda de São Paulo. O trabalho será conceitual e nos levará a conhecer os círculos do inferno, nem preciso dizer que quando esse trabalho sair terá resenha aqui e que estamos já no hype, e apostando que esse álbum figurará na nossa lista de melhores do ano.
 
 

4) Genética - 100 Dogmas
Um dos grandes destaques do EP "Amaldiçoado Seja" que tem resenha aqui no site. Genética mostra uma das facetas mais grooves da banda de Santa Catarina, e já que é fato consumado que Pantera agora você só vai ver no zoológico, nada melhor do que apoiar uma banda que bebe dessa fonte e que tem muito a dizer nas suas letras, em breve tem lançamento novo, estamos no aguardo.

5) Human Decay - Crucifixion Br
Outra faixa que batiza o seu trabalho e que também entrou fácil na nossa lista de melhores do ano. Como um fã das antigas ver o Crucifixon Br recebendo o reconhecimento por parte dos bangers é muito satisfatório, porém a banda merece alcançar voos mais altos e qualidade para isso não falta, esse som é uma pequena demonstração da destruição que eles fazem! Se você curte Blackned Death metal, esse opus é uma obrigação.

6) Dei Mortis - Necrohunter
Se tem uma banda que consegue impressionar a cada lançamento é o Necrohunter, não que seus primeiros registros fossem ruins, longe disso, porém a evolução e sonoridade que atingiu em "Litanies of the Black Occvlt" é algo impressionante! Dei Mortis é uma hecatombe presente nesse álbum,  atmosférica e pesada, uma celebração ao metal negro.
 

7) Until Your Last Breath - Chaosfear
Desafio você a ouvir esse som do Chaosfear e sair indiferente. A audição me rememorou aquela atmosfera que o Paradise Lost consegue criar nas suas composições, porém com o DNA da Chaosfear a medida que o som vai chegando na sua parte final, você já está impactado e como disse antes, impossível sair normal à essa viagem.

8) Prison of Despair - The Mask Of Tyrant
Faixa título do trabalho lançado em 2020 em plena pandemia. Mostra uma faceta bem interessante, principalmente para quem curte o Thrash Metal feito na escola norte americana. A escola Mustaine fala alto aqui, porém a banda não é uma cópia, pois eles conseguem colocar suas próprias características no som, em breve esse trabalho terá resenha aqui.

9) Possessed in Sin - Amazarak
O EP "Buried With God" tem resenha aqui no site, então não é novidade para ninguém o quanto curtimos esse trabalho que marca o retorno dos lendários batedores de cabeça. Black metal cru, hermético e blasfemo do jeito que tem que ser sempre!
 

10) Dying Source - Axecuter
Se o Amazarak é a definição de como o metal negro deve soar, o Axecuter apresenta o seu Heavy Metal afiado como um machado pronto para cortar os pescoços posers por aí! O trabalho "Surrounded by Decay" tem resenha aqui no site e como afirmei nela, não se engane por esse começo acústico bonito da música porque a pedrada que vem é brutal! Não tenho muito a dizer, sou fã incondicional dessa banda.
 

11) Judgement Day - Eros
Desde que voltou a ativa a Eros parece estar disposta a recuperar o tempo perdido, ainda bem, pois essa que é uma banda seminal da cena carioca, não pára de surpreender mostrando que o Thrash Metal é um estilo muito amplo, como podemos observar nesse som que tem a participação da vocalista Bruna Rocha do Revengin.

12) SatanicoPandemonium - Vomit Bag Squad
Outro trabalho que temos resenha aqui no site, "Tales From the Bag" é o debut do Vomit Bag Squad e é um filho bastardo de 100 bastardos, o cruzamento entre o terror B, o Thrash Metal e o crossover, o resultado é um trabalho fulminante como nessa bela homenagem a "Um Drink No Inferno".

13) Embodiment of Evil - Deathchaos
Hora de retornar ao metal morte e quem melhor do que um dos nomes mais eminentes dessa cena no Brasil? O Deathchaos faz aquele som que se assemelha a uma moto serra serrando seus membros e não, não tem nenhuma hipérbole nessa afirmação! Esse som está presente no trabalho "Conjuration Of The Dead" que terá resenha aqui em breve.
 

14) Thrash Again - Sacrifix
O Sacrifix é outra banda que não pára. Depois do muito bom trabalho "World Decay 19" eles vêm com o EP "The Limit of Thrash" que tem além dessa faixa, um cover bem legal que eu não vou contar aqui, mas o nome do trabalho da uma boa dica e penso que elogiar o Sacrifix é chover no molhado, pois os caras são daquelas escolas de unir o Thrash com subversão que afinal de contas, o que será do estilo sem isso não é mesmo?

15) As the Ashes of Pyre - Vulthum
O que poderíamos esperar da união de três grandes mentes do metal negro, Samej (Mythological Cold Towers, ex-Templum), o guitarrista Shammash (Guehenom, Mythological Cold Towers, Unholy Outlaw, ex-Templum) e o baixista Thorngreen (Unholy Outlaw, ex-Templum, ex-Spell Forest). Nada mais do que o mais puro e ríspido metal cru e gélido, esse som está no opus "Shadowvoid", uma passagem sem volta para o abismo.

16) Armageddon - Scars
Estamos com um clima de apocalipse muito próximo, então já é bom pensar na trilha sonora e o Scars já a gravou. O trabalho "Predatory" relata como o homem consegue ser o predador da sua própria raça e o Scars como uma das melhores bandas do verdadeiro Thrash Metal.

17) Dont Look Back - Hierarchical Punishment
O Hierarchical Punishment é um dos responsáveis por demolir qualquer barreira existente o Death Metal e o Grindcore e o trabalho "Psychotic Disorders" reforça essa destruição massiva, o que não poderia ser diferente, se você ver os monstros lendários que são responsáveis por compor algo tão doentio e áspero. Orgulho nosso de ter eles aqui!

18) Brothers of Death - Mofo
O Nome "Sick and Insane" faz bastante jus a sonoridade dos Thrashers do Mofo, e esse som aqui presente é uma das passagens mais rápidas e desgraçentas do trabalho. Leia nossa resenha aqui no site e como costumamos dizer no nosso programa da rádio, "tire o sofá da sala e empurre as crianças, mosh pit garantido!"

19) Evil Sense - Evil Sense
O Evil Sense é uma daquelas bandas que chamamos de clássica do nosso underground. No ano de 2017 eles lançaram o seu debut "Fight for Freedom" e nesse registro temos uma demonstração de como o Thrash Metal pode ser técnico e caso não conheça a banda, que tal começar pelo som que a batiza.

20) Mato Por Prazer- Cülpado
Jeff Verdani é realmente culpado por ter lançado um trabalho desgraçado de bom! Se nós já o conhecíamos atrás do kit de bateria em bandas como Axecuter e Sad Theory, aqui ele mostra que consegue ser muito bom também para compor e destruir em outros instrumentos e no vocal. "Romper da Realidade" terá resenha aqui no site e Mato Por Prazer é só a ponta da lança que vai furar seus tímpanos.
 
 

21) Killer Instinct - Sepulchral Voice
"Evil Never Rest", com esse sintomático título, o Sepulchral Voice lançava em 2020 o seu primeiro álbum, foram anos de espera, mas lançaram no momento certo, mostrando para todos os bangers como o Death/Thrash na total veia oitentista tem que funcionar! Aqui é tudo muito orgânico e feito com sangue nos olhos, um verdadeiro instinto assassino.

22) Relíquia Ritual - Darkside
Poucas bandas conseguem unir tão bem a agressividade do Thrash Metal com a melodia do Heavy Metal como a Darkside. Quem já acompanha o site há algum tempo, sabe o quanto somos fãs deles e aqui em Relíquia Ritual temos um marco que é a primeira música em português, então teremos um álbum orgânico e brutal nesse segundo semestre.

23) Convoy of the Damned - Human Plague
Depois do desgraçento "Harvest of Hate" de 2019 o Human Plague decidiu não tirar mais o pé do acelerador e como vivemos um clima bélico eles nos apresentam o single Convoy of the Damned que será o titulo do próximo álbum que esta por vir e sem duvida manter viva a safra do metal morte gaúcho ser sempre devastador.
 

24) Memento Mori - Downffall
O Downfall pelo que apresentou até agora vai conseguir sair do status de promessa para chegar com os dois pés no underground brasileiro e prova disso é que antes de nos depararmos com o "Cursed", seu deubt, temos a Memento Mori que é uma patada, confira e fique no hype como nós aqui.

25) Falsos Profetas - Tyhell 
O punk/hardcore é um vizinho próximo do Metal Extremo e bandas que reúnem esse estilo não deixam de ter destaque aqui no site e por isso mesmo, a mensagem dada pelo Tyhell no EP "Sem Massagem" é clara, morte aos falsos profetas, e como temos exemplos  por aí!

26) Garotão do Papai - Anguere
E se o Tyhell veio chutando a porta, o Anguere mostra uma faceta diferente bebendo da fonte do Hardcore americano, mas com uma letra que irá te fazer refletir. Vale muito a pena conferir o EP "Descrença",  afinal de contas, impossível ter outra visão perante o que o presente nos demonstra.

27) Genocidal - Daimonos
O Daimonos é uma máquina imparável de Death Metal indo para caminhos cada vez mais extremos dentro da sua sonoridade. Eles estavam em nossa Coletânea "Seis Anos" e agora retornam com Genocidal, primeiro single do impiedoso trabalho "Asylum (The Psychosis Chronicles)".
 

28) Cold Air - Goaten
Uma nova onda de Heavy Metal está atingindo o Rio Grande do Sul e um dos culpados por isso é a Goaten, que vem a cada passo criando sua identidade sonora numa mescla entre o metal tradicional com algumas passagens speed e outras mais hard rock. Os EP's "The Following" e "Crimsom Moonlight" tem resenha aqui no site.
 
 

29) Pirates From Outer Space - Hellgun
Uma viagem aos anos 80, lembrando os bons tempos do heavy metal oitentista! A Hellgun acertou muito a mão com o álbum "Kings of Beyond" e nesse som o tema de fundo que é a ficção científica do universo de Metroid, casou muito bem com a proposta dos paranaenses.
 
 

30) I Do Not Bow - Fullrage
A Fullrage surgiu da união de músicos que tiveram passagem pelo lendário Leviaethan. Unidos pelo intuito de fazer o metal como era nas antigas, veloz e desgraçado, por isso mesmo que Flávio Soares (vocal), Danilo Pizzato (bateria), Marcelo Cougo (baixo) e Carlos 'Lots' Henrique (guitarras) se reuniram, e o resultado é uma hecatombe que tende pelo nome de "Resurrection Denied".

31) Destruição Patrocinada - PartyGrind
Partygrind é um projeto solo/one-man band de Grindcore antifascista concebido por Igor Goularth, no Rio de Janeiro. As letras são predominantemente em português com aquela dose de sarcasmo e total acidez em relação ao cenário atual dedo na ferida e vômito na cara como o estilo pede.

32) Penumbra - Carpatus
O trabalho "Tormenta" do Carpatus faz muito jus ao seu nome, pois é realmente uma verdadeira tempestade de riffs ásperos e rememora a essência do Black Metal da década de 90, só que com uma produção mais refinada, ou seja, pegando o melhor dos dois mundos. O Carpatus há tempo vem se mostrando um dos maiores nomes do Black Metal nacional e sons como esse só confirmam essa pejorativa.

33) Absentia _ Dementia - Sad Theory
"Léxico Reflexivo Umbral" é um trabalho que une o pessimismo da série Black Mirror com o Death Metal da Sad Theory, e essa faixa abre o trabalho já deixando o hype lá em cima, com aquela pegada de guitarras tão brutais somada à uma cozinha que beira o perfeccionismo e os vocais de Claudio Guga Rovel, sempre inconfundíveis!
 

34) Poema Fúnebre - Azul Turquesa
O Azul Turquesa é uma banda nova no cenário formada no ano de 2020 em João Pessoa, e pela qualidade do trabalho que vem lançando podemos já esperar a banda sendo referenciada por quem curte um som que rotular é quase impossível, então o negócio é curtir as influências que vão do Doom ao Black Metal.
 
 
35) Reign ov Humanity - Desolation
Acabei conhecendo essa banda por meio da Coletânea e não me arrependi, pois o Deathcore deles é muito mais Death do que core o que é sensacional! Essa faixa está presente no EP "The Unholy Spirit". Para quem curte a vibe Job for a Cowbow, irá pirar com o Desolation.

36) Rise Underground - Hicsos
Assim como o povo que batiza o nome da banda, Hicsos são filhos da violência. Impossível quem curte Thrash Metal não ter passado por trabalhos como "Technologic Pain" e "Circle of Violence" e toda essa trajetória pesa quando ouvimos Rise Underground, um forte candidato à hino que deve estar presente em todos os próximos shows da banda.

37) Ruin - Ad Ominus
Parece males que vem para bem. No caso da Ad Ominus temos a união de membros que saíram do Segregatorum e decidiram se unir nessa nova banda que trás elementos do Death/Doom com uma carga maior de peso, ficamos no aguardo do que eles podem nos oferecer. 
 
 
38) Salute Stupidity - Drowned
O recém lançado "Recipe of Hate" é forte candidato a ser um dos destaques da discografia do Drowned e sem dúvida, estará presente na nossa lista de melhores do ano. Unindo aqui uma releitura de várias características da banda mineira e se inspirando no cenário atual e todas as barbaridades que nos cercam, não tem como não ficar indignado com nossa realidade e impressionado com os sons como o Salute Stupidity.
 
 

39) A Noite Que Ele Voltou - Sanguinário
O que Satanik Ripper (bateria/vocal), A. Sküllcrüshër (guitarra) e Nekrömantical Cörpse (baixo) fazem aqui é golpe baixo, pois une duas grandes paixões minhas, o Speed metal que tem aquela pegada punk tamanha a energia, como também homenageia um dos melhores filmes de terror de todos os tempos, e sim, a família Myers é condenada por que Michael voltou.
 
 

40) Satan Goss - Headspawn
Bem interessante e original a proposta desse Power trio de João Pessoa/PB, pois conseguem apresentar aqui um som moderno, mas com bastante peso e o mais legal, nenhuma das músicas presentes no EP "Pretty Ugly People" são previsíveis, fazendo assim o ouvinte ficar sempre esperando os caminhos aos quais a Headspawn pode explorar, confira Satan Goss.

41) Shapshooter - Trendkill Inc
Lendo algumas entrevistas da Trendkill Inc fiquei sabendo que com o lançamento do EP auto intitulado eles pretendiam de vez fixar seu nome no metal nacional e essa fala não pode estar mais coerente, pois quando ouvimos o trabalho é perceptível que eles fazem um som que transita entre o Thrash Metal e o Heavy sendo difícil de rotular, mas ouça esse som aqui da Coletânea e vá atrás de outros sons da banda, principalmente se você sente falta daquela pegada do Thrash  Metal da década de 90.

42) Só Anarquia Realiza Utopia - Carnivalia
Faixa que batiza esse EP do Carnivalia. Gosto de dizer que esse é o tipo de som que mexerá com a sua cabeça de várias formas, seja pelo fato de ser impossível o banger se controlar com esse Blackned Crust, ou pela letra que tem uma mensagem bem clara e direta, como o estilo pede afinal.
 
 
43) Tupinambás - Neophitus
Para quem não lembra, esse som rolou primeiro no nosso Festival Online Maledictus Nativitatis e agora temos ele na nossa Coletânea, então não tem como não agradecer a Neophitus pela confiança e parceria de sempre, e se você não ouviu ainda o trabalho "Anthropophagy Ritualis" está perdendo uma aula de história referente ao ato da antropofagia e de metal morte.

44) Macabre Narcisistic Cult for the Demons of Debauchery and Gore - Vomitation
Eu particularmente curto muito a vibe de bandas como o Vomitation. Fazendo um Death Metal extremamente bruto, esse trio sabe levar sua música para caminhos obscenos, tanto na letra como no som e porque obsceno? Espere esse som penetrar (sem ou com duplo sentido) em seus ouvidos e terá a noção!
 

45) When the Pain Encounters the Suffering - Diabállein
Quem conhece o Diabállein já sabe o que esperar dessa horda. Black Metal gélido e profano na melhor escola do estilo, também pudera, eles somam já uma boa jornada no Underground e para contemplar essa vitoriosa saga temos "Misanthropy Chronicles" e quando a dor encontra o sofrimento, o resultado você confere aqui.
 
 

46) When The Winter Ends II - Infinity of Thoughts
Bem, verdade seja dita, quem conhece o Underground Extremo sabe que não poderia faltar ao menos um som de Atmosferic Black Metal/DSBM nessa Coletânea. Minha surpresa maior foi saber quem é o músico por trás desse projeto, a mesma mente criativa do Funeral Dawn e Beyond Chaos, aqui com o codinome de Valak que como em outros projetos, é responsável por todos os instrumentos e vocais e aqui mostrando uma influência vinda direta de nomes como Summoning, ou seja, mais um projeto para ficarmos de olho, como tudo que o grande Thiago Alboneti está envolvido!

47) Cumming in Your Guts - Mortiço
O Mortiço é uma one man band formada em São Paulo e desde a primeira audição do EP "Cumming in Your Guts"  já tive a certeza que queria ter esse projeto aqui no site, pois temos um Black Metal da velha escola com toda aquela atmosfera meio tosca, meio primitiva, o que acho ótimo! E o que dizer da capa desse EP? Como alguém comentou no Youtube - "donzelamente doentio!".

48) Putrid Anihhilation- Brutal Annihilation
Tendo a honra de fechar nossa Coletânea da maneira mais podre possível. O Brutal Annihilation nos entrega esse brutal gore vomitado e incrivelmente desgraçado, me remeteu aos tempos do Autopsy e da maravilhosa cena grind dos anos 90. Não à toa, o álbum debut deles chama-se "Aterrorizante e Doentio Massacre".
 

Link da coletânea: