Resenha #38: "Pest'Ology" - Somberland

A trilha sonora da Peste

Um dos melhores trabalhos que ouvi recentemente no Black Metal e não digo apenas nacional, e sim e m toda a cena. Essa frase para abrir a resenha já deixa bem claro, o que a Somberland fez nesse trabalho me fez sentir orgulho do som extremo produzido em nossas terras , permitindo colocar o nome da banda no hall das hordas profanas nacionais como Luxuria de Lilith Mysteris, Mystifier, e Pátria.

Justiça seja feita a demo “Dark Silence of Death” foi um ótimo prelúdio para o que estava por vim mas aposto que nem mesmo o banger mais otimista poderia esperar algo tão obscuro , tão profano e por isso mesmo tão maravilhoso.

Acredito que os pontos fortes do trabalho consistem primeiramente na qualidade dos músicos envolvidos, todos veteranos na cena e com passagem por bandas como Don Capone ,e Symbolica, mesmo que essas não sejam de metal extremo, já demonstravam qualidade nos seus respectivos trabalhos e por isso mesmo, que a técnica aqui é ta evidente. Outro ponto é o fato de a musica em si ser crua pesada, e com doses certas de melodia ( senso que o Dimmu Borgir perdeu faz tempo), lembrando ótimos momentos de hordas como Dissection e Emperor.



Antes de focar diretamente nas músicas é importante citar a capa, mais um trabalho impressionante de Marcelo Vasco, pois não basta ser um excelente músico ele ainda é um grande artista e suas capas impressionam pelos simbolismos cores e texturas.

"Pest'Ology" não só batiza esse trabalho como é a faixa de abertura, sem tecladinho sem intro de caixinha de musica, a faixa já destrói nos primeiros minutos fazendo com que o ouvinte nem saiba o que lhe atingiu. “Here Has No Place for God", mantém a adrenalina em índices altíssimos , Fallen Angel" e When Future No Matter mostra uma cadencia que vem aparecendo nos trabalho mais recentes do Marduk, por outro lado Into the Frost e Dark Silence of Death são novos hino do metal negro.
Para finalizar reafirmo o que foi dito no começo dessa resenha estamos diante de um opus que será reverenciado nos próximos anos como um capitulo a parte na historia do som extremo. 



Hail Somberland

Faixas:

Pest' Ology

Fallen Angel

Forever Dark Wood

Dark Silence Of Death

Wrath Of The Tyrant

Into The Front

Sadistic Instincts Arise

 When The Future No Matter

Formação

 W.A.G.(bateria)

Dmortest: (guitarras)

Diavolus: (guitarras)

E. Nargoth. (baixo e vocais)