Resenha #17: "Colonizado Pelo Sistema" - Alkanza

Inconformidade, sem dúvida essa é a palavra que mais define o povo brasileiro nas últimas décadas e até mesmo, o ser mais apolitizado consegue entender o poço político cultural e social ao qual estamos vivendo. Se baseando nessa premissa, a AlkanzA que vem de Laguna/SC, é uma nova promessa para o 'Thrash' Metal nacional. Prepare-se para bater cabeça e refletir ao som do primeiro trabalho da banda, o "Colonizado pelo Sistema".

                                      

Antes de mais nada, é importante orientar o leitor que ao ouvir o trabalho, que se encontra para 'download' na página dos caras e infelizmente ainda não tem sua versão física, não espere um 'Thrash' metal na linha 'old school' super rápido como vem assolando a cena, esse talvez seja o grande diferencial da AlkanzA, pois eles apresentam um caminho do meio, ou seja, fazem sim um som com modernidade, mas não podemos confundir com 'new' metal, porém sem abrir mão da agressividade, o que sem dúvida alguma é o fator principal para uma banda de metal.

Outro ponto de destaque vem para as letras, que casam perfeitamente com a atitude da banda, de dar um belo soco na cara dos mais acomodados e levar a pensar que porra de sociedade decadente estamos vivendo. Ouça atentamente e reflita com os discursos expostos em faixas como  a Foda-se o Sistema, Desordem e Brasil.


Como você já deve ter percebido, as letras são no nosso bom português, uma mudança ocorrida com a gravação desse primeiro 'debut', sendo que anteriormente, a banda optava pela língua inglesa, porém se tornou mais efetivo, na transmissão da mensagem de raiva, o uso do português, o que criou um efeito de 'brainworms', ou seja, você sairá cantando a maioria das faixas logo depois da primeira audição.

Evidentemente, como toda banda que batalha no 'underground', que a AlkanzA enfrentou dificuldades, como a troca de integrantes, complicações para gravar, entre outras, porém mantendo-se forte na cena, a banda vem se apresentando em renomados festivais e em breve lançará seu segundo trabalho, então não deixe de ouvir e se indignar com a porrada sonora e foda-se o sistema!

TRACKLIST:
1) Foda-se O Sistema!
2) Desordem
3) Brasil
4) Porrada
5) Psico Terror
6) Dominação
7) Isso É Violência

FORMAÇÃO:
Thiago Bonazza - Vocais e guitarras;
André Guterro - Guitarras e Backing vocals;
Fernando Garcia - Bateria;
Paolo Azevedo - Baixo.


Revisado por Carina Langa.