Resenha #362: "Memento Mori" (2023) - Marduk

Salve Headbangers! Indo contra todas as marés do estilo, o Marduk lançou em 2023 um daqueles registros que entra na safra de obrigatório, é destaque na sua discografia, que é extensa, afinal de contas são 15 álbuns e aqui eles podem falhar no quesito originalidade. Esse nome já foi usado por bandas, como o distante da sonoridade deles, Depeche Mode e também eles não se preocupam em acrescentar mais elementos ao seu som, mas olhando em perspectiva, quando eles fizeram isso, os fãs chiaram, então nada melhor do que jogar para torcida, mas veja bem, estamos falando do verdadeiro 'panzer division' Marduk então não espere piedade.
Memento Mori abre o trabalho e mostra que o Marduk aprendeu aquela lição de que não precisa ser veloz o tempo todo para ser extremo e quando eles decidem ser veloz, nada pode os parar em seu intúito! A passagem final desse som nos remete à marcha fúnebre, tema esse que caminha pelo álbum e mostra como frágil e rápida é nossa passagem nesse podridão que chamamos de mundo.
Hora de esmurrar nossos crânios no chão, então a dupla sequência Heart of Funeral (com passagens de heavy metal tradicional) e Blood of the Funeral que é uma demonstração de força e desgraça em forma de música, o mesmo pode ser dito de faixas que se apresentam mais a frente como a monstruosa Year Of The Maggot.
Shovel Beats Sceptre foi um dos singles do trabalho e mostra os dois lados da moeda que é o Marduk, pois esse som vem em uma progressão crescente. Há tempos que se você sente falta daquela atmosfera do "Plague Angel" (2004), Marching Bones está aqui para satisfazer sua necessidade pelo ímpeto inescrupuloso de ódio.
As We Are encerra o trabalho com uma melancolia, por isso mesmo o som tem essa atmosfera doom e a faixa tem um ar especial, pois se tratando de um registro que cita a morte, temos aqui a última passagem de L.G. Petrov do Entombed, uma homenagem aqueles que se vão e um ode à grande força do black metal mundial.
___________________
TRACKLIST:
1) Memento Mori
2) Heart of the Funeral
3) Blood of the Funeral
4) Shovel Beats Sceptre
5) Charlatan
6) Coffin Carol
7) Marching Bones
8) Year of the Maggot
9) Red Tree of Blood
10) As We Are
____________________________
FORMAÇÃO:
Morgan Håkansson - guitarras;
Daniel Rostén - vocais, baixo e guitarras;
Simon Schilling - bateria.