Dissecando Coletâneas #04: "Raízes Ancestrais: Resistência Pagã"

Nós do Underground Extremo compartilhamos da opinião desse manifesto, por uma resistência a visão cristianocêntrica, e por meio desse Dissecando Coletânea, reafirmamos nosso apoio a aliança formada pelas bandas de 'Black' Metal latino-americanas.

No final desse texto você encontrará o 'link' do Bandcamp para ouvir a coletânea e também ler o manifesto na íntegra:


1) Agnideva - Virgin Mother Crone: Tempos sombrios exigem que a horda Agnideva apareça para confrontar todos os moralismos. Esse som é um dos meus favoritos da coletânea e é perfeito para apresentar a horda para quem não a conhece, como também, para entender a sonoridade da mesma. Um clima épico se deflagra, faixa presente no trabalho "Kaliseva" de 2017.

2) Dark Paramount - Arokawa: Uma das hordas que apresentam duas músicas na coletânea, o que é muito válido devido a sua jornada no Metal Negro. Levantando a bandeira dos ritos antigos desde 1993, essa faixa foi lançada no trabalho "Reverence" de 2002. Note como a musicalidade da América Andina já era explorada pela horda a bastante tempo e como se enquadra bem na proposta musical.

3) Dark ParamountNoite de Sabá: Um verdadeiro hino para quem admira o 'Black' Metal Nacional! Impossível não ceder aos encantos de uma noite de Sabá. A presença de tal música nessa coletânea só engradece o manifesto.

4) Katari - Raise the Unancha: O EP "At Peace" na época que foi lançado, chamou muito a atenção por apresentar um 'Black' Metal cru e fiel as raízes do estilo. Caso não conheça essa horda, espero que a coletânea faça você buscar esse material. Não tenho muito o que dizer, é um trabalho seminal  do 'Black' Metal Sul Americano.

5) Katari - Black Metal Thorns: Mais um ataque desses Peruanos. Dessa vez, a faixa presente no trabalho "Ave, Rex Ivdaeorvm!" que foi lançado ano passado, é muito bom ver que com o passar dos anos eles não perderam a agressividade em sua proposta. Vale ressaltar que eles estão anos-luz a frente dos supostos 'Black' Metal noruegueses, que se preocupam mais em passar pó na cara do que fazer música suja, rápida e agressiva como essa aqui.

6) MiastheniaAntípodas: Já tive a honra de entrevistar a banda, ao lado dos meus amigos do Urussanga Rock Music. Na época da entrevista, "Antípodas" tinha sido recém lançado e já afirmava que esse era um dos melhores trabalhos da banda. Anos depois, reafirmo essa fala, basta ouvir a faixa título para ter a ciência do poder do seu 'Pagan' Metal.

7) Morcrof - Portae Ex Solis Sursum Aquilonem: Música que foi o single do trabalho "Codex  Gnosis Apokryphu .:.  Portae. Ex. Solis. Svrsvm Aqvilonem .:".  O 'Dark' Metal com forte acento filosófico do Morcrof merece ser mais reconhecido, é uma banda única e com um som que irá te fazer refletir.

8) Ocultan - Exu Lord Of Fire: Dispensando apresentações, o Ocultan é uma das maiores hordas do Metal negro produzido na América do Sul. Se você procurar aqui no site, irá encontrar resenha de alguns de seus trabalhos, o que só comprova o que afirmamos acima. Claro que com essa representatividade a banda aparece com dois sons aqui, o primeiro faz parte do trabalho "Nexion Chaos".

9) Ocultan - Father Of The True Ligth:  Este som está presente no trabalho "Quintessence", na nossa opinião um dos melhores lançamentos da banda. Leia nossa resenha no link: http://www.undergroundextremo.com/2018/10/ocultan-acima-de-tudo-metal-negro.html e entenda o porque dessa opinião.

10) Primordial IdolAncestrais:  A horda paulista debutou na cena em 2001 com Rebellion War, essa faixa que faz parte do trabalho "Solitude" de 2019. Estamos diante de mais um hino profano que, como poucos, funde melodia, técnica e agressividade. Pode parecer bairrismo, mas é na verdade uma contestação, o Metal Negro brasileiro está em outro patamar.

11) Profane SoulsAlmas Profanas: Em busca de negros conhecimentos que nos foram negados... Profane Souls é uma horda que formou se no Mato Grosso do Sul e acabou migrando para o Paraná. Esse som está presente no trabalho "Unraveling the Mysteries of Darkness", onde a banda começou a apresentar sons em inglês. Esse trabalho foi lançado em 2013.

12) Sangue Antigo - Portadores da chama eterna: O 'Black' Metal tem uma estética de estar acima de qualquer dogma ou posicionamento religioso e dessa ideologia formou-se o Sangue Antigo no outono de 2012. Esta horda lançou duas 'demos' e em 2017, um 'Split' ao lado do Aurora Ancestral.

13) Vuduzebu - Esú Ota Orisa: O terreiro está aberto para a celebração a 'Exu' da forma mais profana possível. O Vuduzebu tem uma atmosfera bem ligada ao 'Death' Metal, o que faz ela se diferenciar na coletânea. Não os conhecia, mas já estou a procura do material deles para poder resenhar.

14) Vultos Vocíferos - Rex infernus/o Crocitar dos Corvos: A última horda, encerrando a coletânea, se apresenta com duas músicas. O Vultos Vocíferos sempre defendeu seus ideais obscuros. Formada no ano de 1999, foram responsáveis por um 'opus' que marcou a cena do metal negro, falo do "Sob a face oculta". Os dois sons dessa coletânea, estão presentes no trabalho "Aeterno Rex Infernus", um dos melhores lançamentos de 2019.