Álbuns Marcantes #24: "Deliverance" (2002) - Opeth


Há 19 anos, o Opeth lançava o "Deliverance" que é o sexto álbum de estúdio da banda sueca de death metal progressivo, seguindo o álbum de grande sucesso da banda, "Blackwater Park" de 2001. Ele foi gravado entre 22 de julho e 4 de setembro de 2002, ao mesmo tempo como "Damnation", que foi lançado no ano seguinte.
 
É perceptível o contraste grave dos dois álbuns comparando um com o outro, propositadamente dividindo a banda em dois estilos mais prevalentes, assim "Deliverance" é considerado como sendo um dos álbuns mais pesados da banda, enquanto que "Damnation" aparece experimentando com um som muito mais maduro influenciado pelo rock progressivo.
 
Ouça o álbum na íntegra:
 
O álbum foi gravado no Nacksving Studios e produzido por Steven Wilson. "Deliverance" contém cinco canções de mais de dez minutos de duração (o primeiro álbum deste estilo desde "Morningrise" (1996)), e uma faixa instrumental de cerca de dois minutos. "Deliverance" é uma das obras mais pesadas do Opeth (o oposto de seu próximo álbum, "Damnation"), contendo algumas canções com introduções que lembram o estilo de Morbid Angel.

O Opeth continuou a experimentar mudanças nos tempos com sincopações, um fato que se reflete notavelmente na introdução e no final de "Deliverance" (a introdução é tocada nos tempos de 7/8 e no final o tempo está em sincopações), e também na última faixa do álbum By the Pain I See in Others.

 
TRACKLIST:
1) Wreath
2) Deliverance
3) A Fair Judgement
4) For Absent Friends
5) Master's Apprentices
6) By the Pain I See in Others
 
FORMAÇÃO:
Mikael Akerfeldt – vocal, guitarra, violão;
Peter Lindgren – guitarra;
Martin Mendez – baixo;
Martin Lopez – bateria, percussão.