Notas Extremas #133

Salve Headbangers! Vamos atualizando nossos leitores do que vem ocorrendo no Underground com a mais recente edição do Notas Extremas:

 
1) Héia: turnê internacional e novo lançamento
Falta pouco mais de um mês para o Héia ir representar o Metal Negro brasileiro fora do país, a turnê internacional da Héia acontecerá entre os dias 07 e 17 de julho e passará por quatro países em 9 apresentações.
Dentre estes shows, o primeiro no Chile acaba de ser anunciado, trata-se do Metal Darkness XVII, que acontecerá no dia 16/07 na cidade de Valparaíso e contará também com as bandas Disaster, Death Living, Critical Defiance, Rebirth In Flames, Nicho e Funeral. Confira o cartaz:
 
Em outras notícias temos que o novo trabalho da Héia, intitulado “Ordeal Of The Abyss” acaba de receber seu primeiro formato de lançamento. Trata-se das fitas cassetes, que chegarão ao público em junho deste ano em edição limitada de 120 cópias, pelo selo húngaro Total Därkness Propaganda.

2) Metallstein - Lançado o lyric vídeo do seu mais recente single
Recentemente o Metallstein lançou o lyric vídeo do seu single intitulado O Corvo. Produzido pela JNT Marketing Digital, o trabalho pode ser encontrado no canal oficial da banda no YouTube, o single também está disponível nas demais plataformas de streaming e download do mundo, clique aqui e ouça agora em seu serviço mais utilizado: https://li.sten.to/OCorvo.


3) Affront - Metal Extremo  Nacional representado no Rock in Rio
Affront (Thrash Metal do Rio de Janeiro) é um dos grandes representantes do metal brasileiro no maior festival de música do Brasil, o Rock in Rio no dia 02 de setembro 2022, sexta-feira, período dedicado ao Heavy Metal que terá também apresentações de grandes nomes como Iron Maiden, Megadeth, Dream Theater, Sepultura, entre outros...
O quarteto carioca fará sua apresentação a partir das 17 h 55 min durante uma hora e estará tocando músicas dos seus dois primeiros álbuns "Angry Voices" (2016) e "World in Collapse (2019) e também músicas novas que estarão em seu novo e terceiro disco que tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2022. Pelo que ouvimos no single Out of Control vem coisa fudida aí!


 
4) Semblant lança mundialmente o álbum "Vermilion Eclipse"
Um dos grandes nomes do metal brasileiro na atualidade, a Semblant, lançou o álbum "Vermilion Eclipse" com distribuição mundial pelo renomado selo italiano Frontiers Records. No Brasil, o trabalho chega às lojas pela Shinigami Records, grande potência do mercado fonográfico nacional voltado à música pesada. A Semblant, referência no cenário Dark/Gothic Metal, conta com mais de 15 anos de estrada, e "Vermilion Eclipse" é o quarto álbum da carreira. Em julho, pegam a estrada para divulgar o trabalho em uma extensa turnê pela Europa como headliners.


5) Warred  lança vídeo do seu terceiro single 
Após o lançamento de 2 singles bem sucedidos, The Siren e Corners of The World, a banda paulistana de heavy metal Warred, traz seu terceiro single Controlling My Head, que também faz parte do novo álbum da banda "The Siren".
Controlling My Head retrata a forma com que as pessoas se comportam por pressões impostas pela sociedade para que aparentem estar de acordo com o que é imposto. A letra mostra
 
"as angústias que passamos por tentarmos transparecer aquilo que os outros querem. Seja na aparência, seja na ideologia, o importante é mostrar aos outros o que não necessariamente gostamos, sentimos ou pensamos, desde que seja o que eles querem", segundo o vocalista Pedro Mion.

Com uma introdução com ares de southern rock, uma levada pesada, porém cadenciada, e com um dos refrães mais fortes do álbum, Controlling My Head traz mais exemplos de diferentes influências entre os membros da banda.
O single foi gravado no estúdio Dual Noise em São Paulo, produzido pelo renomado produtor Rogerio Wecko, e o clipe foi gravado no teatro do Estádio do Morumbi, em São Paulo, com participação da atriz Fernanda Santos, filmado, dirigido e editado por Jorge Torres e Raul Jacomini da Riff Filmes


6) Unicircle disponibiliza Flow, novo single

Com um nome firmado no cenário com vários lançamentos de singles e clipes, além de receber destaque em diversos portais especializados de todo o Brasil, o Unicircle disponibilizou o mais recente single, Flow. A música fala sobre alinhar-se com o fluxo da vida e do universo, narrativa esta alicerçada por riffs pesados, grooves e vozes que se alternam entre a agressividade e a melodia, elementos marcantes da personalidade musical do grupo. Terceiro single do Unicircle neste ano, Flow integra uma série de nove lançamentos planejados para 2022, que culminarão em um álbum da banda, com previsão para o segundo semestre.

Confira o som no link:  https://open.spotify.com/album/38cJ5OvGm1ytg5a0jnM0Qi

7) Solarisphere lança o lyric vídeo de Faded Sun
Acaba de ser lançado o lyric vídeo da faixa Faded Sun, do mais recente single da banda Solarisphere. Faded Sun marca não somente a estreia como trio, mas também os novos rumos que a banda vem tomando, com planos de gravar um álbum completo para o próximo ano. De 2019 até agora, o Solarisphere lançou dois singles, Fade e My Mind, no início de 2020, seguido de um EP com quatro faixas que leva o nome da banda, disponibilizado nas plataformas digitais pouco após o início da pandemia.
Heavy Metal, Doom Metal, Acid Rock e Stoner Rock fazem parte da salada musical do trio, que não poupa esforços em criar uma identidade própria, como explica o vocalista e baixista Caio César:
 
“Desde o primeiro dia em que nos reunimos sempre tivemos um objetivo bem claro: criar músicas que sentimos prazer em tocar sem nos importar com rótulos. Com 'Faded Sun' já podemos notar algumas diferenças sutis com o material lançado há 2 anos atrás, afinal, de lá pra cá muita coisa mudou, sobretudo por causa da pandemia. É como se estivéssemos vivendo uma noite eterna”.

8) Amuro faz guinada conceitual com novo single
A banda de metal extremo Amuro, nascida e atuante em Florianópolis, lançou seu novo single, Real.
No fim de 2019 o trio, formado por Artur Cipriani, Gabriel “Gargamel” Porto e Daniel Rosick, participou do Scream Metal Blood, festival na Célula Showcase e se consolidou como uma das figuras do metal extremo da região. Com o advento da pandemia, entrou (como muitas outras bandas) num período mais devagar em termos criativos. Isso não os impediu de lançar um single em português, Praga, no fim de 2020.
Agora Amuro está promovendo seu novo lançamento e assumindo de vez sua nova roupagem, com letras em português. Segundo Artur, vocalista e letrista, um dos motivos para essa mudança é “a busca de uma expressão mais espontânea e visceral”.
A música, batizada de Real, chama a atenção por sua cadência lenta, repetitiva e quiçá hipnótica, que só se altera próximo de seu fim. A produção ficou por conta de Porto, e é também marcada por uma massa sonora das guitarras de Rosick e por Cipriani berrando versos sombrios.


9) Matador - lançando seu primeiro single
A jovem revelação do Hardcore brasileiro, a banda Matador, apresenta ao público seu primeiro single oficial, que premedita o lançamento do primeiro disco de estúdio do grupo.
Após apresentar o videoclipe da música de estreia Sirenes do Inferno em seu canal no Youtube, a banda agora disponibiliza o single nas principais plataformas digitais.
Sirenes do Inferno foi produzido e mixado por Victor Hugo no studio Madhouse. A música mostra a verdade nua e crua do que acontece em uma guerra, começando pela sirene que é aviso de ataque aéreo, destrói família, dizima países e conta como é o sofrimento das guerras pelo mundo.
 
10) Vulture: banda apresenta o seu novo baixista
Oriunda da cidade de Itapetininga, interior de São Paulo, a banda de Death Metal Vulture já é uma veterana do cenário underground nacional, tendo a sua concepção no longínquo ano de 1995 – inicialmente sob a alcunha de Damnation, que viria a ser alterada para a definitiva no ano seguinte – a partir da mente criativa do guitarrista Adauto Xavier (que assumiu também o posto de vocalista em 2001).
Ainda colhendo os louros de seu aclamado lançamento de 2020, o álbum “The End Of Agony” – disponibilizado no Brasil pela Mutilation Records e ao redor do globo por meio da Sliptrick Records – o grupo acaba de anunciar uma importante mudança estrutural em sua linha de frente: sai o baixista de longa data, Max Schumamn, para a entrada de Mateus Barros, experiente instrumentista que vem para agregar ainda mais à potente muralha sonora da banda, tanto nas apresentações ao vivo quanto nos vindouros trabalhos de estúdio.
12) Decapitated lançado novo trabalho "Cancer Culture"
A banda polonesa Decapitated lança seu oitavo álbum de estúdio “Cancer Culture” que já se destaca por ser o mais versátil de sua carreira. O álbum certamente surpreenderá fãs ao redor do mundo com elementos nunca antes utilizados como a colaboração de vocalistas convidados.
Mais uma vez Jarek Szubrycht (Carnival is Forever) escreveu ótimas letras sobre a proporção distorcida entre sonhos, ambições e aspirações da Humanidade. O engenheiro que capitaneou o álbum foi Tomasz Zed Zalewski (Anticult), David Castillo foi responsável pela mixagem do álbum e Ted Jansen pelo toque final e masterização.
A incrível arte da capa ficou a cargo de Fabio Timpanaro, um artista italiano que conseguiu transmitir pela arte exatamente aquilo que a banda quis passar para o seu ouvinte.Vogg comentou o lançamento do álbum: 
“"Cancer Culture" é lançado hoje! Estávamos esperando por este momento especial por muito tempo. Tudo me pareceu distante demais, pois lançamos “Anticult” há cinco anos e trabalhamos seis meses em “Cancer Culture” tendo que esperar mais um ano para poder compartilhar ele com vocês finalmente! Vocês poderão ouvir diversas faixas, uma produção incrível, uma arte fantástica e é claro, como sempre, algo que você nunca ouviu num álbum do Decapitated antes. Para celebrar este dia decidimos fazer um videoclipe para a faixa 'Iconoclast'. Para isto retornamos ao estúdio onde tudo começou, onde gravamos a bateria, para sentir a energia e as vibrações incríveis novamente, enquanto gravávamos o vídeo. Como vocês provavelmente já sabem, temos um convidado excepcional, uma lenda do metal e um amigo nosso, o primeiro e único Robb Flynn. A parte dele na faixa se tornou a minha parte favorita do álbum. É uma honra imensa tê-lo neste projeto e espero que você curta a música. Ela é bem diferente e não tem aquela explosão musical como a maioria de nossas músicas neste álbum – mas ela ainda é potente, rápida e destruidora. Hoje nós lhe entregamos “Cancer Culture”. Decapitated está de volta vivo e fortalecido! Da dor para a força! Aproveitem!” – Vogg.
Para celebrar o lançamento, eles ainda têm mais uma surpresa guardada para os fãs. Robb Flynn do poderoso Machine Head contribuiu com seus vocais incríveis para a faixa Iconoclast.
Flynn comentou sua colaboração:
"Quando Vogg me pediu para cantar nesta faixa do Decapitated eu me senti muito honrado em poder colaborar com estes pioneiros em seu estilo e músicos absurdamente talentosos. Quando ele me mandou a faixa eu fiquei surpreso com esta parte melódica incrível no meio – ainda mais quando me informou que a faixa se chama 'Iconoclast' – sabia o que tinha que ser falado. Um iconoclasta é um “destruidor de imagens usadas para adoração religiosa”. Esta música tinha que ser endereçada para aquele movimento evangélico cheio de ódio e fascista que está em crescimento no Mundo. Os Homens cruéis que escondem sua verdadeira crueldade embaixo do manto da fé e do fanatismo”.
 
12) Mortticia lançando novo vídeo
Já está no ar o novo vídeo clipe da banda gaúcha Mortticia, da faixa Limiar, presente no último registro de estúdio do grupo, o EP “A Light in the Black”. Produzido pela Proteus Filmes e com a presença de amigos e fãs como figurantes, o clipe em si tem uma narrativa bem interessante confira:


 
Uma retratação de uma pessoa jovem que se sente socialmente isolada e vulnerável, acaba rejeitando seus gostos e princípios para adentrar no mundo corporativo na busca de uma estabilidade de vida, porém, com o tempo ele continua se sentindo socialmente isolado e agora mais ansioso e buscando uma performance no trabalho que deteriora a sua saúde, da mesma forma sente que está deixando de ser quem ele realmente é, seguindo o estilo de vida de seus colegas mais tóxicos. Até que ele conhece uma colega que também é fã da sua banda preferida e tenta levá-lo ao show, ele inicialmente reluta, tendo em vista que está comprometido com a ideologia corporativa, mas conforme ele se sente cada vez mais deslocado nesse papel ele decide dar um basta e tentar aproveitar melhor sua vida deixando-o de lado, assumindo sua verdadeira personalidade, indo ao show da banda e se sentindo incluso numa comunidade.
 
13) Umbilicus novo super grupo lança seu primeiro single
Umbilicus lançou seu primeiro single chamado Hello Future, presente no trabalho "Path of 1000 Suns". O grupo é formado por Paul Mazurkiewicz baterista do Cannibal Corpse, Taylor Nordberg (Deicide, Inhuman Condition) nas guitarras Vernon Blake Anarchus no baixo e o vocalista Brian Stephenson do Fore. Só que ao contrário do que você pode imaginar, a sonoridade é um hard rock com influências dos anos 60/70, inusitado e muito bom!


 14) Lynx the Revenge apresenta faixa bônus sobre conflitos e guerras mundiais
Echoes of Tragedy, o single, é uma faixa bônus do EP "Awaken", lançado em 2021 em todas as plataformas digitais. Após o período de isolamento, os integrantes da banda acharam interessante resgatar a canção que não tinha entrado no EP porque reafirma a roupagem heavy metal da Lynx the Revenge e aborda um tema relevante para o mundo atual.
Guerras e conflitos sempre resultam em mortes de inocentes enquanto líderes de estados parecem não se importar com o valor da vida. Nessa atmosfera, Echoes of Tragedy é uma canção que fala sobre a estupidez do ser humano que ainda não aprendeu com os erros históricos.