Entrevista #46: João Trettel - "Locadora do Trash/Terror Mania"

 Hail Headbangers e fãs de Terror!

Está chegando a temporada das abóboras, e quem acompanha nosso site sabe o quanto somos fanáticos por terror, principalmente aqueles que vão para o caminho mais ‘trash’ do gênero. Compartilhando nossa admiração pelo macabro e doente, João ... (não sei se quer usar sobrenome) é redator do site Terror Mania e ainda apresenta o ‘podcast’ Locadora do Trash que vem, a mais de três temporadas, debatendo grandes obras do terror e até ‘podreiras’, então sem mais delongas, confira mais essa entrevista exclusiva e feliz Halloween Headbangers!



1) Hail João, primeiramente obrigado pela entrevista. Gostaríamos de iniciar nosso papo contigo se apresentando e dizendo pra gente quando você começou a curtir terror e escrever críticas acerca do gênero?

Resposta: Opa! Valeu a oportunidade ai Harley... Então na verdade eu comecei quando fazia cinema, tinha uma disciplina sobre críticas cinematográficas e lá comecei a me interessar pela coisa. Mas com o terror eu comecei em 2015, quando o “Terror Mania” era um blog ainda. Depois disso fui me interessando mais e transformei ele em site e como falo no podcast do “Locadora do Trash” a minha maior ambição é fazer a resenha de todos os filmes de terror de todos os tempos!

Então eu comecei a curtir terror desde criança! Isso por conta que como meus pais trabalhavam o dia todo, eu assistia muita televisão. No meio disso eu assisti muito “Cinema em Casa” e “Sessão da Tarde”. Então imagine as tosqueiras que eu via nos anos 90.

2) Além do site Terror Mania você também apresenta o Locadora do Trash, quais são as maiores diferenças que você percebe entre a mídia escrita e a falada? E, qual dos projetos surgiu primeiro?

Resposta: Então na verdade eu acho que não tem tanta diferença assim entre os dois e sim o alcance! As pessoas estão lendo cada vez menos. E isso faz com que o podcast tenha um poder maior de alcance na verdade.

O site do Terror Mania nasceu primeiro, porque quando desisti de cinema para fazer história. Eu comecei a estagiar no museu da minha cidade e como as vezes não tinha nada para fazer, eu acessava vários sites de horror. E nisso eu vi o site do Marcos Brolia o “101 Horror Movies” e assim me interessei em escrever críticas também.

Então fiz no wordpress um blog e comecei escrever. E como eu tinha um podcast que fazia com alguns amigos, mas era uma coisa bem nas coxas mesmo. Pensei em mudar radicalmente e falar só de terror. E assim nasceu primeiro o “Terrorcast”, que era o nome original e não deu certo na verdade. Por conta do formato. Isso foi em 2017 e quando pensei em mudar tudo, desde o nome, o formato e também os participantes, nasceu o “Locadora do Trash” como conhecemos hoje.

Assim a gente sempre procura falar de “5 alguma coisa” dentro do gênero do horror e também do cinema trash. Coisa que com o tempo deixo tudo bem mais dinâmico e mais divertido também.  

3) O cinema de horror nacional vem a bastante tempo entregando produções de elevado padrão, mostrando que é possível fazer filme desse gênero no Brasil. Entretanto, ainda, aparentemente, existe uma barreira por parte do público ou das distribuidoras. Você acredita que esse cenário pode ser alterado a longo prazo?

Resposta: Então na verdade acredito que isso já está mudando. Seja pelo formato e as oportunidades. Como é o caso por exemplo da “Netflix” ou “Amazon” que vem apostando em produções nacionais mais de gênero. E isso mostra nosso poder na verdade de fazer boas histórias sem copiar o que vem de fora.

Mas claro que ainda tem bastante gente que torce o nariz quando vê um filme nacional de gênero, coisa que vejo que graças a deus está mudando.

4)  O nome do ‘podcast’ nos dá a ideia de que o destaque maior será para filmes 'trash'. Na sua opinião o que define um filme 'trash' de fato? Você acredita que hoje ainda existe espaço para essa abordagem do cinema?

Resposta: Então na verdade o nome do “podcast” veio de uma locadora que tinha perto de casa na minha infância. Que quando você pagava 50,00 reais, você alugava quantos filmes quisesse por um mês e assim era uma festa! Nisso eu assistia um monte de filmes, desenho, séries, “pornochancha” e por ai vai. Por isso o nome “Locadora do Trash”.

Para mim o “trash” é a definição de quando a pessoa não tem intenção de ser algo ruim e vira um filme “trash”, como é o caso de por exemplo das primeiras produções do Peter Jackson ou até o Ed Wood. Esse “cinema de guerrilha” onde as pessoas fazem de tudo para poder fazer seus filmes e passar sua visão é simplesmente maravilhoso. Sem isso não teríamos filmes gênias como “Evil Dead”, “Vingador Toxico”, “Náusea Total” ou até as produções do Peter Baiestorf que consegue capturar esse espirito do “trash” e do cinema de guerrilha.

Mas então eu acredito que ainda exista esse espaço sim! Principalmente pelos estúdios “Troma”, “Astron-6” e por ai vai que faz com um baixo orçamento e ainda assim consegue ser genial.


5) João, você poderia comentar um pouco como é a preparação para gravar um episódio do ‘podcast’, desde a escolha do tema até a seleção e contato para a participação de convidados especiais? Qual foi aquele episódio que foi mais desafiador para gravar, seja por exigir uma pesquisa muito extensa ou porque o filme era ruim mesmo? Kkkkkkk

Resposta: Então a preparação do podcast é assim. Eu e a Dany que é a minha sócia do site, fazemos uma pauta para o semestre. Dentro disso vamos pensando em filmes, convidados e etc. E assim vamos mandado mensagem para os convidados, as vezes rola e as vezes não.

A pesquisa para pauta é um trabalho, que vai desde achar o filme (onde ele está disponível para assistir), depois pesquisa de críticas do filme, curiosidades, produções relacionadas ao assunto e etc. E também vemos bastante canais de terror no “Youtube” que assim também descobrimos bastante pessoas e potenciais convidados.

Respondendo essa última parte, todos os filmes são um desafio! AHAHAHAHAHAHAHHA

6) Recentemente, na mídia vem se apontando muito o termo pós terror, como se crítica sociais fossem algo novo para o gênero, e que essa abordagem não seria o horror tradicional. Sendo um especialista nesse tema, qual sua opinião acerca do tema?

 Resposta: Então na verdade já até gravamos um “podcast” sobre o “Pós-Horror”. Eu acho o tema polêmico no seguinte, desconsiderar o que já foi feito dentro do tema é negar a importância de vários filmes como os do George Romero, John Carpenter ou até os da “blaxploitation”. Que já tratava de vários temas polêmicos e cutucava nessa questão social, cultural e econômica.

Mas é claro que temos excelente produções hoje em dia que bebem muito dessa fonte como é o caso de “Corra”, “Hereditário”, “A Bruxa” e “Corrente do Mal”. Eu acho que toda produção é válida e uma não anula a outra, mas é importante saber que isso não é novo e descobrir os verdadeiros mestre dentro desse tema.

7) (agora vai dar briga kkkkkkkk) João em muitos ‘podcast’s’ do Locadora, você se declara fã do James Wan, eu (Harley) acho ele um diretor bem genérico, que apela para o ‘jumpscare’. (Vamos deixar esse espaço aqui para a sua defesa em relação ao cara kkkkkk) e agora, falando sério, que filmes de terror desses ‘nova década’, você indicaria para nossos leitores?

Resposta: HAHAAHAHAHAAHHHA.. Então eu gosto muito do James Wan pela questão das produções dele. Concordo que algumas são muito genéricas. Mas putz só ver as primeiras produções dele como são gênias como é o caso de “Jogos Mortais”, “Gritos Mortais”, “Sobrenatural” e até “Invocação do Mal”. Eles são simplesmente geniais!

Então vou fazer um top 10! - As Boas Maneiras, Morto Não Fala, Sede de Sangue, Eu vi o Diabo, Corra, Um Lugar Silencio, Invasão Zumbi, Ruína Azul, Mãe!, Os Garotos nas Árvores.

8) Todos nós temos aquela lista de filmes que por algum motivo só assistimos uma vez, não por ele ser ruim, mas sim pelo choque e perturbação que ele nos causa, ou seja, deixa aquela sensação de desagrado mesmo. No meu caso, um filme que se encaixa nesse perfil é “A Servian Movie” (2010). Qual filme te deixou mais incomodado nesse aspecto?

Resposta: Então dentro do terror, eu não tenho problema em assistir mais de uma vez. Porque como me interesso pela parte da produção do filme, meio que dá uma desmitificada no meu subconsciente.

Mas tirando o terror, filmes que cachorro morre não consigo ver mesmo.



9) Vivemos tempo muitos estranhos no cenário atual com moralismos religiosos e censuras cada vez mais fortes, onde aparentemente todos têm que se converterem a ‘cidadãos de bem’. Você acredita que esse cenário pode vim a afetar o terror nacional?

Resposta: Eu acredito que não! Só de pensar na época da ditadura. Onde tivemos em 1964 com o lançamentos de “À Meia-Noite Levarei Sua Alma”, que foi o mesmo ano do golpe e depois outras produções cada vez mais tensas e intensas. E ainda mais o pessoal do cinema que não é careta.  Então eu acredito onde tiver essa censura essas pessoas de bem, ainda vai ter esses movimentos “subversivos”.

10) Bah, ainda não falamos de música! Quais sons rolam na sua ‘playlist’? Você curte bandas de metal mais extremo?

Resposta: Então! HAHAHHAAHAHH... Eu não sou muito chegado em “heavy metal”, as vezes eu escuto alguma coisa ou outra, principalmente para colocar no podcast.

Mas a minha playlist pessoal é mais rap, pop dos anos 80, disco dos anos 70 e algumas coisas mais nova.

11) Obrigado pela entrevista João. Muito sucesso aí no Terror Mania e no Locadora do Trash! Para finalizar, poderia nos indicar:

Resposta: Eu que fico lisonjeado pela entrevista e muito sucesso para o “Underground Extremo” também.

Seis filmes para entender o terror:

Resposta: Eu vou indicar os filmes base para entender o gênero: “Dia dos Mortos”, “O Exorcista”, “O Massacre da Serra Elétrica”, “Psicose”, “Halloween” e “Drácula”.

Seis filmes trash:

Resposta: “Vingador Tóxico”, “Náusea Total”, “Pink Flamingos”, “Plano 9 do Espaço Sideral”,” Evil Dead” e “Bacalhau”.

Seis filmes que você não indica pra ninguém:

Resposta: “A Bruxa”, “Midsommar”,” A Babá 2”, “O Massacre da Serra Elétrica - O Retorno”, “A Mansão”, “A Noite dos Mortos-Vivos: Ressurreição”

 

Nota do editor; Bah João eu amo "A Bruxa" cara kkkkkkkkkkk

Black Phillip tá de olho .....



Acesse o Terror Mania

 https://www.facebook.com/TerrorMania666/

http://terrormania.com.br/

https://anchor.fm/locadoradotrash