Resenha #322: "Dawn Of The New Dark Ages" (2023) - Syn TZ

Salve Headbangers! Sempre falamos aqui que quando uma banda ganha destaque, na verdade toda a cena em torno dela ganha junto, e isso não é nenhum exagero, pois existe uma satisfação em ver uma banda que já tivemos a chance de ver em muitas apresentações ao vivo dando passos largos para atingir o merecido reconhecimento, dito isso, depois de resenhar o excelente EP "The Quarantine Tapes" (2020) (http://www.undergroundextremo.com/2020/04/dissecando-eps-21-syn-tz.html), agora temos um, muito aguardado, full com "Dawn Of The New Dark Ages".
No EP, eu percebi que tínhamos uma veia mais agressiva e ela está ainda viva, só que outros elementos aparecem junto e vamos desmembrar o que temos nesse novo trabalho a seguir.
Não dou nota para álbuns, mas esse aqui só não tiraria o merecido dez porque tem intro e quem conhece minhas resenhas sabe o quanto eu odeio intros! Para abertura de show são legais, mas em CD eu acho um anti climax... Enfim, esse é o único porém, porque logo o baixo de Edu Beeck abre as portas para Voiceles, um heavy metal tradicional guiado pela voz sempre marcante de Nano Schmidt e completa o time, John Vormehlen (impressionante todas as bandas que esse cara faz parte são boas pra caralho!), e o guitarrista Marco Girardi que saiu da banda, mas deixou esse excelente registro e coube a missão de o substituir ao Gabriel Hahn.
The Wraith já era uma velha conhecida para quem acompanha o Syn TZ, isso se deve também à parceria feita com Tim Ripper Owens, ela emula aquela atmosfera "Demolition" do Judas Priest, mas também apresenta uma linha de guitarras por ora mais melódica, criando um contraste interessante.
Aqui deixo um recado para a banda, caras, nos próximos shows que eu vou assistir de vocês e graças a Satanás não vai demorar muito, Until It Burns é obrigação! Ela tem uma atmosfera do metal feito nos anos 2000, ao mesmo tempo que é perfeita para o bater cabeça do início ao fim. Falando em groove, podemos perceber um aceno para o hard metal em Synthetic Soul e isso desagua em Stardust Children, uma mezo balada que pede aquele momento de isqueiros para cima, que virou celular com lanternas... 'tô' velho pra isso... e quando você percebe, esse som vai crescendo em atmosfera e olha, é difícil eu gostar de um som mais calmo, mas essa já é uma das minhas favoritas do trabalho.
Hora de voltar para a violência, então Parasites coloca seu pescoço para girar e uma letra raivosa que aponta o dedo para os verdadeiros parasitas, Enquanto Tears of Fire tem uma aura que rememora a alguns trabalhos do grande Hibria há tempo de dizer que Life's A Story Of Death é aquela faixa épica que encerra o trabalho da forma que começou, unindo feeling, técnica e amor ao metal, fórmula perfeita para o sucesso e reconhecimento que a Syn TZ vem conquistando merecidamente!

TRACKLIST:
1) Wondering Aloud
2) Voiceless
3) The Wraith
4) Until It Burns
5) Synthetic Soul
6) Parasites
7) Stardust Children
8) Tears of Fire
9) Life's a Story of Death

FORMAÇÃO:
Marco Aurelio Girardi - guitarras;
Giuliano Schmidt - vocais;
Edu Beeck - baixo;
João Vormehlen Jr - bateria.