Resenha #292: "Halls of Despair" (2021) - Final Disaster

       Salve Headbangers! Há tempos que estamos falando da necessidade de bandas procurarem sua identidade e com isso desenvolver o seu estilo, e essas características encontramos muito vívidas na Final Disaster que desde os seus primeiros sons a banda já mostrava que estava disposta a construir o que seria conhecido como Horror Metal e quando eles chegaram no seu primeiro full, "Halls of Despair" pudemos dizer que as ótimas características foram acentuadas em um trabalho bem maduro.


            A formação que gravou esse trabalho foi Kito Vallim nos vocais e teclados, Felipe KBÇA no baixo, Bruno Garcia na bateria, Rodrigo Alves e Lucas Mendes nas guitarras, e Deborah Moraes no vocal e eles tiveram a ideia de construir uma narrativa conceitual já que "Halls of Despair" conta a história do serial killer Mr. Joe que tem seu nome inspirado no lendário mestre Zé do Caixão.
      O trabalho abre com meu som favorito da banda, Another Victim tem um riff bem marcante e pesado além de usar de forma muito inteligente o contraste dos vocais inconfundíveis de Kito Vallim que vão do mais rasgado para algo mais gritado em contraponto com os vocais melódicos de Deborah Moraes.
        Turn It Off abraça as influências do pop dos anos 80 com o uso dos teclados, mas tudo acaba virando um convite ao bangear com as linhas de guitarras e baixo. Dark Delight tem passagens que são quase industriais, os vocais chamam atenção pela versatilidade que apresentam enquanto Quiet Now e Silent Sacrifice fazem inclinações para o thrash metal e até o uso de breakdowns que empolgam demais! Acho muito válido quando bandas deixam aflorar o lado mais agressivo dos seus arcabouços musicais, momentos esses que a Final Disaster entrega muito bem.


    O groove vem forte em Creatures From the Underground e Beware The Children, entretanto, vale destacar também, o fato da banda apresentar dois sons que são dissonantes, enquanto Resonance Within é um prog que tem bastante variações e me lembrou a banda italiana Lacuna Coil em alguns momentos,  Inner Reveries que abre espaço para a parte mais 'leve' do álbum, se tratando de um trabalho conceitual, ela faz bastante sentido na história, mas eu prefiro as partes mais soco na fuça mesmo!
        Atualmente, a Final Disaster conta com uma outra formação, mas sabemos que a vontade de entregar a sua arte é uma das forças motoras de todos os envolvidos, então logo menos teremos novidades!

TRACKLIST:
1) Another Victim
2) Turn It Off
3) Dark Delight
4) Quiet Now
5) Creatures from the Underground
6) Blood Red Creation
7) Things to Come
8) Resonance Within
9) Despair
10) Broken Glass (Invisible)
11) Silent Sacrifice
12) Final Disaster
13) Inner Reveries (Outro)
14) Beware the Children (2021)

FORMAÇÃO:
Kito Vallim - vocais e teclados;
Felipe KBÇA - baixo;
Bruno Garcia - bateria;
Rodrigo Alves - guitarras;
Deborah Moraes - vocais;
Lucas Mendes (R.I.P. 2023) - guitarras.

PS: resenha dedicada em memória do artista Lucas Mendes (R.I.P. 2023) que contribuiu para esse trabalho como músico e também designer gráfico.