Dissecando Coletânea #19: "Somewhere in Brazil - The Brazilian Tribute to Iron Maiden" CD 01 (2020)

Salve headbangers! Em uma excelente iniciativa, a gravadora Secret Service Records criou uma série de tributos à grandes nomes do Metal Mundial, o que torna essa iniciativa ainda mais importante é o fato de que estrelando o cast temos somente bandas brasileiras e a escolhida foi aquela que, sem dúvida, é a banda mais amada em solo brasileiro, o Iron Maiden.
Outro ponto que quero também destacar foi a excelente escolha das bandas participantes e obviamente, por se tratar de um tributo, não existe a obrigação de fazer um cover idêntico ao original, com certeza algumas bandas optam por esse caminho, mas na minha opinião (e, lembrando, isso se trata de uma resenha) as bandas que trazem uma nova roupagem para o som saem da zona de conforto e isso é ótimo. Único adendo é que nem todas as produções conseguem manter uma qualidade desejada e por isso pode parecer que temos alguns deslizes, mas claro, basta lembrar que estamos falando da cena brasileira onde tudo tem que ser feito na raça e no sangue (pagar estúdio , qualidade de instrumentos, etc.) então relevamos isso!
________________________
BulletbackWhere Eagles Dare
O Bulletback foi esperto em fazer um som fiel ao original com as guitarras dando um peso especial e um mérito para a linha de bateria, um grande cartão de visitas do mestre Nicko Mc Brain no clássico "Piece of Mind" (1983).
_________________
SacrificedLord Of The Flies
Acredito que já podemos falar o quanto fomos injustos com Blaze Bayle ao longo dos tempos não é mesmo? As músicas da sua fase no Maiden são maravilhosas e claro, ele não é o Bruce, ninguém é! Tendo isso em mente, o Sacrificed manda muito nessa versão e aqui uma certeza, Kell Hell é uma vocalista fantástica.
_________________
ObskurePhantom Of The Opera
Que missão hérculea para o Obskure, pegar para fazer um cover da melhor música do Iron Maiden, na minha opinião lógico, mas se fosse qualquer outra banda eu estaria preocupado, mas diabos, é o Obskure e eles conseguiram colocar death metal em um clássico e fizeram bonito demais! Espero que essa versão seja feita ao vivo, assim como espero poder ver o Obskure um dia!
__________________
Rage In My EyesAces High
Dando um pouco mais de peso e energia para aquela que não fica de fora do set do Iron. E aqui temos o vocalista Jonathas Pozo mostrando porque Bruce Dickinson é uma das maiores influências dentro do metal. Eu só queria ver eles colocando no som o acordeão que é uma marca registrada da banda.
______________
SyrenBe Quick Or Be Dead
Não sei quem fez as escolhas das bandas para esse tributo, mas que assertivo colocar o Syren para cantar um dos sons mais porrada do Maiden pós 90. Luiz Syren sempre foi conhecido por conseguir ter um timbre que lembre o mestre Dickinson e o fato da sonoridade do Syren ser Heavy Metal fez esse som ser um destaque especial para mim!
________________
PatriaThe Number Of The Beast
Eu gosto como o Patria consegue aquele equilíbiro em colocar sua roupagem nas músicas sem descaracterizar as mesmas e convenhamos, essa versão 'mais do mau' casou direitinho! Eu curti mais essa do que a versão copia e cola feita pelo Kreator, por exemplo.
_________________
Chemical Disaster Wrathchild
Acredito que temos um consenso aqui, que é a fase Paul Diano, ou seja, os dois primeiros álbuns possuem aquela influência do punk e por isso quando ganham versões extremadas soam muito bem! O Chemical Disaster é uma lenda do nosso underground, uma banda que não erra. Eu só acho que a produção poderia ser um pouco melhor porque imagina esse som ao vivo, caso eles toquem, deve ser um daqueles que abrem o chão no mosh pit.
______________
KamalaThe Wicker Man
Eu sempre digo aqui, nesse site somos discípulos do Kamala! O fato da banda ser, na minha opinião, uma das melhores do nosso underground se põe à prova aqui e como sempre eles se superaram! O vocal dobrado ficou animal e seria muita heresia dizer que eu gostei mais dessa versão do que a original?
________________
PastoreFlash Of The Blade
Um som meio esquecido pelo Iron, porém o acho uma grande pérola na sua discografia. Pastore colocou sua voz poderosa e fez o quase impossível, cantar mais alto que a versão original! Note quando o som chega nos solos e veja que trabalho incrível de guitarras temos aqui.
________________
Steel WarriorMoonchild
O Steel Warrior é reverenciado aqui no Sul (com total motivos diga-se) e se você não conhece, saiba que está perdendo um baluarte do Heavy metal nacional! Apresentações feitas, vale a pena notar como eles conseguiram colocar mais peso e meu destaque vai para os vocais dessa faixa, outro som que ganha mais punch, quando chega no refrão, meus amigos... simplesmente ouçam!
_________________
AttracthaTailgunner
Quando ouvi essa faixa pensei, "bem ela não poderia estar com outra banda senão o grande Attractha". Vi que algumas resenhas se impressionaram com os vocais e eu tenho a dizer que não tem novidade alguma nisso, pois sempre quando escuto um som da banda me impressiona também! O mais importante é que eles pegaram um lado B e fizeram ela ficar bem marcada, outra que entra no time 'melhor que a original'.
_________________
QuintessenteWasting Love
Sem querer ser redundante, mas se tem uma música que o Iron deveria largar e dar para a banda desse tributo de presente, sem dúvida, é essa! E digo porque, primeiramente eu acho a música original chata 'pra cacete' só que aqui ela ganhou um ar meio gothic metal com teclados substituindo as guitarras e olha, ela deixou de ser uma balada meio Whitesnake para uma música poderosa. Sensacional, no mínimo.
_______________
TailgunnersThe Clansman
Lindo demais! Melhor forma de fechar essa primeira parte da resenha e do álbum. Esse som acredito que é uma das melhores faixas do Maiden e eu sempre disse que Blaze Bayle é injustiçado. o instrumental é bem fiel e os vocais fazem algo que lembra tanto a versão estúdio como a versão ao vivo. Quem não vibrou com essa música no DVD do "Rock in Rio" está morto por dentro!  
Continua...