Resenha #346: "O Caos Será a Tua Herança" (2018) - Grinding Reaction

Salve Headbangers! Quando falamos aqui de evolução e identidade, são exemplos como esse que estou me referindo, Grinding Reaction que na sua primeira formação já era uma banda promissora, porém tinha uma carência de um pouco de identidade até pelo fato de usar dois idiomas e uma sonoridade que ficava entre o thrash metal, o hardcore e o crossover. Pois bem, reformulada e com uma trajetória já estabelecida, eles lançaram esse full que vamos referenciar agora.
O Caos Será A Tua Herança já nos chama atenção pela sua mensagem explícita, essa intro é uma narrativa que nos leva a pensar sobre a nossa auto destruição, e logo isso da espaço para Os Fins Justificam Os Meios e a evolução da banda se demonstra aqui, o instrumental está mais cheio, o groove bate no peito e vem forte, assim como a mensagem transmitida que consegue fazer um crossover na linha do Ação Direta, com aquela sujeira tão cara ao metal extremo, o que fez eu curtir demais esse trampo!
Recuse a Cegueira foi um dos primeiros singles, o trabalho de bateria faz com que a música venha em uma escala de quebra de andamento perfeito para os moshs quando o som acelera, aí temos aqueles momentos que são perfeitos para o bate cabeça, assim como na faixa que tem o título mega apropriado de Pesadelo LatinoAmericano, com seus 35 segundos de dedo na ferida.
Flagelo e Guerra Urbana têm ótimas linhas de baixo, eu gostaria de ver uma guitarra mais forte e cavalar aqui nesse álbum, acredito que a produção poderia arrumar isso em próximos registros, ainda citando Guerra Urbana, o uso dos corais aqui foram bem dosados e acredito que esse é um caminho que possa ser usado com mais ênfase como em Negra Sina e Verdades e Utopias.
Notei algumas influências até mesmo de música brasileira e de bandas mais modernas, como o Project 46, só que muito mais extremo e sem medo de se posicionar, o que nos tempos atuais é, sem dúvida, um ato de coragem, confira em Piada e As Ameaças Não Devem Mudar a Verdade.
Finalizo esse texto dizendo que música como arte, tem o papel de chocar e questionar e se você ainda não entendeu isso "O Caos Será Tua Herança" pode ser um belíssimo despertar!
________________________________
TRACKLIST:
1) O Caos Será a Tua Herança (Intro)
2) Os Fins Justificam os Meios
3) Recuse a Cegueira
4) Flagelo
5) Guerra Urbana
6) Dor, Sofrimento e Morte
7) Cangalha
8) Marionete
9) Negra Sina
10) Piada
11) Inimigo no Espelho
12) As Ameaças Não Devem Mudar a Verdade
13) Pesadelo Latino Americano
14) Rato Cinza
15) Vida Útil
16) Verdades e Utopias
_____________________________________
FORMAÇÃO:
Renato Spadini Jr. - baixo;
Ricardo Marchi - vocais;
Weslley Ferreira - bateria;
Victor Rotta - guitarras e vocais;
Rafael Santos - guitarras.