Resenha #148: "Eterno Aeon Obscuro" (2020) - Vazio

A cena 'Black' Metal, por ser um estilo de música 'underground', já tem que enfrentar várias dificuldades, some a isso, alguns discursos totalmente imbecis, nacionalistas, xenofóbicos, etc., que estão presentes no cenário do metal negro, principalmente o nacional. Por sorte, isso é agregado à uma minoria na cena, pois temos, aqui no Brasil, hordas que não precisam de falas bombásticas ou de atitudes estúpidas, para ganhar espaço na mídia mascarando sua miserabilidade musical. Por isso mesmo, some ao grande exército negro de bandas nacionais o Vazio que lançou o excelente "Eterno Aeon Obscuro".


Formada por Renato Gimenez (vocal, guitarras e efeitos), Eric Nefus (guitarras e teclados), Nilson Slaughter (baixo e samples) e Daniel Vecchi (bateria), nomes esses já conhecidos para quem acompanha o 'Underground', mas a união deles nos apresentou um dos melhores registros do ano, com 11 músicas, o trabalho passeia por várias escolas do 'Black' Metal atmosférico e vem com uma mensagem ainda mais agressiva que o som propriamente dito.

A abertura vem com a fantástica Elementais da Matéria Escura, e sim, aqui temos um outro grande destaque do Vazio, o fato deles cantarem em português, mas o ouvinte tem que estar atento, pois as vociferações rementem ao trabalho dos primórdios do Mayhem, ou seja, são, até certo ponto, claustrofóbicas e isso é ótimo! Observe, por exemplo, a faixa Sob a Noite Espectral que me remeteu aos primórdios do Dimmu Borgir, só que muito mais agressivo do que os noruegueses jamais foram.

Nascido do Fogo é outro hino que empolga não somente pela sua letra totalmente anti cristã, como também pela velocidade do som, nesse formato também tem a atmosférica Reino das Matas e a hecatombe que atende pelo nome de Revelações do Abismo.

Creio que esse trabalho ainda vai render muitas surpresas para quem tende a ouvir o mesmo, pois é necessário muitas audições bem minuciosas para captar cada detalhe. Lá no nosso especial de melhores do ano de 2018, citamos o Vazio ao lado do Death By Starvation como promessas de futuros grandes nomes da nossa cena, pois bem, é muito bom estar certo!



TRACKLIST:
1) Elementais da Matéria Escura
2) Sob a Noite Espectral
3) Nascido do Fogo
4) Reino das Matas
5) O chamado dos Mortos
6) Condenados ao Esquecimento
7) Eterno Aeon Obscuro
8) Travessia Silenciosa
9) Sangue Invertido no Coração Negro Despedaçado
10) Revelações do Abismo
11) Koié Kokoiá

FORMAÇÃO:
Renato Gimenez - vocal, guitarras e efeitos;
Eric Nefus - guitarras e teclados;
Nilson Slaughter - baixo e samples;
Daniel Vecchi - bateria.


Contatos:


Revisado e editado por Carina Langa.