Resenha #206: "The Passage" (2020) - [Maua]

Salve Headbangers!
No meio do pandêmico2020, muitas bandas conseguiram lançar trabalhos de qualidade extrema e infelizmente não tivemos ainda a chance de prestigiá-las nos palcos, nessa premissa sem dúvida, um dos nomes que amplia essa lista é o [Maua], uma banda que venho acompanhando com muita atenção desde o lançamento do seu primeiro registro "Unconscience" de 2016, onde a banda já entregava o seu Death Metal extremamente técnico e agora com "The Passage" eles elevaram o nível, jogando assim um trabalho que é difícil ouvir sem se impressionar, tanto pela técnica como pela qualidade.

Um adendo já para a capa, extremamente cheia dos simbolismos e ao prestar atenção nas letras, conseguirás compreender o que vem a ser de fato a 'Passagem' à qual o trabalho se refere e essa viagem atmosférica começa com Dispresed, uma faixa instrumental que começa de maneira muito bonita até desaguar em um som violento, penso que a banda usou esse som como uma metáfora das passagens da história contada no álbum e até mesmo da própria sonoridade da banda que passeia por esses momentos de melodia e violência.

Resist mostra o que acontece quando músicos de qualidade ímpar se dedicam a fazer uma sonoridade complexa e extrema, esse som não deve em nada para bandas como Beyond Creation e o Breakdown, aqui vem da escola mais moderna do Death Metal, o que é uma baita referência. Volatile mantém esses elementos, com um destaque para os vocais que vão de momentos mais gritados para outros urrados, o que, sempre quando é bem feito, fica sensacional!

Se a trinca inicial já causou esse estrago, é ainda mais impressionante saber que o trabalho mantém essa pegada. Stay With Me a Little Longer tem ares de Meshuggah enquanto Breakthrough tem sua melodia inicial bem marcante, com ares de que teremos um momento mais calmo, para na sequência vir uma quebradeira desenfreada, uma das minhas favoritas do trabalho.


The Prey tem uma linha na escola do Meshuggah assim como Leave the Coin, Get the Dice mantém essa pegada absurda e finalizando o trabalho, Liar vem destruindo o que sobrou do nossos pescoços e dos queixos que já tinham caído devido a técnica que irá ouvir aqui. Pensando na grandiosidade do metal nacional, o [Maua] é uma das mais criativas e técnicas bandas do nosso cenário.

TRACKLIST:
1) Dispersed
2) Resist
3) Volatile
4) Stay with Me a Little Longer
5) Breakthrough
6) The Prey
7) Leave the Coin, Get the Dice
8) Warhead
9) Liar



FORMAÇÃO:
João Neto - vocal;
André Cabral - guitarra;
Adriano Santana - guitarra;
Marcel Freitas - baixo;
Afonso Ramalho - bateria.