Resenha #209: "The Eleven Seals of Azerate" (2021) - Amplexus Mortem

Existem hordas que conseguem levar o metal negro para um patamar que ultrapassa o meio musical tornando-se assim uma verdadeira entidade obscura que não apenas irá agredir seus ouvidos como também tocar os pontos mais obscuros da sua alma.

E nesse 'interin' profano o Amplexus Mortem é uma verdadeira entidade que consegue fazer um black metal áspido e hermético que une a filosofia negra com som de total obscuridade. Por isso, já serve de aviso prévio, não encare "The Eleven Seals of Azerate" como um simples trabalho e sim uma porta de entrada para algo profano.
 
 
E esse rito inicia-se com Womb of Cursed Black Earth, uma narração mais sussurrada logo dá início para um gutural saído diretamente do inferno. Esse som me remeteu à fase mais atual do Dark Funeral, pela cadência e atmosfera do mesmo. Obscure Face of the Black Moon tem ares de Emperor devida à grandiosidade do som, os vocais aqui estão mais declamados o que é um destaque, impossível não se impressionar com a qualidade do som em si, o mesmo pode ser dito de Adversary Poison of Liberating Insanity que com menos de três minutos, passa para o ouvinte toda desolação da música.

Diabolvm Dominvs Nox Gnosis tem passagens que me remeteram ao Behemoth, mostrando essa faceta do blackned death metal muito bem explorada pelo Amplexus Mortem, ao mesmo tempo que The Strenght and Wrath of the Black Sun consegue trazer aquela emergência tão cara ao black metal trabalhada de forma agressiva como tem que ser.
 
 

Não pretendo fazer um faixa a faixa, pois acredito que o trabalho tenha muita riqueza musical que a cada audição o ouvinte irá descobrindo, mas permita-me destacar alguns momentos como na descida ao grande DSBM, um dos meus estilos favoritos, em Masak Mavdil e o encerramento catártico com In Face of the Dual Crown of Sitra Achra.  
 
Um trabalho que está muito à frente do que pseudos bandas europeias vêm fazendo e ganham mais destaque, reafirmo sem nenhum receio que o Amplexus Mortem já é uma força imparável do metal negro.

TRACKLIST:
1) Womb of Cursed Black Earth
2) Obscure Face of the Black Moon
3) Adversary Poison of Liberating Insanity
4) Diabolvm Dominvs Nox Gnosis
5) The Strenght and Wrath of the Black Sun
6) Flaming and Chaotic Force of Disequilibrium
7) Masak Mavdil
8) Delirium of tjhe Darkest Underworld
9) Transcending the Portals of Tehom
10) In the Center of the Black Hole
11) In Face of the Dual Crown of Sitra Achra
 
 
FORMAÇÃO:
Anubis - todos instrumentos;
Maharany - vocais;
A.S.M. - baixo;
Nekromancer - bateria;
Thanatos - guitarra.