Resenha #377: "Metal do Mangue" (2023) - Overdose Nuclear

Salve Headbangers! Sabe aquele trabalho que te tira da sua zona de conforto e te faz bater cabeça e ao mesmo tempo refletir sobre toda a mensagem que está sendo repassada da maneira mais carregada de raiva possível? Pois bem, esse é um pequeno interlúdio que eu consigo fazer do trabalho do Overdose Nuclear, grupo formado por Julio Candinho (vocal), Marcus Goulart (guitarra), Gustavo Albado (baixo) e Rodrigo Kusayama (bateria) da região de Ubatuba, litoral norte de São Paulo.
Criar uma identidade sonora em tempos que o metal já está com tantas subdivisões é algo muito raro, mas assim como o Claustrofobia tem seu 'metal maloka', eu consigo perceber o metal do mangue ganhando força como um subgênero porque o som deles é thrash, é groove e além disso, bebe de várias outras fontes para entregar algo muito original. E as letras em português reforçam essas características.
Falando do trabalho em si, a faixa título é um arregaço! Ela começa com uma veia total groove/thrash, mas lá no seu meio tem algo próximo de uma jam e volta para o refrão que fica grudado na sua mente desde a primeira audição. Eu já conhecia a banda pelo seu primeiro trabalho autointitulado e como era de se esperar, aqui eles mostram uma evolução gradativa e se formam na sua proposta. Ouça, por exemplo, Devorar e Destruir e Poluição Nefasta, essa com um riff sensacional, onde a banda assume a bandeira da conscientização ambiental que na verdade é mais que necessária para a continuidade da nossa vida no planeta.
E.V.I.L. e Em Seu Pior Pesadelo vêm com um carga a mais de peso e não tem como não se empolgar com a construção do groove desse som e a medida que ela cresce, você já está destruindo seu pescoço!
As surpresas do trabalho continuam com Julgamento, onde temos a participação de Mayara Puertas do Torture Squad, a versatilidade dela utilizando vocais limpos soou muito bem e falando ainda em participações especiais, temos aqui um dos hinos da banda e que me faz ter uma grande admiração pelo seu trabalho, Messias Genocida além de ser um som que gruda na nossa memória, ela fala muitas verdades e conta com a participação de Jairo Vaz Neto, do Chaos Synopsis.
Para fechar o trabalho, um cover de Raul Seixas para Cowboy Fora da Lei, eu não sou o maior fã do rock nacional, mas como não elogiar a coragem de pegar um clássico e fazer ele se tornar algo mais rápido e brutal. Sensacional! Para dizer o mínimo, coroando um trabalho icônico.
________________________________
TRACKLIST:
1) Metal do Mangue
2) Devorar e Destruir
3) Poluição Nefasta
4) E.V.I.L.
5) Em Seu Pior Pesadelo
6) O Julgamento
7) A Guerra Nunca Muda
8) Messias Genocida
9) Cowboy Fora da Lei (Raul Seixas cover)
______________________
 FORMAÇÃO:
Julio Candinho - vocal;
Marcus Goulart - guitarra;
Gustavo Albado - baixo;
Rodrigo Kusayama - bateria.