Resenha #63: Coletânea "O SubSolo" - Vol. 3 (Heavy Metal)

Pode parecer um discurso batido e até mesmo ideológico, mas o fato é que o metal em si já é um estilo distante das grandes mídias, então todos os esforços para manter a cena viva são bem vindos, é impossível não destacar a ação de blogs, zines, sites que são mantidos por quem vive o underground e tem respeito por ele, e sem sombra de dúvida o site “O Subsolo” honra esse legado e por meio das suas coletâneas, vem difundido Brasil afora o que de melhor existe no rock e no metal.

Nesse volume três, temos uma principal mudança, que é o fato de a coletânea ser direcionada para o Heavy Metal, já que nos volumes anteriores causava muita oscilação, onde bandas de metal extremo dividiam espaço com trabalhos mais pop e acessíveis.

O ponto complicado de qualquer coletânea é no que se refere à gravação, pois o que ocorre muitas vezes é altos e baixos, não na qualidade das bandas, todas muito boas por sinal, mas sim, na forma como a música foi gravada e produzida, então fica a dica para as bandas, dar preferência sempre por uma gravação de qualidade, para não acabar prejudicando sua arte.


Destaque inicial para as bandas já consagradas que aparecem na coletânea, como a A HellArise de São Paulo com “Human Disgrace”, Krucipha com “Mass catharsis” e Obscurity Vision e o seu duríssimo Black metal presente com “Last Chance to Life”.

Aliado a isso a coletânea abre espaço para nomes emergentes que merecem ser conhecidos, então destaca-se os thrash metal agressivos da AlkanzA com “Em Coma “ e Threzor com “Silent Execution”, o Metal melódico de Xakol com “Rise of the new Sun, Part 2: Surnise”,a proposta super original de Modern Metal da The Undead Manz com “Only Bad Men” além de do Heavy Metal em português executado pela Blood Eyes, entre outras.

Conhecendo o portal “O Subsolo”, não espanta o fato de tal material ser tão caprichado e bem desenvolvido. Fecho essa resenha com a frase que está na capa do cd: “A união é a maneira mais fácil de alcançar nossos objetivos”.