Resenha #170: "The Tales Of Pantheon" (2019) - Beltane

Quando a gente fala que o Underground nacional tem lançamentos que não devem nada para outras cenas, alguém que está fora do estilo pode até achar exagero, porém quando a gente confere trabalhos que ainda não foram resenhados no site, sempre nos deparamos com belas surpresas e ao mesmo tempo rola uma certa indignação e nos perguntamos porque deixamos esse trabalho passar, enfim, justiça sendo feita, vamos falar de "The Tales Of Pantheon".



A banda não é nova e lembro-me muito bem da ótima recepção que o trabalho "The Wheel of Sabbaths" teve na cena no ano de 2006, porém agora o 'power' metal não vive um momento muito forte e então uma banda com essa qualidade tem tudo para despontar com os fãs do estilo, e confesso que estou muito afastado dessa vertente do metal, mas depois de ouvir o Beltane recorri a meus velhos trabalhos do Stratovarius, Helloween entre outros.

Um dos grandes pontos altos do Beltane é saber que Angra já existe, e por isso mesmo a banda consegue ser virtuosa sem soar uma cópia! Ouça, por exemplo, The King of Seas, que música viciante, um ótimo acerto para iniciar o trabalho. O mesmo pode ser dito de God Of Thunder que tem ares de Painkiller na sua intro e os vocais estão muito bem encaixados. E não, a música não fala do Thor e sim de Tupã.


Notei também na audição do trabalho algumas influências da carreira solo do Bruce Dickinson e sabendo do talento do vocalista inglês, isso é um baita elogio! Athena e Godess of Seed vem com toque de 'hard rock', o que soou muito bem, aqui você já deve ter notado que o trabalho faz uma leitura de várias mitologias, o que é um conceito bem vívido para o 'power' metal de maneira geral.

Voltando para os momentos mais, digamos, metal, Faster Than All tem uma linha de guitarras impressionante, Glory of Mars tem uma pegada épica e Belenus encerra o trabalho de uma forma até mesmo nostálgica, deixando aquela sensação de que queremos ouvir mais.

Competente, talentosa e inspirada, a Beltane merece muito reconhecimento! Fãs de 'power' metal, o mundo é maior que o Gamma Ray.

TRACKLIST:
1) Dominus Metallum
2) Following the Goat
3) Athena
4) Belenus
5) Faster than All
6) Godssed of Seed
7) Queen of Beast
8) Glory of Mars
9) The King of the Seas
10) God of Thunder


FORMAÇÃO:
JP Carneiro - vocais;
Marcelo Ferrasa - bateria;
Claiton Langner - baixo;
Guilherme Silva - guitarras;
Daniel Gnoatto - guitarras.

Contatos:
Instagram: beltanebrazil

Revisado e editado por Carina Langa.