Resenha #382: "Mercyless" (2021) - Evals Mess Insane

Salve Headbangers! Esse redator que aqui escreve sempre teve um gosto particular por escavar bandas e se tornar fã, desde bandas clássicas até aquelas que são verdadeiras lendas do underground e nesse quesito coloco o Metalizer banda que tem na sua discografia um clássico "The Thrashing Force" (2013).
Mas porque estou falando deles nessa resenha? Fato é que quando ouvi o som do Eval Mess Insane sabia que a banda era de Nova Odessa, São Paulo, mas não sabia que ela contava com músicos do Metalizer, mas fato é que eles mantém a chama acessa e nos entregam um trabalho ainda mais brutal voltado para o thrash e o death metal então, sem mais delonga,s adentramos em "Mercyless".
E quando digo adentrar, estou me referindo ao fato que esse trabalho é digno de uma audição mais apurada, pois as letras contam uma narrativa de terror inspiradas na obra escrita pelo baterista Sandro Maués e para deixar a ambientação mais perfeita, as músicas contam com interlúdios que remetem aos grandes slashers dos anos oitenta e um domínio do inglês aqui faz a experiência ser ainda mais imersiva!
Mourning in Eternal Silence (The Story of Emma Tulb) abre o trabalho como um audiobook onde temos a primeira vítima executada e logo somos nós que estamos com um alvo à frente com um som que vem de uma escola thrash heavy muito bem executada com quebras de andamentos ao longo do som e os vocais mais gritados, outrora mais declamados, como se tivéssemos ouvindo a narração de um maníaco.
The Old Man on the Road (The Story of Willian Norman) continua nossa jornada com mais uma narrativa de tortura e aqui quero chamar atenção para o trabalho de guitarras! Se você associou ao mestre King Diamond, não estará errado. Tumors (The Story of Herman Forrest) já começa com um dos momentos mais thrash do trabalho, a construção do som faz você bangear sem cessar e note as linhas criativas de baixo nesse som.
Incinerated (The Story of Henry August Enomed) me remete ao Korvak, uma banda que merece ser conhecida pela forma como demonstram o thrash metal de forma progressiva, o mesmo vale para Soldier Deserter (The Story of Armagan Redröm) e Lamb Stew (The Story of Frederick Solobaid) com os vocais que soam como um grito de guerra.
O trabalho chega na sua metade e se você não tinha se impressionado até agora então prepare-se para a violência de um homicida em ação, como em Nest of Snakes (The Story of Ernest Lucard) com uma influência direta da primeira fase do Death. Condemned (The Story of Adolph Lefuet) tem um solo de metal tradicional muito bem vindo na sonoridade como um todo.
Um trabalho que consegue unir literatura, várias vertentes do metal e principalmente extremidade, não deixe de conhecer e adquirir esse grande opus!
____________________________
TRACKLIST:
1) Mourning in Eternal Silence (The Story of Emma Tulb)
2) The Old Man on the Road (The Story of Willian Norman)
3) Condemned (The Story of Adolph Lefuet)
4) Incinerated (The Story of Henry August Enomed)
5) Nest of Snakes (The Story of Ernest Lucard)
6) Lamb Stew (The Story of Frederick Solobaid)
7) The Scythe of Evil (The Story of Solon Wodahs)
8) Soldier Deserter (The Story of Armagan Redröm)
9) Tumors (The Story of Herman Forrest)
10) Ruthless (The Story of Maximillian Wodahs)
11) Stone Demons (The Story of Demon Children)
____________________
FORMAÇÃO:
Andrey Cardoso - baixo;
Sandro Maués - bateria;
Thiago Cruz - guitarras e vocais.