Underground e Seu Backstage #01: Marketing

    Com extrema felicidade e honra, anuncio que agora tenho uma coluna exclusiva aqui no Underground Extremo.
 
 

    A escolha por falar de tudo o que rola por trás das bandas, o temido backstage é onde acredito que me encaixo melhor. O fato se deve por ter operado em diversas áreas neste, seja como roadie, fotógrafo, redator, repórter, produtor, marketing de algumas das minhas bandas e por aí vai.
    Para começar, escolhi o último tema, o marketing. Temido por muitos e criticados por quase todos que se negam a considerar que o marketing é importante, o tema é bastante polêmico e acredito que assusta aqueles que pouco investem nisso.
   Temos uma filosofia no cenário de criticar certas bandas por terem boas oportunidades, porém, nunca pensamos nos motivos e acredite, muitas vezes é por conta de um marketing apurado e certeiro, com exceção da Armored Dawn, apesar de ter bons músicos, o marketing era bom, mas a fonte das oportunidades eram pra lá de sem noção.
    Já ouvi comentários de que o SOM DA BANDA tem que ser bom e não o marketing. Eu acredito que os dois tem que ser bons, SEMPRE e não cabe a desculpa por não tirar um tempo durante a semana para montar um esquema de divulgação do seu trabalho para atrelar a sua falta de criatividade, disponibilidade, cuidado ou quem sabe falta de profissionalismo à desculpas.
    Hoje em dia temos algumas assessorias, por exemplo, que praticam um bom trabalho em manter um nível acima da média para o visual da banda e com todas as ferramentas gratuitas disponíveis na internet, é impossível não aprender nada de útil.
    Para você ter ideia, caro leitor, nós de mídias temos que basicamente implorar para algumas bandas enviarem coisas simples de sua obrigação, para podermos gerar conteúdo sobre a mesma e quase sempre o pós é uma MERD@... E quando falo de pós, quero falar de quê? 80% das bandas que tem material divulgado nas redes, não compartilha, sentem-se na 'honra de como se fosse OBRIGAÇÃO DA MÍDIA fazer o que faz', chega a ser ridículo tamanha falta de estrutura profissional da banda nesse quesito.
 
 

    Outro exemplo é a explosão dos Festivais Online por todos os cantos do Brasil e até do mundo durante a pandemia. Muitas mídias contam com apoio de amigos para fazerem as artes gráficas e uma boa porção dos casos, a própria banda não tem o seu logo com fundo vazado ou seu material completo, o famoso presskit.
    Caso você não saiba o que é um presskit, vou passar uma pequena visão do que seria:
O presskit já diz, "press" de imprensa e "kit" de kit mesmo. Um kit para imprensa que deve conter:
- Release completo sobre a banda*
- Logo da banda com fundo vazado*
- Uma pasta com a discografia ou as MP3's/WAV's disponíveis para audição
- Fotos em boa qualidade para utilização na divulgação*
- Links de todas as redes sociais e streaming (pode estar presente junto ao release ou separado)

Adicional:
- Links ou prints organizados em .pdf para mostrar matérias em outros sites ou projetos já executados

    Para as redes sociais da banda o indicado é manter atualizado, principalmente quando se trata de Facebook, Youtube, Instagram e Spotify.
    O Facebook, por exemplo, tem a ferramenta 'Sobre', onde pode ser adicionado quase todas as informações possíveis para um bom andamento da banda, facilitando a vida de mídias, contratantes e quem sabe futuro investidores? Tudo é possível!
    As oportunidades não batem na sua porta, tampouco caem do céu... ou sobem do inferno!
 
 

   Se você acredita no futuro da sua banda, com ela você vira designer, advogado, assessor, escritor (se compõe músicas, sabe escrever, certo?) e o melhor, o amigo da vizinhança sempre trocando experiência com bandas, produtores e mídias.
    Então em resumo, devemos dar prioridade ao marketing e ao visual da banda, assim como damos às composições, prensagem do material, merch, ensaios e tudo o que envolve a banda, não adianta entrar em campo para jogar meio tempo e ir sempre em busca do melhor.
    Estudo é a única coisa que ninguém tira de você. Buscar conhecimento sobre tudo o que você faz, lhe torna preparado para as adversidades que acontecem em um cenário altamente competitivo da escolha de cast e oportunidades musicais, pense nisso!