Resenha #239: "Why Do We Suffer?” (2022) - Deep Memories

Salve Headbangers! Hoje vou apresentar a resenha de um álbum que já estou ouvindo há um tempo, e só agora me senti pronto para resenhar tal obra e a explicação é que algo com tamanha carga emocional mereceu um tempo de depuração e absorção e agora convido nossos leitores a embarcarem nessa experiência auditiva.


    Mais uma vez quero destacar o talento e a capacidade que Douglas Martins tem para compor, tocar e produzir esse trabalho, quem está chegando agora a ter contato com o Deep Memories aconselho demais ouvir "Rebuilding the Future" de 2018 resenha aqui, e será possível observar como a proposta com o passar do tempo evoluiu, mantendo a atmosfera já conhecida, mas indo mais além, criando assim algo que é digno de nota pois supera o seu antecessor.
    Uma capa lindíssima (assim como no debut) e já somos levados ao questionamento do título do trabalho e a primeira faixa Enslaved by Reciprocity Obligation me remeteu aos melhores momentos do Paradise Lost, os vocais guturais estão muito bem encaixados ao longo de todo o trabalho e é incrível como eles transmitem melancolia, raiva, dor e mais uma seara de sentimentos, ao longo da faixa somos surpreendidos com passagens de coros que deixam uma atmosfera épica.
    Please, Do Not Close the Coffin!  e Uncontrolled Cells Multiplication irão fazer a alegria (o que é contraditório né, em se tratando de um registro de Doom Metal) para quem é fã de Post Black Metal e eu como um fã tardio desse estilo, aponto essa como as minhas favoritas! Get Away From Poison faz uma ligação com o trabalho anterior tendo uma dose letárgica de peso e uma aura lúgubre.


    Chegamos então à faixa título, Why Do We Suffer? esta é uma faixa surpreendente, poderia estar facilmente na trilha sonora de algum filme de terror, ela é aquele tipo de música que te pega pela mão e te leva para os cantos mais escuros da sua alma. Prerogatives or Exceptions mantém essa atmosfera com uma levada de bateria bem intrincada e as linhas de guitarra se destacam mais uma vez. A Rocket to Homeland vem com uma bela melodia intrincada e que cria um clima de fim de trabalho.
    Percebo esse álbum como uma evolução natural do Deep Memories, onde os rótulos não são mais aplicáveis, Doom, Death e Black Metal, tudo se converge em música de qualidade ímpar.

                                                                           TRACKLIST:
1) Enslaved by Reciprocity Obligation
2) Please, Do Not Close the Coffin!
3) Get away from Poison
4) Uncontrolled Cells Multiplication
5) Why Do We Suffer?
6) Prerogatives or Exceptions
7) A Rocket to Homeland

FORMAÇÃO:
Douglas Martins - todos os instrumentos e vocais.