Dissecando EP's #25: "Rebelião" (2020) - Desalmado

A música extrema anda lado a lado com a ideologia contestadora, isso é um fato, e você precisa ter um grau muito alto de alienação para não perceber essa realidade, por isso não gera nenhum espanto o fato de que o Desalmado tenha escolhido o dia 1º de maio para lançar não apenas o seu novo EP, mas também, um mini documentário e que se fosse para definir em apenas uma palavra, ela seria, necessário! Já falamos dele no link: http://www.undergroundextremo.com/2020/05/playlist-extrema-sons-para-bater-cabeca.html

É gratificante, pelo menos para esse que lhe escreve, saber que artistas não se omitem ao expressar suas opiniões. Você concordar com as mesmas é uma questão ideológica, mesmo sabendo que existem pontos que nunca devem ser encarados como uma normalidade.



"Rebelião" é o sucessor direto de "Save Us From Ouselves". É até possível entender a necessidade da banda em se manifestar por meio desse trabalho que, vou apontar como único fato negativo, é bem curtinho, pois nas suas duas faixas temos o Desalmado compondo em português, acredito que seja para facilitar a compreensão da urgência da mensagem a ser demonstrada.

A primeira faixa Rebelião conta com a seguinte letra:

Farsa orquestrada 
Democracias manipuladas e usurpadas.
Estado inconsciente 
É tempo de despertar Insurgência e rebelião!
Abutres querem sangue militares sempre a postos a repressão 
Estado inconsciente
É tempo de despertar Insurgência e rebelião!
Destruir a maquina sanguinária de exploração! 
Armas carregadas empunhadas para a revolução!

O flerte com do 'Death' Metal é lindo e fica a mensagem para quem acha que notas de repúdio resolvem.




Esmague os fascistas tem a mensagem simples e direta e poderia muito bem estar em um trabalho do Terrorizer ou do Extreme Noise Terror. Segue a letra, só para deixar bem claro!

O desejo da morte,
O exército fascista alcança o poder 
Mobilizar, Organizar,
Enfrentar, Esmaguem os fascistas 
Censura perseguição, preparação do massacre! 
Tirania capitalista Resistir, Confrontar, Esmagar o fascismo 
Ditadura silenciosa, Aliena a nossa mente
Instrumentos de persuasão, ocultam a razão

A participação de Nata de Lima do Manger Cadavre? e as inserções de trechos com notícias que mostram o estado crítico que vivemos, faz dessa música um retrato dos tempos atuais, é aquele tipo de som que servirá de base para entender o Brasil pós golpe.

Embalado em uma capa que é uma síntese do pensamento do Desalmado cortesia de Wendell Araújo, "Rebelião"  não é apenas um EP, e sim um manifesto!

TRACKLIST:
1) Rebelião
2) Esmague os Fascistas (Feat. Nata de Lima)

FORMAÇÃO:
Bruno Leandro - baixo;
Estevam Romera - guitarra;
Caio Augusttus - vocal;
Ricardo Nutzmann - bateria.



Revisado por Carina Langa.