O Underground é Delas!

 Salve Headbangers!

O dia 8 de março é marcado na história como Dia Internacional da Mulher, dizer que vamos comemorar essa data é um pouco hipócrita por parte da nossa sociedade atual, que ainda é marcada pela misoginia e machismo. Então essa (assim como todas as outras datas significativas) é espaço de luta e busca por equidade.


Aqui no Underground Extremo temos orgulho de dizer que metade da nossa equipe é compostas por elas que além de muita competência e garra, foram responsáveis por fazer o site ter um pulo considerável de qualidade, por isso mesmo que esse nosso especial, vamos dedicar a elas e a muitas outras mulheres que fortalecem nossa cena e que são motivos de inspiração para todos. 

Cabe ressaltar que essa não é uma lista definitiva nem aquelas famigeradas listas de "musas" e sim, um agradecimento por tudo que essas mulheres fizeram e fazem pela cena! Não deixe de conferir as indicações de resenhas e entrevistas que temos das bandas citadas aqui em nosso site.

1) Carina Langa

Redatora do Site Underground Extremo, apresentadora dos programa Company From Hell, pela Rock Company Radio Web e do programa Underground Extremo pela Mutante Rádio, e melhor mãe e esposa do mundo :)


2) Yngrid Olive Arkana

Musicista do Metal Negro, colaboradora do site Underground Extremo, bióloga, profunda conhecedora do metal nas suas vertentes mais extremas. Participou como baixista da horda Luxúria de Lillith por muitos anos e você pode ouvir seus graves, em sons como Perpétua Escuridão.


3) Nata de Lima

Vocalista do Manger Cadávre?, apresentadora do Canal Scena, 'podcast' Blasfêmea e fundadora do Coletivo União Das Mulheres do Underground. Nata se destaca além dos seus vocais inconfundíveis e poderosos por ser um membro atuante do nosso underground. Confira o som Bruxas da Noite.


4) Susane Hécate

Vocalista e tecladista na horda Miasthenia, doutora do departamento de História da Universidade de Brasília. Seus estudos sobre as representações femininas na sociedade Inca são referências e você pode conferir a entrevista que fizemos com ela no programa Company From Hell (Mixcloud) uma verdadeira aula, vale a audição e além de tudo a reflexão! Confira o excelente clipe de Coniupuyuaras.


5) Fernanda Lira

Vocalista e baixista na banda Crypta, além de ter sido uma das responsáveis pela consolidação do nome Nervosa no underground mundial. Fernanda é também uma grande ativista da causa vegana, além de ter sido apresentadora do Heavy Nation na rádio Uol. Estamos muito perto de ouvir o seu novo trabalho, porém já sabemos da qualidade que está por vir!


6) Luana Dametto

Baterista na banda Crypta tendo também uma excelente passagem pela Nervosa e pela banda de 'Death' Metal Apophizys. Confira a apresentação do Nervosa no Rock in Rio 2019 onde ela impressionou a todos com tamanha a agressividade que ataca seu kit de batera.


7) Tainá Bergamaschi

Guitarrista na banda Crypta, ex Hargbard a qual tive a chance de conferir no Maniacs Metal Meeting, cobertura aqui no site! A forma como Tainá entrou na Crypta é muito interessante e claro que você pode conferir detalhes dessa história na entrevista que ela concedeu para nós aqui no site.


8) Nani Poluceno

Organizadora do Otacílio Rock Festival, e proprietária da loja Mundo do Rock, é personalidade atuante da cena catarinense, sendo uma das responsáveis pela organização de um dos melhores festivais da cena brasileira e um exemplo de como atuar com seriedade e comprometimento no metal.


9) Prika Amaral

Guitarrista e membro fundador da banda Nervosa no ano de 2010. Sendo que no seu posto, consegue passar por escolas do 'Thrash' e do 'Death' metal, mostrou um exemplo de superação e garra quando conseguiu passar pela reformualção da Nervosa enfrentando críticas de idiotas e para calar a boca de muitos, lançou um trabalho impecável, resenha óbvio que você encontra aqui.


10) Fernanda Terra

Um dos nomes mais ativos do underground nacional. Sua primeira banda foi o Food4Life que lançou o trabalho "Enjoy". Porém um dos seus trabalhos mais conhecidos foi o de ter sido uma das membros fundadoras da Nervosa, além de atuar também nas bandas Final FightLyrex, Extermina e Kombato ela é professora de bateria na School of Rock.


11) Juliana Novo

Baterista da grandiosa banda Crucifixion Br, essa musicista começou como guitarrista, porém foi na bateria que se destacou! Um detalhe interessante é que mesmo sendo canhota, ela não inverteu seu kit e quem já assistiu a banda ao vivo sabe que agressividade é uma das suas marcas registradas. Foi a primeira mulher baterista a ser entrevistada na revista de bateras extremos Sick Drummer Magazine dos EUA, na edição de número. 28.


12) Aline Iladi

Multi instrumentista catarinense, atualmente é baterista na Silent Empire, sendo que na mesma banda houve um tempo que foi responsável pelas guitarras. Teve participações por bandas como Five bOOb jObs uma das primeiras bandas só de mulheres da região, além de ter também participado na banda Ch4rriot. Estou tendo a honra atualmente de tocar na Silent e ver a determinação, a garra e simpatia de Aline é insiprador! Confira essa excelente entrevista feita com ela pela nossa mídia irmã O Subsolo


13) Lety Lopes

Co-fundadora da casa cultural e coletiva Motim, e guitarrista e vocalista na banda No Star e na Errática.
Em 2015 fundou com mais 3 amigas o selo e gravadora independente Efusiva, que grava, promove, distribui e assessora a produção artística e musical feita por mulheres.


14) Debora Gomes

Jornalista, guitarrista e vocal na banda Losna do Rio Grande do Sul ao lado da sua irmã Fernanda Gomes. Elas estão na cena a bastante tempo sem nunca perder a brutalidade do som, caso duvide, confira o seu mais recente trabalho "Absinthic Wrangles" e também nossa entrevista com elas aqui no site.


15) Fernanda Gomes

Vocalista e baixista da banda Losna, citada acima, que se mantém na cena desde 2004 com uma sonoridade que é sua marca registrada, indo do 'Death' para o 'Thrash' e para várias outras influências. Outro ponto elogiável é o fato de tanto a Fernanda como a Débora estarem presentes em vários festivais, não só aqueles que elas tocam, fica aí mais um exemplo a ser seguido.


16) Angie Ramms

Sabem nosso festival online Underground Extremo e o Maledictus Nativitatis? Pois bem, o fato deles terem ocorrido teve uma grande inspiração nos festivais do Lvna e uma das responsáveis desse brilhante trabalho é Angie Ramms! Vale dizer também que ela além de ser uma excelente redatora e entrevistadora, procure no Youtube a entrevista com Diva Satânica do Nervosa, ela é cantora na banda Molt, enfim, muito talento para uma pessoa só!


16) Dani Noldein

Dona de uma das vozes mais potentes do 'Heavy' metal brasileiro, Dani Noldein é vocalista do Shadowside que desde o seu primeiro trabalho "Theatre of Shadows" chamou a atenção por trazer o metal tradicional com peso. Seu mais recente trabalho "Shades Of Humanity" mostra isso e não é à toa que Dani tem o título de tricampeã, em eleições de melhor vocalista nacional.


17) Yasmin Amaral

Guitarrista e vocal na Eskröta, uma das banda mais atuantes e relevantes da nova geração e que conta também com Tamy Leopoldo no baixo e Jonh França na bateria. Ela assumiu os vocais por uma necessidade de mudança de formação da banda e afirmo que ficou ainda melhor! Confira "Cenas Brutais", um trabalho mais que necessário e que tem resenha aqui. Ela atua também como guitarrista no Kultist.


18) Desiré Rezende

Vocalista do duo de 'Gothic' Metal Fenrir’s Scar, banda formada no ano de 2015, contando atualmente com o mutli instrumentista André Baida (guitarras, teclados, baixo) e ela que é dona de uma das vozes mais bonitas do nosso underground e consegeu como poucas passar emoção nas suas músicas.


19) Mylena Mônaco

Guitarrista, vocalista e membro fundadora do Sinaya em 2010, além da banda ela trabalha também como professora de canto e é especializada em práticas voltadas para o metal extremo. O primeiro lançamento com o Sinaya foi o EP "Obcure Raids" e no ano de 2018 foi lançado o "Maze of Madness"


20) Janaina Melo

Baterista do Sinaya, natural do estado do Alagoas, essa musicista se inspirou no 'rock' com uma banda também feminina, o Kittie. Foi por dez anos baterista da banda Autopse registrando os trabalhos "Descontrole Mental" e "Insanity". Você encontra uma entrevista com o Sinaya no canal do Youtube dos nossos amigos do Urussangra Rock Music.


21) Angelica Burns

De acordo com a sua bio, ela sempre foi ligada à música, sendo que a sua primeira banda foi um cover daquela que foi referência para várias vocalistas, o Arch Enemy. Vim conhecer o trabalho da vocalista a frente do Diva, uma excelente banda de 'Death' metal e no Scatha onde ela desenvolveu um vocal com uma pegada mais próxima do 'Thrash' metal. Em 2015 entrou para o Hatefulmuder, levando toda sua personalidade e talento para o som da banda, confira o trabalho "Reborn".


22) Mayara Puertas

Nossa lista estaria incompleta se não apresentássemos Mayara. Atualmente a frente do Torture Squad e do RxNxS, ela é dona de uma voz potente! Desde que estreou no Torture com o EP "Return of Evil", soube dosar o 'thrash' e o 'death' metal da banda com sua personalidade marcante. Antes do Torture, na qual ela entrou em 2015, Mayara participou da banda de 'Death' Metal Necromesis, onde registrou o EP “Echoes of a Memory” e o 'full' álbum "The Poet’s Paradox". Ela é uma vocalista completa, indo do gutural para vocais limpos.


23) Flávia Morniëtári

Vocalista do HellArise, uma banda que ajudou a revelar grandes nomes para a cena do metal brasileiro. Formada no ano de 2009 vem se apresentando tendo como uma das suas influências o Arch Enemy. Inicialemnte o HellArise era uma banda 100% feminina, hoje a banda é mista, mas o que se manteve foi sempre o peso e poder dos vocais de Flávia, como podem reparar em Human Disgrace.


23) Renata Petrelli

Para quem acompanha o underground com uma certa frequência, deve conhecer esse nome, seja pelas suas participações no Sinaya ou no Marie Dolls ou por agora, como vocalista e guitarrista no The Dammnation, onde veio estreando muito bem nos vocais. Renata mostra toda sua personalidade musical com o EP "Parasite" que tem rsenha aqui no site, assim como uma entrevista dela, nos primórdios de sua banda onde atualmente atua.


24) Carla Domingues

Vocalista que transita com maestria entre o erudito e o Metal, com muito talento nos dois campos! Nas áreas do metal, a vocalista faz parte do M26, uma excelente banda de 'dark' metal e do No One Spoke, onde o metal se funde com o erudito com linhas de guitarras e violinos e a voz da Carla que resulta em um som impressionante! Confira o cover de Raibonw In The Dark.


25) Isabela Moraes

Baterista do Kamala, ela entrou na banda oficialmente assim que o antigo baterista teve um problema nos ombros e começou como musicista convidada, até ser confirmada na função.  É dona de uma técnica invejável e soube muito bem apresentar características pessoais nos sons do Kamala, escute o Live in France.


26) Mirella Jambo

O Daimonos se apresentou no nosso 'fest' online e chamou muito a atenção pelos vocais extremos de Mirella que, ao lado do seu marido Lucas, são responsáveis por um som massacrante! Vindo do Rio Grande do Norte, eles tem na sua discografia o mais recente trabalho "Fail Yourself", confira nossa entrevista exclusiva com a vocal no programa Company From Hell (Mixcloud).


27) Ana Carla de Carli

Vocalista, poetista, compositora, professora de canto, enfim, o currículo dela é enorme, só perde para seu talento! Ela apresenta todo seu potencial na sensacional banda Dark Valley, não à toa escolhida aqui no site, como a banda que lançou um dos melhores trabalhos de 2020, "Tales From The Dark Valley". Mostrando ecletismo, ela também se apresenta no Super Track.


28) Chriscia Costa

Poucas vocalistas merecem o rótulo de vocalistas extremas, e Chriscia é uma delas! Fazendo parte agora da nova formação do Visceral Leishmaniasis, porém em sua biografia tem a informação que ela fez aulas de canto erudito, além de ser também uma exímia guitarrista. Confira seu trabalho na 'one woman band', Tryskle de 'death pagan' metal.


29) Monica Possel

Cantora soprano de Joinville/SC que soma esse talento em prol do metal na banda Hamen. Em 2020 ela ganhou o prêmio Best Operatic Vocals pelo site europeu FemMetal. Na discografia da banda temos o EP "Altar" e o mais recente trabalho, o 'full' "Unreflected Mirror". Confira o canal dela no Youtube, onde Monica sempre apresenta covers sensacionais como o do Revamp.


30) Tati Klingel

Impressionante! É só isso que posso dizer dos vocais de Tati Klingel. Em todas as bandas que ela participa, ela acaba deixando todos de boca aberta e seu talento é somado a muito estudo, isso tudo faz de Tati simplesmente uma das melhores vocalistas da atualidade. Você pode conferir o que acabei de destacar nos trabalhos do Hokmoth e do Divine Pain, além dela também ser professora de canto, principalmente nas raias mais extremas.


31) Deborah Moraes

Atualmente é a voz do Final Disaster e é impressionante como os seus vocais casam muito bem com os vocais de Kito Vallim. Tendo como influências vocalistas do naipe de Floor Jansen e Marcela Bovio, que deram origem a sua primeira banda foi um cover do After Forever. Deborah trouxe novos ares para o Final Disaster, como vocês podem conferir no 'single' Blood Red Creation.


32) Cynthia

Responsável pelas guitarras no doente grupo do Paraná, o Crotchrot. Ela está nessa lista também pela sua participação em outro monstro cult da cena do 'goregrind' o Terrorgasmo, quero aproveitar aqui também e fazer a menção honrosa a Ângela, baixista também do Crotchrot, que você encontra uma baita entrevista no canal do Flashbanger.


33) Nanda Sousa

O Sangria, um dos nomes mais brutais do nosso underground está de volta, e os vocais de Nanda Sousa leva a extremidade para um outro patamar. Ela já passou por nomes como Cyber Croatoan e Arvak. Pelo 'lyric' vídeo lançado, The Ripper e a entrada de Luís Tomasini (Infected Sphere) faz a gente criar um 'hype' enorme pelo que está por vir!


34 ) Bia da Aldea

O Póstuma é uma das grandes revelações do nosso underground e claro um dos motivos para isso está nos vocais de Bia da Aldea, que consegue por meio da sua voz e talento mostrar várias facetas do seu talento, tanto como intérprete, assim como vocal. Procure o trabalho "Moralis", leia nossa resenha a respeito dele no site e ouça nossa entrevista com ela no Company From Hell (Mixcloud).


35) Leandra Sartor

Fotógrafa, editora e uma das responsáveis pela mídia Urussanga Rock Music, Leandra ao lado do Guigo, está com oito anos de imprensa underground e em todos os festivais que já trabalhamos juntos, sempre nos impressiona pela forma ética e profissional de trabalhar deles. Caso não conheça o seu trabalho, confira tanto no site, como Youtube, e claro, tem no nosso canal uma entrevista com esse casal foda!


36) Elaine Campos

Fotógrafa, ativista LGBT, foi vocalista da Abuso Sonoro, e atualmente está à frente da banda de 'crustpunk' Rastilho, além de ter passagem por outras bandas como One Day Kills. Com o Rastilho, lançou em 2018 o "Prego e o Caixão", um trabalho ácido que funde o 'punk' ao 'crust' e ao 'hardcore'. Fazendo arte como luta, Elaine é uma peça seminal em todo o movimento feminista e no som extremo brasileiro.


37) Alessandra Lodoli

Vocalista e professora de canto, que consegue ser extremamente eclética e virtuosa, passando pelo lado brutal do Inanimlaia, que está muito perto de lançar um trabalho e claro que vamos resenhá-lo aqui, até ao lado mais lírico do Gaearon e da Inferi. Ela já foi entrevistada no nosso programa da Company From Hell confira no Mixcloud.


38) Kell Hell

Sabe aquela história de que banda que muda de formação ganha muito com isso? Pois bem, isso se aplica no Sacrificed! É inegável que a banda deu um salto de qualidade com a entrada de Kell, que vinha da banda Helltown. O primeiro álbum "The Path of Reflections" foi o que fez a banda atingir o grande público, e grandes feitos como abrir o show do Kamelot. Na sequência temos outro grande trabalho, "Eranged" de 2018.


39) Lady of Blood

O Ocultan é a verdadeira essência do que vem a ser 'black' metal nacional. Sem precisar provar nada para ninguém e sempre fiel ao lado mais obscuro e macabro do metal, com artefatos que são legítimos opus profanadores, como em "Atombe Unkuluntu" e "Quintessence" que tem resenha aqui no site. Vale lembrar que Lady of Blood está na banda desde 1999, e a guitarrista ainda tem um projeto paralelo no Khaotic, onde ela atende pelo nome de D. Profaner.


40) Maria Correia

Sempre vamos apoiar o trabalho de quem trabalha em prol do metal de maneira honesta e dedicada, Maria Correia é um dos maiores exemplos desse amor ao metal como estilo de vida. Ela é editora do Metal no Papel e vem fazendo um trabalho sensacional também no Heavy Metal Online e sem dúvida uma grande influência para nosso trabalho aqui no Underground Extremo.


41) Any Scarlet

Vocalista que entrou para o Dakhmas um ano depois da sua formação e como já falamos aqui em outras bandas, ela conseguiu fazer a sua banda subir de patamar e seu primeiro trabalho "H.A.T.E" chamou nossa atenção pela forma como vários estilos dentro do metal extremo se fundem do 'black' ao 'death' até elementos mais modernos. Seu segundo trabalho, "The Plague' tem resenha aqui e foi escolhido por nossa equipe como um dos destaques de 2020.


42) Tamy Leopoldo

A responsável pelos graves e 'backing vocals' na Eskröta, ela é musicista autodidata e formou sua primeira banda aos 15 anos e depois nunca mais parou, tendo participado de bandas influentes da cena, até encontrar na Eskröta a formação ideal, sendo o 'crossover' apenas um dos estilos no qual o som transita, como podem conferir em "Cenas Brutais", que tem resenha aqui no site.


43) Fran Mendes

Colaboradora do portal Headbangueira e idealizadora do canal Couple Metal faz um trabalho significativo para nosso cenário na divulgação de bandas principalmente com formação feminina. Acompanhem essas mídias nas redes sociais e verifiquem o que acabamos de afirmar. 


 44) Steph Ciciliatti

Fotógrafa, criadora de conteúdo visual em seu canal FlashBanger, assim como pelo Canal Scena. Levanta discussões necessárias nesses portais sempre direcionando reflexões sobre o posicionamento dentro do underground. 


45) Gabi Gomes

Levando o conceito de anti-música e som do caos para outro patamar, é assim que podemos apresentar Gabi Gomes ou Gabi Crust Force, nos vocais do Nuclear Frost e Inhuman Penitence que tem uma pegada mais 'deah' metal como podes conferir em Lições Das Trevas. Já o Nuclear vai do 'death' ao 'crust', ou seja, não recomendado para ouvidos sensíveis! 


46) Kenia Cordeiro

Trabalha como produtora de eventos e assessora bandas pela Acesso Music. Em seu canal do Youtube vocês podem conferir o festival online sensacional produzido por eles. É dela que vem algumas indicações de bandas sensacionais do underground nacional para estarem aqui no site.


47) Larissa Pires

Quem acompanha a cena extrema do sul com certeza já deve ter presenciado a possessão demoníaca que Larissa representa, tanto quando fazia no High School Massacre como agora no Retaliação Infernal, indo do 'death' ao 'grind'. E sabe aquele 'incell' babaca que fala mal de 'mina'? Pois é, mostra pra ele "Decomposição Brutal" e faça o mesmo se mijar de medo!


48) Susi dos Santos

Assessoria de banda é uma correria monstra, mas quer saber como fazer isso com competência? Pois bem, é só analisar como trabalha Susi dos Santos no Som do Darma. Dispensando apresentações, basta só ver os resultados das bandas com que trabalham, além é claro, do festival da Roadie Crew, que aqui reafirmo, uma baita influência para nós aqui do Underground Extremo.
 

49) Tenebrae Aarseth


Assumir as baquetas da máquina de combate contra o cristianismo que é o Amen Corner é uma baita responsabilidade certo? Porém Tenebrae Aarseth não só da conta do recado como trouxe um equilíbrio perfeito entre a atmosfera e o peso que o verdadeiro metal negro necessita. Tremei adoradores de cristo, frente a destruição dos tambores malditos de Tenebrae Aarseth!


50) Camila Andrade

Assumindo os graves e os vocais do gigante Armum, Camila Andrade nasceu em Brasília, porém foi em Goiás que formou a banda e desde então vem trilhando o caminho do 'death' metal extremo, sua técnica remete a grandes nomes como Nile, Vader e claro a grande presença de JO Bench do Bolt Thrower.

Texto escrito por Harley Caires e Carina Langa.