Resenha #413: "Voorish" (2024) - Voorish

Salve headbangers! Receber um trabalho antes dele ser lançado é um motivo de orgulho para nós do Underground Extremo, provando que nosso trabalho é reconhecido ao longo dessa quase uma década de trabalho, e digo isso porque fomos agraciados em receber o debut do Voorish, esse registro homônimo vem para cravar de forma definitiva o nome e a postura da banda frente a cena do metal negro.
Iniciada no maldito período pandêmico de 2021, a Voorish aproveitou o momento de caos que o mundo estava mergulhado para unir virtuosos músicos e mostrar uma nova leitura do black metal, algo que é importante destacar, pois eles se afastam totalmente das correntes que mais nos envergonham dentro da música extrema, o nazi fascismo e todos esses lixos que pegam o que de pior Burzum e companhia trouxeram para o estilo e tentam vender em cima disso uma sonoridade pífia, e por mais que as letras foquem em campos como da misantropia e satanismo, antes de mais nada quero destacar esse posicionamento da Voorish que me faz me alinhar ainda mais às suas convicções.
A banda conta em sua formação com o vocalista Devil FromChaos, o guitarrista Servus Inferni, o baixista Scepticismi Defensoris e o baterista Umbra Entitatis, todos com um histórico de serviços prestados à música catarinense que, unindo forças, mostram esse outro lado que ainda não conhecíamos, no caso, mais voltados para o metal negro.
Pray abre o trabalho da forma correta, sem barulho de vento e espadinhas, apenas um som soturno! O andamento dessa faixa me pega de surpresa porque não é o mais veloz do trabalho, a todo momento sendo algo mais próximo de uma marcha, um chamado para guerra que está a se aproximar, até ela explodir em uma grande erupção! Esse som é perfeito para já ambientar o ouvinte na sua jornada ao longo dessa audição.
Satan's Fall vem com a proposta mais próxima do que podemos chamar de um black metal da segunda onda, mas impossível não destacar as quebras de andamentos intrincadas e os vocais que são um dos meus maiores elogios, e aqui preciso dizer, a Voorish consegue trazer para o álbum a mesma miasma que apresenta ao vivo, isso é para poucos.
You Are Nothing foi a primeira demonstração da horda para o seu público que, é inegável que a cada apresentação deles, só aumenta, e os motivos para isso são óbvios na audição do trabalho, quero destacar o belíssimo clipe que essa faixa ganhou.
Over My Hands vem com uma atmosfera melancólica, um riff que se repete ao longo da música e um refrão que fica na nossa mente. O Dark Funeral é um dos nomes que me aparecem como influência nesse som. Mantendo essa linha dos trêmulos e do black mais tradicional, temos Right Way e My Feelings, essa com um interlúdio de melodia muito bonito e ao mesmo tempo que é muito sombrio.
A chegada de tempos mais sombrios vem com Dark Ages, a construção desse som valoriza o clima em prol da velocidade, algo que a terceira onda do black metal explorou muito bem! E o trabalho se encerra com Make It Real, uma tempestade de riffs, um dos momentos mais intensos de todo o álbum até aqui e foi muito sagaz levar essa atmosfera para o final, dando a noção da nossa, cada vez mais iminente, decadência.
Não gosto de cravar cenários, mas fazendo um exercício de futurologia... Acredito que será impossível, em curtíssimo prazo, se falar em black metal nacional sem citar a Voorish, a primeira batalha foi vencida!
__________________________
TRACKLIST:
1) Pray 
2) Satan's Fall 
3) You Are Nothing 
4) Over My Hands 
5) Right Way 
6) My Feelings
7) Dark Ages 
8) Make It Real
___________________________
FORMAÇÃO:
Devil FromChaos - vocal;
Servus Inferni - guitarra;
Scepticismi Defensoris - baixo;
Umbra Entitatis - bateria.