Resenha #126: "TR3S" - Project 46

Todos foram pegos em choque ao saber que o Project 46, uma das bandas mais conhecidas pelos seus corres e forte atuação no Underground nacional, decidiu ter uma pausa nas suas atividades. Esperamos que esse recesso seja curto e logo mais a banda caia na estrada novamente, e no embalo dessa notícia vamos resenhar o seu mais recente trabalho "Tr3s", que foi considerado um dos melhores registros de 2017.

Um dos motivos para essa tardia resenha, se deve também ao fato de que "Tr3s" é um álbum que na minha opinião, foi crescendo a cada audição. Confesso que não gostei do trabalho logo de cara, um dos motivos foi os vocais mais limpos ganhando destaque, mas depois de ouvir algumas outras vezes, pude dar um parecer mais fiel a toda estrutura do trabalho. 

Em primeiro ponto, a produção de Adair Daufembach é sem comentários. Poucos sabem trabalhar como ele com as bandas de Metal moderno. Outro ponto de destaque é que "Tr3s" foi o primeiro registro com a nova formação, contando com Betto Cardoso (bateria) e Baffo Neto (baixo), completam a banda Jean Patton ,Vinicius Casteralli  (guitarras) e Caio Mcabeserra (vocais).

Abrindo o trabalho temos Terra de Ninguém que tem todas as características que se espera da banda. A adição de novos membros não mudou a sonoridade do P 46, com destaque para os vocais que sempre tiveram uma influência de 'Rap'.


Corre tem aquela pegada de 'hardcore' de rua, uma linguagem que o torna autêntico Metal BR. Pânico é minha favorita, a letra remete a uma síndrome, com um tom bem confessional.

Rédeas é um dos sons mais melódicos na discografia da banda. Os vocais são agressivos, mas com partes mais limpas, posso estar enganando, mas me lembrou a fase mais recente do In Flames. Essas influências aparecem também em Marginal e Pode pá.

Realidade Urbana vem rememorando "Doa a Quem Doer", seu primeiro trabalho, mas buscando evoluir. A banda aposta em um dedilhado em Um passo a frente e o título não poderia ser mais sintomático. A faixa título fecha o trabalho e não acho a melhor música do álbum para nomear o registro. 

O balanço final é que esse trabalho fez a banda abraçar outras influências, até que ponto essas mudanças serão positivas? Só o tempo irá dizer! Nos resta esperar um quarto trabalho. 


Track list:
1 - Terra de ninguém
2 - Corre
3 - Pânico
4 - Rédeas
5 - Realidade Urbana
6 - Marginal
7 - Pode pá
8 - Anônimo
9 - Um passo à frente
10 - TR3S

Revisado por Carina Langa.