Resenha #349: "The Wine of the Night" (2000) - Pettalom

Salve Headbangers! Para quem acompanhou a cena do underground na década de 2000, deve conhecer o nome Pettalom e saber que embora a banda tenha passado por alguns hiatos e mudanças de formação, é impossível não alegar que "The Wine of the Night" foi um grande marco no que se refere a consolidação do gothic metal nacional.
Esse registro tem como especificidade a emoção em cada nota, devido à variação entre os vocais de Marcos Riva e Kátia Santana, mostrando uma influência de Tristania, mas não apenas uma cópia, sendo que ao longo dessa resenha será perceptível que originalidade e criatividade sempre foram um marco na carreira do Pettalom.
Beyond the Castle's Door é uma bonita intro que da a sensação de que estamos iniciando uma jornada, sensação essa que logo da espaço para Ashes Garden, com um seu inicial nos teclados que logo da vazão para os vocais e aqui é impossível não se impressionar com o talento lírico de Kátia e os vocais masculinos que não são na linha 'A Bela e a Fera' tão cara ao gothic metal e sim algo muito mais próximo de um Sister of Mercy, note também como o instrumental vem construindo em uma crescente.
Berenice tem uma dramaticidade e é possível perceber uma atmosfera que remete ao grande A Sorrowfull Dreams e ao Semblant, sem dúvida, duas bandas que devem ter se inspirado no Pettalom! O lado mais melancólico vem a tona com Irate Lizard e Feelings Buried Alive, e aqui o uso das partes acústicas consegue ressaltar as partes mais agressivas que logo se apresentam.
O trabalho ainda nos guarda ótimas passagens como Sons of the Light e Serenade To A Sleep Fairy, duas ótimas demonstrações de uma verdadeira ópera metal que nos da a certeza de que esse é um daqueles trabalhos que tudo conspira para que tenhamos um registro que marca uma cena como um todo!
______________________
TRACKLIST:
1) Beyond the Castle's Door (instrumental)
2) Ashes Garden 
3) Berenice
4) Irate Lizard
5) Dungeon
6) Feelings Buried Alive
7) Serenade to a Sleeper Fairy
8) Celibate
9) Sons of the Light
___________________________
FORMAÇÃO:
Kátia Santana - vocal;
Marcos Riva - vocal;
Fernando de Almeida - guitarra;
Allan de Augustinis guitarra e violão;
Erick André - baixo;
Celso Veagnoli - teclados e flautas.
Robson Rocha - violinos (Beyond The Castle’s Door e Ashes Garden).