Terror Underground #16: "O Estranho Mundo de David Cronenberg"

Um aviso para os iniciantes, David Cronenberg não é para qualquer um! Responsável por colocar muitas doses de 'gore' e repulsa no cinema de terror é impossível não associar o nome deste canadense à momentos de mais pura ânsia. E para comemorar, hoje, 15 de março, aniversário do diretor que nasceu em 1943, decidimos citar alguns dos seus filmes mais extremos, confira:


Videodrome: Não tente entender Videodrome, ele é uma ácida crítica ao mundo das celebridades. Retrata o que os artistas são capazes de fazer para ganhar audiência e o prazer sádico de quem se dedica a gravar essas obras, pode-se dizer que é uma mistura de Laranja Mecânica com a Servian Film (sem as partes, digamos, mais pornográficas), e claro, com os toques de insanidade do diretor.


A mosca: O melhor filme para ver com a família na macarronada de domingo! O galã mais feio de Hollywood , Jeff Goldblum cria uma máquina de teletransporte e uma mosca entra nesta máquina, pronto, isso é suficiente para você ver a decomposição do homem, um marco no cinema de terror.


Gêmeos, mórbida semelhança: Aqui o diretor mostra que manja muito também na arte do terror subjetivo, ou seja, aquele que faz o telespectador imaginar a desgraça na sua mente para narrar a história de dois irmãos gêmeos (lógico né, está no título), que trabalham na área da ginecologia e manipulam suas pacientes. Assista, mas saiba que é incomodo.


Enraivecida na Fúria do Sexo: Apresento um dos melhores títulos para filme no Brasil (sqn), mas enfim. Segundo filme do diretor e ele já mostra que não tem muitos filtros, afinal de contas, ele contratou uma atriz pornô para fazer o filme. Após um acidente, um casal é socorrido e passam por um experimento que envolve uma vagina possuída por um parasita. É nítida a referência a doenças sexualmente transmissíveis, para quem curte filmes na linha do Its Follow, vai gostar desse.



Scanners: Sua Mente Pode Destruir: Esse filme marcou minha infância, que foi moldada a Cine Thrash e Cinema em Casa com filmes de terror as duas da tarde. Logo no começo do filme já temos um cara explodindo a cabeça de outro com a mente, mais 'cult' impossível. O vilão é uma caricatura, o roteiro é clichê, mas isso é Cronenberg puro.


Revisado por Carina Langa.