Resenha #168: "La Bestia" (2021) - Juggernaut

Nosso estimado leitor!
Começo essa resenha lhe fazendo um questionamento: você já assistiu um filme que te deixou preso na cadeira e ao final dele você saiu tão exausto como o protagonista? Então agora passe essa sensação para um CD, pois ao ouvir esse novo lançamento da Juggernaut tive a impressão que um trem desgovernado veio na minha direção e deixou só meus restos mortais no chão. Ai você pode se perguntar se eu, quem vos escreve, não gostei desse material, mas é bem pelo contrário, eu adorei, pois é isso que se quer em um CD de música extrema! Então aperta os cintos aí e prepara o pescoço que a 'besta' está solta.



Para quem não conhece (e tá perdendo), o Juggernaut é uma banda que pratica um 'thrash' metal com altas doses de técnica e virtuosidade, sendo um cala boca naqueles que sempre falam que 'thrash' basta ser veloz. Em seus dois trabalhos anteriores eles já mostravam isso, mas agora todas as expectativas foram superadas, arrisco a dizer que esse, além de ser o melhor trabalho da banda é também o mais maduro, tanto em letras como no som, méritos esses para a formação que o gravou, tendo Célio Jr. na guitarra, Cicero no vocal, Valda (substituído por Fabrício/Malária) no baixo e Alefer na bateria.



Com oito faixas e pouco mais de 32 minutos, o trabalho é muito homogêneo, o que pode parecer preguiça de redator que não quer escrever, mas a verdade é que temos aqui a união de músicos criativos que por nossa sorte não vão para caminhos de som enfadonho e investem no peso.

TerrorISIS Squad aborda temas que já foram explorados pela banda em outros momentos e quero também parabenizá-los quanto a isso, por terem uma visão mais holística da realidade geopolítica, mostrando que os temas que eles abordam tem total conhecimento de causa, esse som tem um refrão bem marcante e tem cara de abertura de show.

Puppets of Society é minha favorita até o momento, com linhas de baixo e bateria que beiram o absurdo, remetendo diretamente a duplas lendárias do metal extremo que já dividiram formações como o Death e o Cynic. Já que falamos em DeathHollow Surface deixaria o mestre Chuck orgulhoso, comentar a técnica apresentada aqui é absurdo!

Man of Thousand Faces segue o mesmo caminho e quando eu queira algo mais veloz a banda me vem com Human Template, sabe aquele som que você fica imaginando o quanto complexo foi gravar? Pois eu confesso que não tenho a menor ideia de como eles conseguiram! Useless Generation vem com aquela quebra de tempo tão característica ao 'thrash',  sendo outra que vai nos fazer mergulhar no 'mosh' quando os 'shows' voltarem.

Finalizando o álbum temos duas surpresas, a primeira é La Bestia com trechos em espanhol e em português que me remeteram muito à grandes nomes do metal argentino e me permita dizer que esta aí uma cena que merece também ser revisitada, pois o 'thrash' feito pelo nosso país vizinho é muito bom e feito em espanhol, voltando ao som em questão, ele faz uma ligação bem legal com a capa e fechando a banda trouxe um cover bem inusitado do Starship We Built this City impossível você não reconhecer esse som, e assista o clipe que é bem, digamos anos 80, o Juggernaut deu uma outra vida ao som e ficou muito bom!

Como mídia underground, nossa maior missão é divulgar bandas das quais acreditamos no potencial e sem dúvida alguma, o Juggernaut merece ser um dos grandes nomes do estilo no Brasil.



TRACKLIST:
1) TerrorISIS Squad
2) Puppets of Society
3) Hollow Surface
​4) Man of a Thousand Faces
5) Human Template
​ 6) Useless Generation
7) La Bestia
8) We Built This City (Starship cover)


FORMAÇÃO (que gravou o trabalho):
Célio Jr. - Guitarra;
Valda - Baixo;
Cícero - Vocal;
Alefer Reinert - Bateria.

Revisado e editado por Carina Langa.