Resenha #169: "Matriarch" (2021) - AnkerkeriA

Saudações Headbangers!
Marcando o início do mês de fevereiro, dia 01/02/2021 tivemos o lançamento do tão esperado 'debut' da AnkerkeriA, o álbum "Matriarch". Essa banda de 'Death' Metal, formada em 2010 em Fortaleza/CE vinha até então apresentando seu som por meio de singles e clipes, materiais que merecem destaque devido a qualidade de produção e excelência apresentada nas faixas, assim como pela temática e simbologia abordada, que critica toda forma de intolerância, seja ela religiosa, social, cultural ou de gênero.


A formação da banda conta no vocal com Joice Lopes, na bateria com Vicente Ferreira, no baixo com Alessandra Castro e nas guitarras com Felipe Facó e Marcelo Louco. Meu encontro com o som da AnkerkeriA  foi recente, e para mim tardio, tive o primeiro contato com o trabalho da banda no lançamento do clipe Baph Metra e me surpreendeu muito a técnica sonora e a produção do mesmo, desde então virei fã! E foi aí que deu-se o início a admiração e também as expectativas quanto ao álbum!



Baph Metra é o som que abre o trabalho, ele me lembrou umas linhas de guitarra do Miasthenia, pois tem umas quebradas e o som vai crescendo numa marcha densa e atmosférica. Destaque para o vocal de Joice que é bem marcante e expressivo, chega a arrepiar! Aqui você já sabe o que virá na sequência, então prepare-se para 'bangear' e internalizar a energia que vem com a audição desse trabalho. 

A ousadia e o peso continuam em Mother of Horrors  e em Lord of Flies que começa com uma virtuosidade instrumental memorável e no decorrer dos acordes vai contagiando com sua energia densa e intensa, som moderno que encaixa vários elementos de diferentes fontes. 

AnkerkeriA se apresenta como banda de 'Death' Metal, mas seu som vai muito além, tornando difícil de rotular em um único estilo, como em Alis Mortis que tem características do 'Black' Metal mais atual bem marcantes, eu diria que esse modelo de som é para se escutar com atenção e sentir o que cada acorde transparece, emoções como dor, revolta, angústia e surpresa são despertados!

Feeding Fools é um som que já havia sido lançado, sendo assim, de conhecimento dos que acompanham a banda, pois dele é o segundo clipe da banda. Tome mais coesão entre o instrumental com Decerebrate e o retorno da fonte de que evidentemente eles bebem, o metal negro, no som Key Of The Abyss, que particularmente é um dos meus prediletos do álbum. 

Blessed Be Thy Shame pode-se dizer que é o som mais antigo da banda, pois ele foi o percursor dos lançamentos de clipes e um dos primeiros a ser divulgados, consagrando o nome AnkerkeriA como sinônimo de qualidade e técnica além do som brutal e atmosférico ao mesmo tempo. Quero parabenizar a banda por investir nesse formato, de clipe, que traz ainda mais profissionalismo ao trabalho que vem realizando. 

Os sons que fecham o álbum, Widow Brain Grinding Factory seguem a premissa, apresentam uma cozinha impecável, guitarras afiadíssimas e vocais marcantes e densos. Após ouvir esse trabalho o que tenho a dizer é que ele, se depender de mim, estará entre os destaques do ano de 2021 e que almejo que a situação de shows retorne a possibilidade de ser presenciais para que possamos prestigiar uma apresentação ao vivo dessa desgraceira que são os sons dessa banda.

Enquanto isso não é possível, acompanhem o segundo dia do 1 Festival Online Underground Extremo que contou com a participação dessa e de outras bandas sensacionais:



TRACKLIST:
1) Baph Metra
2) Mother of Horrors
3) Lord of Flies
4) Alis Mortis
5) Feeding Fools
6) Decerebrate
7) Key of the Abyss
8) Blessed Be Thy Shame
9) Widow
10) Brain Grinding Factory


FORMAÇÃO:
Joice Lopes - vocal;
 Vicente Ferreira - bateria;
Alessandra Castro - baixo;
Felipe Facó - guitarra;
Marcelo Louco  - guitarra.


Contatos: