Papo Underground #10: Sua Banda é uma Empresa?

Salve, salve homo metalis!
    E aí, sabe aquele sonho juvenil de ser um rockstar? Quem nunca pensou em sair por aí em uma van, ou até mesmo em um ônibus, tocando de cidade em cidade, lotando casas de shows, estádios, ter milhares de fãs... Esse sonho é, sem dúvida, o que todos têm no momento em que se decide aprender a tocar um instrumento e montar uma banda.


    E digo mais, é hipocrisia daquele que diz ao contrário, ouvir um músico dizer: "Ahhhhh eu nunca quis fazer sucesso, sempre quis tocar no barzinho aqui do bairro, recebendo apenas a birita da noite", é algo tão contraditório, pensar que o cara montou a banda sem intuito nenhum de ser reconhecido, de ver sua banda tocar em festivais, viajar cidades, estados, países, para tocar.
    Mas e aí, você considera sua banda uma empresa? Você tem um planejamento sobre a banda?
    Se você é daqueles que não considera banda como uma empresa, ou que não ve a banda como um trabalho, e sim apenas um hobbie, eu pergunto, será que no meio da caminhada não faltou planejamento para que hoje sua banda fosse algo além do que já é?
    Já pensou em bandas como Iron Maiden, Metallica, Kiss, Amon Amarth, Slipknot, Angra, dentre tantas outras bandas, se estas não fossem consideradas empresas, será que teriam todo o reconhecimento que elas tem hoje?
    Então vamos lá amigos, o planejamento não é algo impossível de se elaborar, nem de implementar, basta apenas que você tenha consciência de que a banda precisa ser vista como empresa, como trabalho, e aí digo mais, não necessariamente que seja seu único trabalho, mas o compromisso, dedicação, empenho e profissionalismo precisa ser considerado.
    Pare um pouco para pensar, execute uma análise de swot (comece com algo simples), procure encontrar cinco fatores em cada quadrante (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) para o planejamento de sua banda, exemplo: Força = Músicos experientes; Fraquezas= Instrumentos ultrapassados; Oportunidade = Poucas bandas de rock na sua cidade; Ameaças = a preferência dos jovens por outros estilos musicais... Viu como é fácil iniciar o planejamento analisando o ambiente ao qual você quer inserir sua banda?


    Planejar questões de marketing como divulgação, artes profissionais, merchandising (inclusive com mix variado de produtos, exemplos seriam café, cerveja, cachaça entre outros produtos de bandas), promoções de lançamentos, interligar o marketing com logística para organizar períodos de gravações, composições, lançamentos, turnês. Ver cada músico como um colaborador, um profissional que está na equipe para somar, claro que se faz necessário ter algo em comum entre os membros da banda também.
    O controle financeiro, é algo de suma importância ao se falar em banda, e não apenas pela questão de ter lucro, de colocar uma grana no bolso na volta para casa, mas também no quesito de investimentos, para um próximo show as vezes se faz necessário um instrumento melhor, um equipamento melhor, um backdrop maior, um investimento em um merchan, sem falar na questão de estúdios para gravações e ensaios, impressões de encartes, artes para CD's, camisetas, bottons, as mídias físicas, e tudo isso envolve grana, e tal grana deve vir como resultado do trabalho da banda após um tempo, afinal você não pode ficar investindo do seu bolso, tirando dinheiro de um outro trampo, para patrocinar a sua banda por anos e anos, de início isso pode até ser válido, mas não se estende por muito tempo, afinal você vai chegar ao ponto de ver que está pagando para tocar para os outros.


    
Então, uma divisão simples da parte financeira, levando em consideração o grau de importância que cada investimento tem, assim como o volume de retorno do mesmo, você saberá em qual direção devem ir seus investimentos e assim aumentar a probabilidade de retorno positivo do mesmo.
    Mas vejamos, quando eu falo que você deve considerar sua banda uma empresa, não quero dizer que se torne um escravo do dinheiro não! Mas que apenas organize e profissionalize cada vez mais a sua banda, de modo que ao menos as contas batam, e você não tenha que “pagar” para tocar (entenda como sair em tour e voltar sem grana e ter tirado do bolso alguns trocados para poder voltar, dormir, comer enfim...)
    Pensa um pouco comigo, se você não ver sua banda como algo sério, você acha que os fãs vão ter uma visão diferente da sua?