Resenha #36: "From The Dephts Ov Mind" - Viletale

Reverenciando os deuses das profundezas

Quando a agressividade do Metal Extremo , encontra se como a obscuridade da literatura fantástica , somos presenteados com obras que desafiam nossa sanidade, criando a trilha sonora perfeita para os pesadelos narrados em cada conto, e sem dúvida o grande mestre do horror literário, é H.P. Lovecraft e na obra do escritor norte americano que Violate Iconaclast Leviathan Exuberant ou Viletale busca suas inspirações para perpetuar o caos sonoro.

Oriundos de Blumenau, tendo sido formada no ano de 2016 e atualmente formada por Bruno Jankauskas (guitarras, vocais), Alan Ricardo (guitarras), Filipe Oliveira (baixo) e Matheus Lunge (bateria), tal horda é responsável por criar um metal extremo , que horas transita pelo Death, Black, Grindcore sendo difícil de definir porém impossível não se impressionar.

 

Lendo algumas resenhas foi questionado o fato da mixagem e produção ser algo mais bruta, o que na minha opinião é um grande acerto o que só aumentou o clima claustrofóbico que a horda pretende transmitir ao longo da audição do trabalho, méritos para o trabalho de Roberto de Lucena.

Não sou um fã ardoroso de intros mas “Innsmouth” cumpre bem o seu papel sendo bem tenebrosa e fazendo a passagem perfeita para “Shattered Existance” uma união profana entre Death Metal e Grindcore que espanta pela técnica aqui apresentada, “Reign Upon Ulthar” segue a linha do Death técnico com uma grande variação de vocais  “Chant Of The Mountain” possui fortes influências de Black Metal além de uma letra muito interessante na verdade característica essa de todo o EP. “Tentacle God” faz juz ao seu nome sendo uma força assustadora e disputa ao lado de “Arise O Guardian” os momentos mais progressivos da banda na verdade essa canção é a mais longa e a mais instigante o uso de teclados deu ares mais maléficos tornando essa a minha favorita.

Despertando com a fúria dos verdadeiros deuses o Viletale, vem a passos largos mostrando a força do metal extremo nacional, sombrio impiedoso e soturno, fãs de metal extremo querem algo mais?



A Viletale está confirmada no Bisho Extreme Fest que ocorrerá no dia 23 de junho na cidade de Tubarão e o Underground extremo estará no evento fazendo a cobertura.

Tracklist:
01. Innsmouth
02. Shattered Existance
03. Reign Upon Ulthar
04. Chant Of The Mountain
05. O Espasmo E A Sabedoria
06. Tentacle God
07. Arise, O Guardian