Notas Extremas #110

Salve Headbangers!
Vamos conferir o que ocorre na cena do Metal 'Underground' com a mais recente edição das nossas Notas Extremas.


1) Behavior lança o vídeo clipe de Necrophagic Necrophilia

A espera acabou e o novo 'single' dos baianos do Behavior intitulado Necrophagic Necrophilia foi finalmente lançado em formato de videoclipe. O trabalho audiovisual, produzido por Marcelo Almeida, surpreendeu a todos apresentando toda a brutalidade mesclada com o profissionalismo da banda.



2) Armageddon Metal Fest: detalhes da terceira edição

A 3ª edição do Armageddon Metal Fest, o mais novo e respeitado grande festival de 'rock'/metal da América do Sul, está repleto de novidades. A produção do evento acaba de confirmar nova data, novo local e a permanência da banda canadense The Agonist como uma das atrações principais.

O festival que estava agendado para o dia 1º de maio, na Expoville, foi transferido para o dia 29 de maio, no Joinville Square Garden. Esta mudança de local, visa melhorar ainda mais a experiência do público, que vai curtir 14 horas ininterruptas de atividades e entretenimento.

O 'line-up' completo do Armageddon Metal Fest 2021 será relevado nos próximos dias. A programação deverá contar com 21 bandas, divididas entre três palcos, sendo que, entre os dois palcos principais nenhuma atração se apresentará ao mesmo tempo que outra.

Quer saber como foi a 2° edição do evento? Confira nossa cobertura no canal do Underground Extremo no Youtube.



3) Aliquid: lançado videoclipe para a faixa Home

A banda de 'Power' Metal Aliquid lançou o vídeo clipe para a faixa Home, com produção de Mayara Hirakawa e co-produção do estúdio EdMadeira. Home retrata a sonoridade atual do grupo, que é formado por Lucas Zêni (vocal), Felipe Tiburcio e Nuno Olliveira (guitarras), Emerson Soares (baixo) e Arthur “Patroc” (bateria).

Nas palavras de Felipe, a música 

“contém diversos elementos que formam a sonoridade da Aliquid, como guitarras pesadas, teclados com influências progressivas e muita pegada”.

O single teve produção assinada pelo renomado produtor Tito Falaschi, do Lumen Studios.



4) Fighter: vídeo de quarta música do álbum ao vivo é lançado no Youtube

Foi lançado o videoclipe da música Cidade Selvagem que é a quarta faixa do novo álbum da banda gaúcha Fighter, o trabalho "VII (Live Session)”, é um registro ao vivo que reúne o melhor do repertório dos EP's “Rise” (2016/2017), “Equilibrium” (2018) e “Feeling” (2019). 

Segundo o vocalista César Branco: 

"Cidade Selvagem é o um dos nossos "gritos de liberdade"! A música originalmente faz parte do EP "Equilibrium". Na época foi muito bacana contar com o pessoal da Escuderia Lobos (Moto clube de Caxias do Sul/RS) e com o vocal complementar da excelente cantora Bibi Blue. Ver a música amadurecer nos palcos ao longo do tempo, até se firmar como uma das mais importantes do repertório do "VII", foi incrível!".

Somado ao lançamento de Cidade Selvagem, a banda já reúne em seu canal no YouTube quatro vídeos do álbum ao vivo, "VII", são eles, Até o Fim, Pra Não Desistir e Vai Sangrar.



5) Demophobia: capa do EP é uma releitura de obra do pintor francês Jean-Baptiste Debret

O EP “Moinhos de Gastar Gente” da banda, Demophobia do ABC Paulista, retrata o grito de revolta de quem vive em um país que nunca abandonou a sua principal instituição, a escravidão. Envolto em uma sonoridade agressiva, que engloba as muitas influências de Rafael Vieira (vocal), Paulo Vitor (guitarra), João Medeiros (baixo) e Arthur Henrique (bateria), é através de letras de contestação que o grupo vem adquirindo uma cara própria, já presente neste EP de estreia, lançado em abril do ano passado.

De lá pra cá, após vários 'show's', o quarteto segue trabalhando em novas músicas, sendo que o 'single' Modus Operandi já está presente nas plataformas digitais. Sobre a capa, o autor João Medeiros, que além de baixista da banda é 'designer' gráfico, explica que

“através de colagem digital, ilustração, e manipulação de imagem, o conceito mostra a podridão de uma justiça seletiva que opera o sistema com favorecimentos e interesses antidemocráticos”.



6) Finita: novo baterista é anunciado

Grande representante do 'Death'/'Doom' Metal no Rio Grande do Sul, a banda Finita anuncia a entrada oficial de seu novo baterista, Pablo Castro, músico conhecido da região de origem do grupo, Santa Maria. Em seu currículo, constam participações em diversas bandas da cidade, como PYLLA C14, Thy Devise, a icônica Poços & Nuvens e Apoteom, que ainda faz parte.

A entrada de Pablo na banda, embora oficializada apenas agora, já era um fato concreto para Luana (vocal), Portela (guitarra), Allison (baixo), e Guilherme (teclado), porém, com a pandemia, diversos planos tiveram que ser adiados. O guitarrista Portela dá mais detalhes: 

“Ele já havia participado de um ensaio aberto que realizamos em dezembro, e em março fizemos o primeiro ensaio oficial, mas logo tudo desandou devido a pandemia e fomos obrigados a dar um tempo. Tão logo tudo se normalize voltaremos aos ensaios e com nossas atividades”.



7) Föxx Salema participa do documentário “LGBT+ no Heavy Metal Brasileiro”

A vocalista Föxx Salema participou de diversas entrevistas, 'lives' e ações no mês de junho, que celebra o Orgulho LGBTQI+. E, entre essas participações, se destaca o brilhante documentário lançado pelo canal do Youtube do Heavy Metal Online, “LGBT+ no Heavy Metal Brasileiro” é mais uma grande contribuição do mestre Clinger Carlos Teixeira.

Nas palavras de Clinger: 

“Não foi fácil chegar até aqui e se não fosse o grande apoio dos parceiros Diego Sachi e Föxx Salema na produção desse conteúdo, talvez não teria chegado ao fim, pois as adversidades foram muitas, inclusive a impossibilidade de viajar para gravar os depoimentos finais, que foram feitos por chamadas de vídeo. Mas nada vai nos parar e seguiremos em frente debatendo tudo que envolve o mundo do 'Heavy' Metal e falar de artistas LGBTs que compõem esta cena era nosso objetivo. No mais é conferir o conteúdo, tirar as conclusões e principalmente refletir para podermos evoluir cada dia mais como seres humanos e como apreciadores do mundo que tanto nos encanta, o mundo chamado 'HEAVY' METAL”.

Assista ao documentário:



8) Segregatorum: EP ao vivo será lançado em setembro, confira capa e 'track list'

A banda gaúcha de 'Death'/'Doom' Metal Segregatorum agendou para o dia 18 de setembro o lançamento do EP ao vivo “Live In Desolation”, com músicas gravadas para a terceira edição do Quarentena Rock Online Fest, evento virtual promovido pelo canal do Youtube do Heavy Talk. Lucas Lazzarotto (vocal), Christian Gedoz e Luiz Felipe Dias Flores (guitarra), Lucas Carbonera (baixo) e Carlos Acosta (bateria) participaram do evento no mês de junho e receberam diversos elogios, sendo um dos destaques da edição. O EP, gravado ao vivo no Cosmic Studio em Bento Gonçalves, foi mixado e masterizado por Mateus Carrer e contará com três faixas, sendo duas do álbum recém lançado e uma faixa inédita que fará parte do novo álbum. No 'track list' da apresentação o grupo trouxe Nourished Wounds, Lemarchand’s Dominus e a nova Sliver Ov Light. A capa foi criada pelo vocalista Lucas Lazzarotto, que também atua como designer gráfico para o Segregatorum.

Acompanhe o lançamento do EP no Facebook:


9) Royal Rage lança seu novo 'single' Khan

O novo 'single' da banda curitibana de 'Thrash' Metal, Royal Rage, intitulado Khan, já está disponível em todas as plataformas digitais, via Distro Kid. O, agora, 'power' trio formado por Pedro Ferreira (vocal/guitarra), Airton Senna (baixo) e Tiago Rodrigues (bateria) inaugura uma nova fase na carreira do grupo, prometendo mais um 'single' para o final do mês. Segundo Pedro Ferreira, a música exigiu bastante esforço da banda, tanto na parte técnica quanto na lírica. O vocalista e guitarrista explicou que foram noites e noites estudando sobre a intrigante dinastia mongol, sobre seus imperadores e sobre a influência que o Gengis Khan tinha sobre seu povo. Conhecido como o 'flagelo de Deus', o grande Khan nasceu cercado de lendas, e durante seus 65 anos de vida, dominou um império gigantesco, deixando um legado inestimável. E Khan, novo 'single' do Royal Rage, buscou transpor para a música um pouco desta história, envolta num 'Thrash' Metal raivoso e trabalhado.



10) Gestos Grosseiros vem divulgando título, capa e 'track list' do seu próximo EP

Gestos Grosseiros, banda de 'Death' Metal fundada em 1998 e com origem em Guarulhos/SP, acaba de revelar informações do novo EP "Demoniac Plague", que terá 6 faixas, sendo uma a introdução, quatro faixas inéditas e uma faixa bônus, a First Pain.

Esta First Pain foi a faixa título da segunda 'demo' da banda, cuja versão original é de 2003 e já está disponível no canal do YouTube da banda com uma nova versão.

"Demoniac Plague"

TRACKLIST
1) Dark Wind
2) Fanatic Faith
3) Demoniac Plague
4) Prisioner
5) Lamb of Religion
6) First Pain (Nova Versão)

A arte de "Demoniac Plague" foi desenvolvida por Rick Pradana da Indonésia e as gravações estão sendo feitas no estúdio Dark Paradise Recordings, em Guarulhos com a produção de Kleber Hora (guitarrista da Gestos Grosseiros e proprietário do estúdio) com co-produção de Ayka Fix que é o baixista da banda.

Devido a pandemia do coronavírus, houve um atraso na produção de "Demoniac Plague", que, na programação original da banda, era para ter sido lançado no dia 6 de junho de 2020, no entanto, a banda está se programando para lançar no início do 2º semestre.



"Tínhamos uma turnê em agosto pela Colômbia e nos programando para mais uma turnê na Europa no final do ano, as quais fariam parte da divulgação de "Demoniac Plague", porém, ambas foram adiadas e ainda sem previsão de reagendamento"

revelou Andy Souza (Baterista e vocalista).


11) Horror Chamber lançando novo clipe

A grande banda de 'Death' Metal do Rio Grande Do Sul, Horror Chamber, segue na divulgação do seu mais recente trabalho "Thoughts: The Slow Decay" e, para isso, a banda liberou seu mais recente vídeo clipe para a faixa The Edge of Existence. O trabalho foi dirigido e editado pela Ablaze Produções. Acompanhe nossa página que logo menos esse violentíssimo trabalho vai ser resenhado aqui no site.


Revisado e editado por Carina Langa.