Notas Extremas #135

    Salve Headbangers, através do nosso quadro Notas Extremas vamos divulgar o que acontece na cena do Underground Mundial. Sem mais delongas, confira as principais notícias:


1) Metal Relicsfestival em SP com grandes nomes do Metal brasileiro
A gravadora Metal Relics tem o orgulho em anunciar o primeiro Metal Relics Festival, um evento que trará apenas bandas brasileiras e que acontecerá no dia 19 de novembro de 2022, no Legends Music Bar, em São Paulo, a partir das 18h 30min. 
    O festival marca o retorno da lendária banda Wizards aos palcos após 11 anos, além da estreia da banda Caravellus, com a nova formação, em SP. Outro grande nome é o Aquaria, que se apresenta ao vivo depois de muito tempo. Para completar o line-up, as bandas Living Metal (com participação de Yara Häag) e XFears (com participação de Ciça Moreira) mostrando a renovação da cena brasileira.
Organizador do festival, Jorge Araújo, dono da Metal Relics, explica:

“Desde sempre o Metal nacional esteve presente em minhas audições, trazer vida ao Metal Relics Festival não é somente uma realização, mas uma oportunidade de colocarmos boa música em pauta para mais pessoas!”

Aproveitando o evento vamos apresentar um pouco das bandas:
Wizards – Após um hiato de dez anos, a banda volta agora com o relançamento de todos os álbuns pela Metal Relics e se prepara para o lançamento de um novo álbum para 2022 e com isso a volta dos grandes shows da banda. A formação que irá se apresentar no festival é Christian Passos (vocal), Léo Mancini (guitarra), Gabriel Triani (bateria) e Mendel Ben Waisberg (baixo).

“Estamos muito empolgados com nosso cd novo e a volta aos palcos com o Wizards juntamente com esse time de peso. O Metal Relics Festival veio pra ficar”, disse Christian Passos.

Caravellus – A banda Caravellus retoma sua carreira com o audacioso álbum conceitual “Inter Mundos”. No enredo do terceiro trabalho de inéditas do grupo vindouro de Recife, questões universais como luta de classes, corrupção, intolerância religiosa, vida e morte, são abordadas com maestria pelos músicos Glauber Oliveira (guitarra), Leandro Caçoilo (vocal), Daniel Felix (teclados), Emerson Dácio (baixo) e Rafael Ferreira (bateria). Este será um show inédito da banda em São Paulo.

O Metal Relics Festival já está fazendo história, unindo grandes nomes do metal nacional, em uma noite imperdível. Para o Caravellus, um momento mágico. No dia 19 de novembro, executaremos o ‘Inter Mundos’ no palco do Legends. Será o show de lançamento deste disco antológico! Aguardamos todos vocês!, disse Glauber Oliveira.

Aquaria – A banda Aquaria é um grupo de Power Metal sinfônico natural do Rio de Janeiro, Brasil. Depois de gravar algumas demos, o Aquaria lançou seu primeiro álbum "Luxaeterna" em 2005, cujo conceito é a criação do mundo. Em 2020, a banda retornou com seu terceiro álbum chamado “Alethea”, lançado no Japão e no Brasil. A banda é formada por Vitor Veiga (vocal), Luciano de Souza (guitarra), Fernando Giovannetti (baixo), Thomás Martinoia (bateria) e Alberto Kury (teclados).

Living Metal – Depois da bem-sucedida estreia alguns anos atrás, shows e projetos internacionais, o Living Metal apresenta no Metal Relics Festival o lançamento do álbum “Do You Believe In Steel?”. Faixas influenciadas por grandes nomes do Heavy Metal tradicional como Accept, Judas Priest, Saxon, Manowar, entre outras. O show terá a participação de Yara Häag, vocalista da banda Blades of Steel. A banda é formada por Pedro Zupo (vocal), Jonas Soares (guitarra), Rafael Romanelli (guitarra), Jean Praelli (bateria) e João Ribeiro (baixo).

XFears – A banda levará ao público um show muito especial, contendo no setlist as músicas de seu álbum de estreia, “The First”. Será o show de lançamento da banda na cidade de São Paulo apresentando as canções do primeiro álbum. A banda está em pré-produção do segundo álbum. O show terá a participação especial da vocalista Ciça Moreira, cantora de 15 anos de idade. O XFears é formado por Gabriel Carvalho (vocal e teclados), Marcelo Monteiro (guitarra), Gilmar Cazagrande (guitarra), Ricardo Roque (baixo) e Douglas Pólents (bateria).


2) Summer Breeze Open Air: Confira alguns dos nomes já confirmados
Esta é a primeira vez que um grande festival de rock europeu desembarca no Brasil trazendo toda a excelência e grandiosidade de uma marca como a do Summer Breeze Open Air, construídas em 25 anos de existência.
    Com sua edição especial de 25 anos acontecendo neste momento, em Dinkelsbühl/Alemanha, o megafestival Summer Breeze Open Air realizou uma coletiva de imprensa especial e anunciou, entre outras coisas, parte do lineup de sua primeira edição fora de seu país de origem, que acontece no Memorial da América Latina (São Paulo), nos dias 29 e 30 de abril de 2023. O evento contou com a presença dos realizadores brasileiros Rick Dallal e Claudio Vicentin, além de Bruno Gomes – diretor executivo do projeto.
    Aqui no país, o evento contará com quatro palcos distribuídos pela estrutura e que receberão mais de 40 nomes das diversas vertentes do rock. Entre eles já estão confirmados: Stone Temple Pilots, Avantasia, Kreator, Accept, Stratovarius, Sepultura, Parkway Drive, TestamentMarc Martel, Skid Row, Grave DiggerH.E.A.T, Shaman+Viper+Felipe e Rafael (Angra) – Homenageiam Andre Matos,  Benediction, Perturbator, Voodoo KissBeast in BlackProject46, Crypta,  João Gordo (Brutal Brega).

“Diferente do que acontece na Alemanha, pensamos em trazer um mix de vertentes do rock para o Brasil. Esta é só uma amostra do que vem para cá ano que vem, faltando ainda anunciarmos algumas bandas do lineup, incluindo os headliners, palestras e outros conteúdos exclusivos e originais - como no caso da homenagem ao Andre Matos. O que já parece bom, ficará ainda melhor.”, comenta Rick Dallal, Free Pass Entretenimento.

Estão previstas quase 30 horas de música rolando nos dois dias de evento. E, como tradicionalmente ocorre nos festivais europeus, o público poderá aproveitar uma atmosfera única que vai além dos shows em si, pois a estrutura do evento abrigará opções de entretenimento diversas, proporcionando uma experiência inesquecível:
- Gastronomia diversa e com a culinária alemã presente
- Feira Geek
- Feira de Cultura Urbana e Tatuagens
- Lojas com diversos produtos relacionados a cultura da arte e da música
- Merchandising variado do festival e das bandas participantes
- Um verdadeiro espaço kids com brinquedos diversos e monitoria
- Sessões de autógrafos com as bandas presentes no festival
- Side Shows acontecendo na Audio, antes e após às datas do festival
    O evento aqui no Brasil acontecerá anualmente e fará parte do calendário oficial da cidade de São Paulo - contando com o apoio da Prefeitura da cidade de São Paulo e do Governo do Estado. Com isso, o festival espera dar visibilidade a bandas nacionais e estrangeiras e gerar muitos empregos diretos e indiretos.

“É a hora de o Brasil ser, através de São Paulo, a segunda casa da marca Summer Breeze. São Paulo é uma cidade que respira rock, onde os shows do estilo sempre acontecem de casa cheia desde os anos 90. Esperamos mais de 30 mil pessoas neste evento, que só tem a agregar positivamente à capital. Estamos muito felizes em poder trazer o melhor festival de rock da Alemanha para cá. E ele veio para ficar!”, completa Claudio Vicentin, Roadie Crew.


3) Póstuma: Banda lança single e videoclipe de Delphi
    Os paulistas do Póstuma acabam de lançar seu mais novo single Delphi em todas as principais plataformas de streaming e download do mundo. E para dar ainda mais destaque a este trabalho nas redes sociais, a banda divulgou em seu canal oficial no YouTube um videoclipe, que contou com ótima direção e produção da Last Mosh Filmes, confira:


4) Viper volta às origens do Power Metal em seu novo single, faixa título do álbum “Timeless”
    O Viper lançou o novo single Timeless. A faixa, que foi composta pelo guitarrista e co-fundador Felipe Machado, dará nome também ao novo disco da banda, que será lançado ainda esse ano pelo selo Wikimetal Music
    O novo álbum, ainda sem data de lançamento confirmada, será o primeiro inédito da banda desde “All My Life” (2007), e conta com a produção de Maurício Cersosimo (Paul McCartney, Avril Lavigne). Os primeiros singles do disco ganharam clipes dirigidos por Caio Cobra, diretor de “Intervenção” e “Virando a Mesa” (Netflix).
    O disco novo será o primeiro com a formação atual da banda, que conta com Leandro Caçoilo (vocais), Felipe Machado e Kiko Shred (guitarras), Pit Passarell (baixo e vocais) e Guilherme Martin (bateria). A banda atualmente está em turnê pelo Brasil – além do material novo, os shows também contam com o repertório de músicas clássicas da banda que incluem Living for the Night, Rebel Maniac e To Live Again, entre outras.

“Os títulos dos nossos álbuns sempre vêm de alguma música. Foi assim com 'Soldiers of Sunrise', 'Theatre of Fate', 'Evolution'… para manter a tradição, será assim com 'Timeless' também. Essa canção é um bom resumo do som do álbum: rápida, melódica, com um vocal matador. Acho que ela tem o que os fãs esperam de uma música do Viper, afirma o guitarrista e autor da música, Felipe Machado.

“O próximo disco tem um nome muito especial: 'Timeless'. O tempo pode te devorar, te abraçar ou simplesmente passar… mas o Viper passou por tudo que o tempo nos deu. E aqui estamos, sempre em frente, sempre fortes. O disco novo está incrível”, afirma o baixista Pit Passarell.

Timeless foi a primeira música composta para o disco e ela mostra muito o poder de fogo desta nova formação da banda. É um lindo som do Felipe Machado”, afirma o vocalista Leandro Caçoilo.

“Timeless é o tema que batiza o sétimo álbum de estúdio do Viper. Com a energia característica da banda, este single surpreende, pois mesmo mantendo o contexto original das composições do Viper, mostra uma sonoridade atualizada a cara da nossa fase atual. Timeless será bem-vinda tanto pelos fãs novos quanto por aqueles que nos acompanham há anos. Enjoy!”, afirma o baterista Guilherme Martin.

“A faixa título do novo álbum do Viper possui alguns elementos de Rock/Metal progressivos. A música está totalmente conectada à ideia de algo atemporal e tem essa atmosfera que casa com o conceito geral de 'Timeless'”, afirma Kiko Shred.



5) Veumor: Ao lado de Justabeli, Kavass, Morkt e Sages of Darkness em dezembro  
    Trabalhando pesado na promoção do atual single, O Dia Dos Mortos e também dos seus recentes lançamentos, os mineiros do Veumor acabam de confirmar presença em mais um grande evento. A banda estará ao lado de Justabeli, Kavass, Morkt e Sages of Darkness no Area 51 em Belo Horizonte/MG em evento que acontecerá no dia 10/12/2022, confira o cartaz:


6) HellgardeN lançando novo single Byd (Unplugged)
    HellgardeN acaba de lançar um novo trabalho Byd (Unplugged). O single é uma releitura da faixa Believe in Yourself or Die do álbum de estreia deles, o intitulado “Making Noise, Living Fast”, lançado em 2020 mundialmente por uma gravadora norte americana.
    Os caras também aproveitaram e afirmaram que este novo single marca o fechamento de um ciclo da banda, mas ainda não aprofundaram no assunto.

“Chegamos em um resultado incrível nesse trabalho que mostra a maturidade da banda e também amplifica as possibilidades de nossas composições.Trouxemos essa música do nosso primeiro álbum e trabalhamos no arranjo dela, transformando em um acústico sensacional.
Foi demais ver todos ali se desafiando, as gravações de Cello que é um instrumento que eu acho maravilhoso! Também me diverti muito me aventurando na percussão pra essa gravação, usando levadas no surdo e alguns efeitos nos pratos. Esse single também carrega um fator emocional muito grande, porque marca o fechamento desse ciclo de um pouco mais de 7 anos da banda. Espero que todos gostem do trampo!” diz Matheus Barreiros, baterista.

Me sinto muito orgulhoso do que construímos nesse novo single em todos os aspectos, arranjos, produção, timbres e musicalidade. Conseguimos pôr para fora um lado totalmente diferente do HellgardeN, mostrando todas as possibilidades que temos dentro de nós, abrindo portas em nossa carreira. Esse single com toda certeza representa muito pra gente, ele marca o encerramento de um ciclo e o nascimento de uma nova era em nossas vidas.
O que eu posso falar sobre o futuro é que, a cada lançamento, o HellgardeN nunca irá se repetir e não temos medo de mudar ou de arriscar novas ideias,isso nos ajudará a consolidar a nossa identidade artística. Certamente estou muito empolgado com tudo isso e, principalmente, com o começo de um novo futuro.” Caick Gabriel, guitarrista, complementa.


7) HellRastrU lançando live Session de Fed by Blindness
    A HellRastrU anuncia o lançamento de uma Live Session da música Fed by Blindness. Essa gravação fecha uma série de vídeos produzidos no Studio Space Invaders, que reuniu as quatro músicas do seu primeiro EP "Blood Eagle" somados ao último single Fed by Blindness. A banda promete lançar até o final do mês de outubro todo esse material em todas as plataformas digitais. 
 
8) Cadaveria lançando vídeo para The Sky That Screams Above Us
    Os veteranos italianos do Gothic-Black metal Cadaveria têm o prazer de continuar a promover o seu mais recente álbum “Empiness” com o lançamento de um novo vídeo para a música The Sky That Screams Above Us. A simplicidade das tomadas, tiradas em estúdio durante a gravação da música e a particularidade do formato vertical (adequado para smartphones) juntam-se neste novo vídeo, como mais um exemplo da síntese de contrastes de que a banda é referência mestre.


9) Raised Hell: lançado novo single, War Of Fools
    O Raised Hell é um grupo de Thrash/Death Metal que foi concebido no ano de 2020, em meio à pandemia da Covid-19, na cidade de São Paulo. Com o intuito de praticar uma sonoridade agressiva e bastante calcada na velha escola do estilo, a banda soltou nas plataformas digitais, ainda no mesmo ano, o seu primeiro single, Drowned In Ignorance e posteriormente, o EP “Necropolitics”, que traz a participação especial de Luiz Carlos Louzada (Vulcano, Hierarchical Punishment, Chemical Disaster etc.), prontamente obtendo destaque na lista dos 20 melhores lançamentos do ano organizada pela revista Roadie Crew
    Precedendo o lançamento de seu aguardado full-lenght de estreia, o Raised Hell acaba de disponibilizar o primeiro single do vindouro álbum. War Of Fools é uma composição do vocalista João, e foi gravada no estúdio Dual Noise, em São Paulo/SP, com produção de Rogério Weco. Como o próprio título da canção sugere, sua letra aborda a temática antibelicista, o que – infelizmente – dialoga diretamente com a realidade do nosso mundo nos dias atuais.


10) Deoculted banda norte americana lança "An Eye For The Occulted Sun"
    Deocculted foi formada no ano de 2018 e essa banda tem uma pegada calcada no death metal brutal, sendo que eles se credenciaram para participar do Tennessee Metal Devastation Music Fest, além de já terem dividido o palco com Cannibal Corpse. Confira o trabalho "An Eye For The Occulted Sun" com destaque para Spectraphobia e a faixa título.


11) Torture Killer: lançando novo EP "Dead Inside"
    Uma das melhores bandas de Death Metal da Finlândia, o Torture Killer vem com o novo EP "Dead Inside". O novo EP de 3 músicas que dá mais um passo à frente em seu caminho de escuridão, solidificando ainda mais sua posição no underground finlandês e global do death metal. Também apresenta arte de capa de ninguém menos que Wes Benscoter! A formação atual permanece concreta, composta por Pessi Haltsonen (vocal), Jari Laine (guitarra), Tuomas Karppinen (guitarra), Kim Torniainen (baixo) e Tuomo Latvala (bateria).


12) Eihort novo nome da cena Black Metal Inglesa 
    Eihort é uma nova banda de Black Meal baseada em Londres, eles lançaram o trabalho "Consuming The Light". O álbum é lançado pela nova sub-selo da Odium Records - Underground Kvlt Records. Composto por músicos experientes. “Consuming the Light” tem 6 faixas escritas, gravadas e produzidas entre 2020 e 2021. Este álbum também inclui um cover de Samael, um dos pioneiros do metal extremo underground na Suíça. Arte da capa por Robert A. von Ritter.


13) Neophitus: disponível o novo Lyric Video, Born To Die
    Fundada em 1999 na cidade de Bertioga – pertencente ao litoral paulista – a banda de Death Metal lançou o seu novo Lyric Video. A canção escolhida, Born To Die, é parte integrante do EP do grupo, um trabalho conceitual intitulado "Anthropophagy Ritualis", que seria originalmente lançado em 2021, mas acabou sofrendo atrasos em decorrência da pandemia do Coronavírus e mudanças significativas no line-up da banda. Finalmente, os problemas ficaram para trás e o projeto foi retomado, em parceria com o novo produtor Niko Teixeira, e tendo as suas atividades transferidas para o AudioLab Extreme Estúdios, em Taubaté/SP.

O vocalista Alex Pinho comentou sobre o novo single: “essa música narra uma parte de como os Tupinambás se comportavam em relação ao inimigo capturado. A ele eram oferecidas as melhores comidas, mulheres etc., mas caso ele engravidasse uma dessas mulheres, seu filho já tinha o destino traçado: atingindo a maioridade ele seria executado através do ritual antropofágico. No Lyric, tentamos passar um pouco sobre isso através de algumas figuras baseadas no livro de Hans Staden“.


14) Luna In Sanguinem lançando novo trabalho "Global Bloodbath"
    Passo a passo cansado, atravessando o rio lento e morno de sangue espesso e coagulado. Mil órbitas oculares vazias olham para baixo das árvores retorcidas e sem folhas que se alinham nas margens lamacentas, restos esqueléticos empalados em galhos retorcidos e abraçados em espirais. O vento canta tristemente através das costelas quebradas e balança suavemente os membros pendurados e sem carne; a música suave dos mortos um acompanhamento indutor de pânico para sua jornada através deste interminável pesadelo mórbido, sob uma lua carmesim inchada... Esse cenário de desolação é o que temos ao ouvir o som dessa banda americana de Death /Thrash Metal. Cinco faixas de pura vitalidade dentro da música extrema, entre os nomes envoltos desse projeto temos guitarrista Mike Eisenhauer, então já sabemos que teremos doses cavalares de riffs monstruosos, confira.


15) Gestos Grosseiros lançando novo single
    A veterana e uma das mais relevantes bandas de death metal do Brasil, a Gestos Grosseiros, está de material novo! Trata-se do novo single da banda, Darkness Prayer, a primeira música lançada pelo Gestos Grosseiros desde o elogiado EP “Demonic Plague” de 2020 e que marca a nova fase da banda, hoje formada pelo baterista e vocalista Andy Souza, o guitarrista Kleber Hora e o novo baixista Tiago Grilli.
    Gravada, mixada e masterizada no estúdio Dark Paradise Recordings pelo próprio guitarrista Kleber Hora, Darkness Prayer também traz o Gestos Grosseiros em uma nova busca estética-sonora, agora mais obscura, mas ainda "abordando temas mórbidos e anti-religião", como informa Andy Souza.
A arte da capa é assinada por Danilo Perez.


16) Warred lançando o clipe de Cold Avenue
    Com 3 clipes lançados antes do CD, a Warred agora lança mais um, Cold Avenue, uma das músicas mais ouvidas do álbum 
“The Siren” nas plataformas digitais. O clipe foi gravado e dirigido pela Riff FilmesCold Avenue é uma clássica balada de Heavy Metal.

A letra conta uma história real vivenciada pelo vocalista Pedro Mion: “Morei durante um bom tempo em Fargo, nos Estados Unidos. Uma cidade linda e muito conhecida pelo rigoroso frio. Por lá tive uma história amorosa, e daquelas avenidas geladas tirei a inspiração para essa música que significa muito para mim.”

    O instrumental acompanha a melancolia da música, que tem seus momentos leves que precedem um refrão emocionante, além de uma parte central que traduz muito bem, em notas, momentos de conflito.


17) Venom Inc lançando  There's Only Black 

    Em 2015 houve um grande revival de bandas tradicionais de heavy metal e, por esse motivo, muitos fãs passaram a pedir para que o baixista e vocalista Tony 'Demolition Man' Dolan trouxesse de volta a formação do Venom que gravou o clássico "Prime Evil". E foi assim que Venom Inc. nasceu... e o nome da banda mostra que esta banda é bem real e carrega o verdadeiro espírito que começou em 1979 e que se perdeu em algum lugar ao passar dos anos.
    Em 2022, estes pioneiros do Metal Extremo orgulhosamente apresentam o seu mais novo álbum de estúdio "There’s Only Black" que continua com a parceria entre o guitarrista Jeff 'Mantas' Dunn e Demolition Man (ambos foram membros do revitalizado Venom entre os anos 1989 e 1992). E para completar a formação, o sucessor do perfeito álbum de estreia "Avé" de 2017 traz o baterista Jeramie 'Warmachine' Kling, também atual baterista da banda canadense de Death Metal Sinfônico Ex Deo.

    Tony 'Demolition Man' Dolan comentou sobre o processo de composição do novo álbum:  "Após o Wacken de 2019, nossa temporada de shows havia terminado, me dando tempo para que pudesse fazer uma cirurgia de quadril. E a banda usou este tempo livre para trabalhar em um álbum novo... Poucos sabiam que seríamos atingidos por uma pandemia que colocaria todo o mundo em pausa.
Começamos nosso trabalho criativo sem nenhum prazo, já que estávamos em lockdown e sem perspectiva de shows. Tivemos a rara oportunidade de criar o álbum com mais calma, sem a pressão de estarmos sempre a caminho de um país para um show.
Começamos a gravar nossas músicas e, após produzir elas duas vezes mais que o necessário, as editamos e demos os toques finais. Apenas demos o trabalho como concluído quando NÓS achamos que aquilo era o álbum que queríamos. Finalmente podemos apresentar o resultado para vocês: uma furiosa bola de poder que nos deixa orgulhosos e empolgados ao mesmo tempo [...] Enquanto o mundo passa por uma evolução de cores, lembre-se: quando o sol se apagar... SÓ HAVERÁ ESCURIDÃO!!! AVÉ!!!"


18)
Bayside Kings lançando seu novo EP "Tempo"
    O quarteto hardcore punk santista Bayside Kings acaba de lançar o EP "Tempo", o segundo de um enredo que formará o álbum "#livreparatodos" e, assim como o anterior "Existência", com todas as músicas cantadas em português. Neste lançamento, pelo selo Olga Music, todas as músicas abordam, de distintas maneiras, a questão de tempo. As canções trazem uma pergunta que vai direto ao ouvinte, que chega em forma de provocação.
    É urgente que o tempo da existência, do convívio, do trabalho e da política que gerencia a sociedade seja bem administrado e, principalmente, bem consumido pelo indivíduo. O tempo urge e cada a cada pessoa mentalizar seu propósito em meio ao caos, esquivar-se de preconceitos e ser voz ativa contra o retrocesso. É sobre este tempo – do presente e do futuro – que o Bayside Kings fala por meio do seu hardcore moderno e ríspido, com letras em português, neste novo EP, "Tempo".


19) Matador lançando novo single Em nome de Deus
    O grupo de Hardcore/Metal Matador foi fundado recentemente na cidade de Americana – no interior de São Paulo – influenciado por ícones do som extremo como Asesino, Ratos de Porão e Hatebreed, apenas para citar alguns exemplos. A proposta da banda é mesclar referências oriundas do Hardcore tradicional e do Death Metal, entregando assim ao público uma sonoridade única e singular, sempre com letras cantadas em nossa língua nativa, o português.
    Passados exatos 4 meses do lançamento de seu primeiro single, Sirenes do Inferno, o Matador ataca mais uma vez com a nova faixa Em Nome de Deus, que já se encontra disponível para audição em todas as principais plataformas de streaming. Assim como sua predecessora, a canção foi produzida e mixada por Victor Hugo, no estúdio Madhouse, e é parte integrante do álbum de estreia do grupo, com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2022.


20) Vomitation: lançando seu segundo vídeo Insane Gases That Violently Reject The Body Leaving a Huge Fragrance of Death And Rot
    Após o lançamento do ótimo álbum “Sarcastic Pigs Letting Anus Totally Transfigured, Exteriorized & Ripped”, no início de abril do ano vigente, o  Vomitation disponibilizou recentemente o segundo vídeo promocional deste novo trabalho. A canção escolhida foi Insane Gases That Violently Reject The Body Leaving a Huge Fragrance of Death And Rot, e o intenso clipe, que apresenta uma série de imagens do grupo em ação, foi produzido pelo próprio baterista, Adauto Xavier.
    Oriunda de Itapetininga, no interior de São Paulo, a banda de Death Metal Vomitation pode ser considerada uma verdadeira veterana do cenário underground brasileiro. Sua concepção se deu há cerca de 23 anos atrás, no longínquo 1999, pelos músicos Felipe Munhoz (vocal e baixo), Marcio Manteiga (guitarra) e Adauto Xavier (bateria), com o intuito de executar um som aos moldes de ícones da música extrema como Cannibal Corpse, Deicide, Carcass, Malevolent Creation e Morbid Angel, abordando em suas letras a temática Gore/Splatter, de forma ácida e bem-humorada.


21) Crucifixion BR: banda lançando o videoclipe da faixa Chaos Of Morality
    O Crucifixion BR um dos principais nomes do Metal extremo brasileiro da atualidade, lançou o novo e mais bem produzido videoclipe até então. O tema escolhido foi Chaos Of Morality, que é parte integrante do mais recente full-lenght da banda, o aclamado "Human Decay", lançado e distribuído nacionalmente pela Shinigami Records em 2021. Gravado e dirigido por Jay Roxx, da produtora carioca Nove Frames, o clipe foi filmado parte nas ruínas da antiga fazenda São Bernardino, em Nova Iguaçu/RJ, e parte em São Paulo, no Ninrod Studios.


22)
Anguere: lançando vídeo do som A Casa Caiu 
    A banda Metal Hardcore Anguere  lançou em agosto o vídeo da música A Casa Caiu. Esse vídeo vem com a intenção de fechar um ciclo após a saída do baterista Pedro Animaldrummer, que acompanhou a banda durante 5 anos, tendo gravado EP "Castigo" e Full Álbum "Descrença"! A Casa Caiu é uma faixa que fala sobre violência policial e está no último álbum da banda o "Descrença" lançado no final de 2021.
    O vídeo conta com cenas de gravação da faixa feito no estúdio Grama Records (Araras-SP), com a produção, direção e pós-produção de Bruno Nicoletti.


23) Hruba lançando seu EP "Inherent Obedience"
    A banda de Slamming Brutal Death Metal, Hruba fundada em Iasi, Romênia, lançou seu EP de estreia intitulado “Inherent Obedience” em 9 de setembro de 2022. Mixado e masterizado no Wicked Studio Iasi, este primeiro disco também inclui os dois singles lançados no início deste ano. O material de estreia apresenta 7 faixas que exploram diferentes facetas do gênero, combinando passagens técnicas com riffs brutais, explosões de gravidade e frases caóticas apoiadas por vocais guturais. Tematicamente, "Inherent Obedience" é um EP conceitual, baseado na ideia central de subjugação, retratado visualmente por Alexandra Pricop (logo) e Rudi "Gorgingsuicide" Yanto (capa do álbum). "Inherent Obedience" pode ser encontrado em todas as plataformas de streaming, e o visualizador do álbum está disponível no canal Slam WorldWide no YouTube.


24) Sophie's Threat lançando seu novo single Suicidal God
    A banda paulista de Melodic Death/Thrash Metal Sophie's Threat acaba de lançar seu mais novo single Suicidal God em todas as plataformas de streaming. De forma triunfal, a banda reestreia sua nova formação com uma sonoridade ainda mais técnica e brutal, envolta numa temática conceitual e assustadora sobre o serial killer norte-americano Joseph Kallinger, inclusive usando trechos de uma real entrevista do próprio.

"Usamos trechos de uma real entrevista do criminoso na parte inicial e final da música, e nessa entrevista ele, esquizofrênico, fala que vozes em sua cabeça falavam para ele matar outros três milhões de pessoas, sua família e depois se matar para tornar-se um deus. Por conta disso que demos o título de 'Suicidal God' ao single”, comentou Tiago Caertano (baterista).

"Foi um desafio muito grande entrar na banda por eu ser uma pessoa muito tímida, apesar de gostar muito de ter uma banda, e também por ser minha primeira experiência usando um vocal mais agressivo e gutural. Já cantei de forma mais rasgada em outras bandas de Punk Rock, mas durante a pandemia estudei a técnica do gutural e desenvolvi meu vocal mais agressivo dentro do Metal, estilo que gosto muito, mas nunca tive intenção de ter uma banda antes da Sophie's Threat (risos). 'Suicidal God' foi como um teste para mim, inclusive escrevi essa letra forte junto ao Tiago e ao produtor Michel. Gravei os vocais em três tons diferentes para termos nuances e camadas diferentes para soar ainda mais brutal na mixagem final. Fiquei muito nervosa, mas correu tudo bem e gostamos muito do resultado", comentou Malu Sales (vocal).


25) Rotting Empire horda alemã lançando novo trabalho "Buried in The Past"
    O Rotting Empire foi fundado no ano de 2000 próximo à cidade de Ingolstadt - Alemanha. O som do Rotting Empire combina várias facetas de estilos musicais mais pesados. Definitivamente, o Death Metal estabelece as bases. Harmonias fortes e melodias junto com grande parte do Groove formam o contraste necessário. A primeira gravação demo oficial intitulada "Images Of War" foi auto-lançada em 2006. O primeiro long player "Sui Generis" seguido em 2012 pela Rebirth The Metal Productions. Até agora, quase 100 apresentações foram concluídas, incluindo o Fistfull of Metal Festival e o Down in Flames Festival. Eles fizeram shows com, por exemplo, Crowbar, Six feet Under, Vader, Fleshcrawl, Vomitory, Exrementory Grindfuckers e Totenmond Excited Quests tendo uma comunidade de fãs em constante expansão que confirmam sua missão musical.


26) Le Mars: banda lança seu novo single, A Judas For Every Christ
    Após um longo hiato, o grupo de Death Metal Le Mars retomou recentemente as suas atividades com um line-up reformulado, e acaba de lançar a primeira composição inédita desta nova fase. O single em questão, intitulado A Judas For Every Christ, precede o vindouro EP no qual o grupo vem trabalhando atualmente, e já se encontra disponível para apreciação no YouTube e também nas principais plataformas de streaming.

Nas palavras de Bruno Dias, vocalista e guitarrista: "Como a banda está voltando depois de um bom tempo parada, achamos melhor lançar um single, para mostrar a nova cara da banda e a evolução dos músicos durante esse período.
Gravamos no estúdio Toth, que já gravou bandas como Dead Fish e Bullet Bane, e lá conseguimos tirar um som próprio nosso e a prioridade era essa, fazer um som com identidade própria. A letra vem como afronta a entidades religiosas que roubam e mentem para a população, principalmente nesse momento horrível que vivemos onde a ‘família brasileira’ se mostra cada vez mais desprezível."


27) Vomit Bag Squad lançando novo single Cenobites 
    Em homenagem ao lançamento do novo filme “Reboot” (reimaginação) de “Hellraiser”, franquia cinematográfica baseada na obra do escritor Clive Barker, o grupo de Thrash/Crossover paulistano Vomit Bag Squad disponibilizou o seu mais novo single. A canção, Cenobites, que é a alcunha designada às criaturas demoníacas presentes na história, foi lançada em 07/10 – mesma data em que a nova versão de “Hellraiser” saiu nos Estados Unidos – e encontra-se disponível para apreciação em formato de Lyric Video no YouTube, além de todas as principais plataformas de streaming.


28) Dragonheart anuncia título do épico quinto álbum de estúdio
    Durante 25 anos, o Dragonheart lançou álbuns que marcaram história, e agora o quarteto retorna anunciando o título e as músicas do quinto disco de estúdio "The Dragonheart’s Tale". O grupo atualmente conta com o vocalista e guitarrista Eduardo Marques, a voz dos clássicos "Underdark" (2000) e "Throne of the Alliance" (2002), que retornou à formação em 2019. Ao lado do músico está Marco Caporasso, membro fundador e guitarrista, o baterista Thiago Mussi e o novo baixista Felipe Mata.
    Planejado para sair em breve, "The Dragonheart’s Tale" expande o universo dos álbuns "Throne of the Alliance", "Vengeance in Black" e "The Battle Sanctuary", indo mais a fundo em temas e cenários traçados nas obras anteriores, inclusive tendo como pano de fundo uma época anterior à contada em "Throne of the Alliance".
    O conceito geral do trabalho é continuar uma narrativa fantástica criada pelo grupo e celebrar o legado musical do Dragonheart nestes últimos 25 anos de carreira. A primeira prévia de "The Dragonheart’s Tale" saiu há alguns meses, com o single Ghost of the Storm, que conta com a participação do renomado vocalista Henning Basse (ex-Metalium).