Resenha #164: "Cinza" (2020) - Hauser

Salve Headbangers!
Vocês conseguem lembrar algum show que tenha ficado marcado como um dos mais violentos que tenham presenciado? Pois bem, esse que lhes escreve, assistiu uma apresentação tripla de Surra, Desalmado e Hauser na terra natal dos catarinenses citados, Jaraguá do Sul. Reafirmo o quanto brutal foi aquela apresentação das bandas, e essa aura de violência sonora agora está presente em "Cinza", que é o suprassumo do quanto o 'grindcore' pulsa na nossas veias, pois como eu já comentei aqui o site em algum texto, só um país fudido regido por idiotas para gerar tanto ódio em forma de música.


A Hauser foi formada em 2007 e até o momento foram lançados cinco registros em sua discografia, dentre eles estão, um 'single', dois EP’s, e dois 'full-lenght’s'. E agora, com a parceria com Black Hole Productions, temos "Cinza", um trabalho com uma capa claustrofóbica e uma massa sonora que é absurda de tão extrema.

Difícil dar um destaque em um trabalho de 21 minutos e com dez faixas tão homogêneas e acima de tudo muito bem executadas, note como o 'Grindcore' praticado pelo Hauser tem momentos que vem diretamente do 'Death' e do 'Hardcore', por isso mesmo não é de se estranhar mudanças de andamento onde a banda bota o pé no freio e logo depois volta para te dar um belo murro na cara.  

Mar de Árvores  é um Napalm Death em português e a quebra de andamento que eu citei aparece nesse som com uma levada mortal! Sem te dar tempo para respirar Transgride e Destrói é um som que usa-se da variação de vocais com uma fórmula bem interessante. Morte por Perdão tem o vídeo que segue abaixo e ela é perfeita, ouça e tire suas conclusões. 


Erro tem menos de um minuto, é 'diretona' e certeira! Quero chamar a atenção para as letras do Hauser que sempre foram um diferencial da banda, aqui elas tem uma carga de niilismo que casa perfeitamente com a arte do trabalho. O Ato de Jurar é um som que não pode ficar de fora do 'set' da banda a partir de agora. Para finalizar o trabalho, Todos Fracassam ultrapassa os cinco minutos com um final aterrador e uma microfonia que vem encerrar esse, que é um dos melhores trabalhos de metal extremo do ano. 


TRACKLIST:
1) Mar de Árvores
2) Transgride e Destrói
3) Morte por Perdão
4) Erro
5) Ato de Jurar
6) Predadores
7) Sétimo
8) Odioso
9) Besta
10) Todos Fracassam 


FORMAÇÃO: 
Fabio – baixo;
Johnny – guitarra;
Jean – vocal;
Eduardo – vocal;
Roger – bateria.


Contatos:
Loja virtual: https://hauser.lojaintegrada.com.br/
Email: hauser.metal@outlook.com


Revisado e editado por Carina Langa.