Álbuns Marcantes #47: "The Laws of Scourge" (1991) - Sarcófago

    Álbum de estúdio "The Laws of Scourge" do Sarcófago, foi lançado em agosto de 1991. Feliz 31º aniversário do mês de lançamento!


    Esse é o segundo álbum de estúdio 'full length' da banda brasileira de metal extremo Sarcófago.
    Foi neste álbum que o conteúdo lírico da banda mudou de tópicos, principalmente de ocultismo para assuntos mais realistas, Midnight Queen é sobre uma prostituta, enquanto Screeches From The Silence é sobre viver a vida de maneira despreocupada.
    Após o estilo lo-fi black/thrash metal do "I.N.R.I." (1987), "The Laws of Scourge" marca uma mudança no estilo musical, com a banda tocando death/thrash metal mais claro e proficiente.
    Este também foi o último álbum completo a apresentar um baterista humano, já que a partir do Hate, a banda usaria uma bateria eletrônica.
    O álbum abre com a faixa título, que considero uma das melhores da banda. Ela é rápida, com um riff de guitarra insano e com blast beats feitos para destruir as caixas de som, além de contar com um refrão feito para cantar a plenos pulmões.
    Midnight Queen tem uma intro com um dedilhado sombrio e acompanhada por um teclado não menos horripilante que abre espaço para o riff principal de guitarra mostrando todo o peso da banda. Ela é mais cadenciada, com um refrão igualmente poderoso, e em seus pouco mais de 3 minutos acaba acelerando e contando com um dos melhores solos do álbum. Sua letra fala sobre uma adolescente viciada em drogas e que vê na prostituição a última opção para a sobrevivência.


    Screeches From The Silence junto com a primeira canção, é uma das minhas favoritas. O riff inicial, com a virada de bateria, faz com que você, inconscientemente, comece um air guitar para acompanhar. Ela pode ser considerada um resumo do disco já que tem todos os elementos que fizeram desse álbum um clássico. O refrão e as passagens com toques de sinfonia fazem com que todos os instrumentos, destacados pela ótima produção, tenham o seu papel fundamental na sonoridade.
    Os blast beats e a rapidez continuam em The Black Vomit, que já havia sido lançada na coletânea “Warfare Noise I” (1986). Não ouvi a versão original, mas essa faixa (que é a mais curta do disco) traz aquele Sarcófago dos primeiros álbuns, sem tempo para respirar e com um solo destruidor.
    O disco fecha com Crush, Kill, Destroy que seria lançada somente no EP de mesmo nome em 1992, mas depois passou a fazer parte do disco juntamente com Little Julie. Não haveria forma melhor para encerrar o disco senão com esta faixa. Ela começa com uma virada de bateria e um ritmo para bater cabeça, que logo vai para um blast beast insano, mudando de ritmo em vários momentos e um refrão onde as palavras presentes no título são esbravejadas por Wagner, além de contar com um ótimo solo.

Gravado em 1991 no J.G. Studios (Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil)
Gêneros: Death metal, thrash metal
Duração: 31:44
Label: Cogumelo e Música para as Nações
Produtor: Sarcófago