Resenha #159: "Eye In Hell" (2020) - Vulcano

Salve headbangers! Ainda estou me familiarizando com a produção de resenhas e esta que segue, estou devendo a muitos meses. O álbum “Eye In Hell” tema dessa resenha, foi o lançamento mais recente, março de 2020, da Vulcano, banda consagrada por apresentar um som mais brutal em nosso país. Registros apontam que eles são os pioneiros do gênero de death/black metal no Brasil. Formada em 1981 e tendo seus primeiros registros lançados  nos anos de 1982 e 1983, a Vulcano foi e é papel fundamental na disseminação de um som mais pesado e agressivo.

De cara já apresentam Bride of Satan que é um som maravilhoso de lindo e que encaixa direitinho para que curte agressividade e obscuridade, características essas que nunca ficaram de fora nas composições da banda, que além de trazer elementos do death e black metal é notável a presença de pegadas mais thrash, como é o caso dessa abertura e no som que vem na sequência Cursed Babylon.

Evil Empire é mais ritmada e dá uma amenizada na agressividade, o vocal de Louzada fica mais destacado aqui e Diaz dá boas demonstrações de técnicas absurdas para se desenvolver com o baixo, essa é uma boa aula de quem sabe o que está fazendo.

Voltando com a rapidez e aquecendo os tímpanos temos Strugglin Besides Satan, com passagens muito death metal. Sinister Road, e também o som que vem depois, Devil’s Bloody Banquet me convidam para o mosh, ahhhhh dá até para imaginar aquela aglomeração para liberação de adrenalina que esses momentos proporcionam.  

A Mysteries of the Black Book tem aquele momento em que temos uma pausa, que remete a ‘agora vai!’ que nós vamos quebrar tudo!!! Muito veloz, mais um som que se encaixa nas qualidades de mosheiro e que solo de guitarra? Se fude!!!

Na sequência temos sons que apresentam bem a identidade da Vulcano com elementos de death/black se intercalando no desenvolver das faixas, até que chegamos a Eye In Hell, faixa 13, número que está bem atrelado à superstição e o som aqui é bem denso, bem maldoso, ‘black’ metal total e onde o baixo reina muito em alguns momentos!

Analisando de maneira geral, o trabalho faz uma mescla entre estilos, que nós aqui do Underground Extremo mais admiramos, então para nós ele é um álbum fantástico e essencial para quem gosta de som brutal! A Vulcano é uma boa referência de que a experiência só vem a acrescentar quando se trata de produzir som de qualidade!

TRACKLIST:

1) Bride of Satan
2) Cursed Babylon
3) Evil Empire
4) Strugglin Besides Satan
5) Sinister Road
6) Devil' s Bloody Banquet
7) Sirens of Destruction
8) Dealer of My Curses
9) Mysteries of the Black Book
10) Inferno
11) Cybernetic Beast
12)  When the Day Falls
13) Eye in Hell

 

FORMAÇÃO:

Zhema Rodero - Guitarra (desde 1981);
Luiz Carlos Louzada - Vokills (1997-2000, 2008, desde 2010);
Diaz - Baixo (2007-2013, desde 2016);
Gerson Fajardo - Guitarra (desde 2015);
Bruno Conrado - Batera (desde 2019).