Dissecando EP's #23: "The Quarantine Tapes" (2020) - Syn TZ

Hail Headbangers! Em meio a esse isolamento, que em algumas regiões infelizmente não vem acontecendo como deveria, devido a pandemia mundial que estamos passando, existem bandas, como a Syn TZ, que não deixaram de se empenhar e produzir trabalhos de qualidade, como é o caso do "The Quarantine Tapes" que é o novo material de estúdio da banda e que foi o nosso escolhido do quadro Dissecando EP's da 21ª edição.



Antes de falar do som faixa a faixa desse material, quero destacar que a data oficial de lançamento está agendada para 22 de maio de 2020, quando o EP estará disponível em todas as plataformas de 'streaming'. Toda produção dele foi realizada recentemente entre fevereiro e abril de 2020, durante esse período de quarentena que ainda viemos enfrentando, no estúdio SonicVision em Florianópolis/SC, utilizando composições que vinham sendo trabalhadas desde o final de 2019. A banda planeja o lançamento da versão física do material posteriormente.

O trabalho, como já citado, é um EP, que está sendo disponibilizado ao público no formato digital, como pré-lançamento no site oficial da banda. Esse material é exclusivo para pré-lançamento  e vem acompanhado de uma bônus 'track', além das 5 músicas inéditas que compõem a 'track list'. 



Então, dados os recados mais formais sobre o material, vamos aos sons que serão analisados faixa a faixa como é a proposta desse quadro.

Solar Violence abre o EP, e que violência! Riffs pesados e a bateria numa rapidez que eu particularmente adorei! E os vocais naquela caraterística marcante do Jay, com agudos longos e que dão identidade a Syn TZ. Nessa faixa inicial notei uma evolução da banda em relação ao seu trabalho anterior, apostaram num som mais brutal, e para os fãs do rock pesado, como os 'véio' falam, rsrsrs, é a faixa mais indicada pois o som ficou muito bom.

Na faixa seguinte Invisible Enemy o som fica mais ritmado e menos agressivo, mais na linha de um 'groove' metal. Quem gosta dos sons já conhecidos da banda vai curtir bastante essa música, pois ela lembra muito as faixas que a SynTz vinha apresentando no setlist de seus shows.

A terceira faixa do EP é Meaningless Life In a Mean World e ela vem como a 'baladinha' do trabalho, com trechos que variam entre pegadas mais leve à mais densas. A bateria aqui para mim se destacou sendo ela a responsável por deixar um clima mais brutal no som. O final é bem sutil, com acordes bem tranquilos.



Vamos agora de Back In The Day, aqui temos um som que é bem diferente de todos que a banda apresentou até agora, com um início bem marcante contando com um fundo de teclado de intro junto ao vocal. A música vai crescendo a cada instrumento adicionado ao som. É a faixa mais 'relax' do EP, mesmo assim mostra a o bom e característico 'heavy' metal que é parte da identidade da Syn TZ.

Another Break já inicia mostrando a que veio, fechar esse trabalho deixando no ouvinte aquela vontade de sair logo dessa quarentena para ver a banda ao vivo. Aqui o som é bem ágil, com um refrão bem marcante e com solos impressionantes. É aquela faixa que o público provavelmente irá interagir, cantando e batendo cabeça junto à banda.

E não acaba aqui não, de brinde vem o 'single' Voiceless, essa faixa faz você cair na nostalgia se você já foi a algum 'show' da banda, pois ela é capaz de te rememorar momentos marcantes das apresentações. O som traz a identidade da Syn TZ a cada acorde. Espero que ele te inspire, e que você adquira o trabalho da banda, que justamente o fez com o objetivo dessas aquisições no pré-lançamento auxiliarem na manutenção das atividades durante o período de pandemia, que tem afetado profundamente toda indústria cultural.



TRACKLIST
1) Solar Violence
2) Invisinble Enemy
3) Meaningless Life In a Mean World
4) Back In The Day
5) Another Break
Bônus Track) Voiceless 

FORMAÇÃO
Jay Heart - Vocais;
Marco A.G. - Guitarra;
Edu Beeck - Baixo;
John Vormehlen (Juninhu) - Bateria.

Contatos:
Instagram: @syntzband