Notas Extremas # 124


Salve headbangers, chegou aquele momento de se informar do que está ocorrendo na nossa Cena Extrema com a mais recente edição das nossas Notas Extremas, e se você quer ter sua banda divulgada aqui entra em contato com a gente, vamos ter o prazer de apoiar sempre e longa vida ao metal.

1) Novo vocalista do Age of Artemis anunciado


A Age of Artemis acaba de anunciar Airton Araujo como seu novo vocalista. Para apresentar o novo cantor aos fãs, os músicos divulgaram um vídeo tocando a música “Echoes Within”, uma das faixas preferidas de todos que gostam da Artemis. Completam a formação Giovanni Sena (baixo), Gabriel Soto (guitarra), Jeff Castro (guitarra) e Riccardo Linassi (bateria).

“Desde o início o Airton nos mostrou o quanto ele queria fazer parte da família Artemis. Quase toda semana ele nos mandava um novo vídeo cantando uma de nossas músicas. Foi incrível como ele incorporou nossas músicas. Ele tinha um jeito muito peculiar de interpretá-las. E isso era o que estávamos procurando”. – Giovanni Sena

“Integrar um time dos sonhos desse tipo é realmente uma felicidade imensa. Acompanho a Age of Artemis desde o lançamento (na verdade desde o Studio Report) do “Overcoming Limits” e isso mostra como o mundo é louco e dá voltas. É evidente a responsabilidade que me foi dada de cantar as mesmas canções que esses dois monstros que por aqui passaram (Alírio e Pedro). Os admiro demais e trabalharei com o maior orgulho e determinação do mundo para dar o que os fãs da Age merecem. Espero ansiosamente encontrar com todos vocês nos shows vindouros.” - Airton Araujo



2) NorthTale anuncia Guilherme Hirose como vocalista em novo álbum

Banda está finalizando as gravações do novo disco com Dennis Ward na produção e conta com lançamento previsto para primeiro semestre de 2021 pela Nuclear Blast

A banda NorthTale finalmente está pronta para anunciar o novo vocalista. O nome escolhido foi de Guilherme Hirose, da banda Traumer. O cantor já gravou suas partes para o novo álbum no Dharma Studios, em São Paulo, com o engenheiro de som Rodrigo Oliveira em parceria com o produtor Dennis Ward e tem previsão de lançamento para primeiro semestre de 2021 pela Nuclear Blast. A NorthTale é agora formada por Bill Hudson (guitarra), Guilherme Hirose (vocal), Patrick Johansson (bateria), Mikael Planefeldt (baixo) e Jimmy Pitts (teclados).

O guitarrista Bill Hudson explica a escolha: “Depois de um longo e cansativo processo de audição, estamos prontos para anunciar nosso novo vocalista! Eu fiz um teste com cerca de 40 dos melhores vocalistas do mundo, de muito famosos a novatos, espalhados por 11 países. Eu gostaria de ter contratado mais de um, mas como precisamos tomar uma decisão, estou feliz em anunciar Guilherme Hirose como nosso novo frontman. O Guilherme me surpreendeu nos testes iniciais, acertando as músicas do primeiro disco como se fossem escritas para a sua voz. Mas ele realmente brilhou em nossas novas músicas. Quando ele me enviou a primeira gravação, eu sabia que ele era o cara. Não tive dúvida. Quando eu o apresentei à banda para obter suas opiniões, eles votaram por unanimidade nele. Somos uma banda mais uma vez. No momento, estamos finalizando os vocais no Dharma Studios em São Paulo, Brasil, com o engenheiro de som Rodrigo Oliveira em parceria com Dennis Ward. Estamos prontos para cair na estrada!”


Guilherme Hirose acrescenta: “É simplesmente incrível estar em uma banda com músicos tão bons. Estamos conversando desde junho e em agosto recebi um telefonema do Bill dizendo que eu era o escolhido. As coisas estão indo muito bem desde então, e as novas músicas soam simplesmente fantásticas (eu sei que é um clichê, mas é exatamente o que parece). Estou muito ansioso para pegar a estrada, o mais rápido possível, me divertindo com os caras e com os fãs”



3)Netuno Doom  lançando vídeo de Black Wolf

O mais novo vídeo da Netuno Doom Black Wolf  é no formato ao vivo e o som faz parte do EP The Universe the prison e pode ser adquirido com a banda



4) Holocausto War Metal lançando o video para "Guerra " som do novo álbum 


Em 2020, comemora-se 35 anos de criação do War Metal Brasileiro, e de acordo com Valério Exterminator, “nossos aliados jamais seriam deixados no front de guerra, sem a presença da banda lutando ao lado deles”. Apesar da pandemia, a banda rebatizada como HOLOCAUSTO WAR METAL, teve um ano de muita produção, com vários objetivos alcançados, como por exemplo: lançamento da demo “War General” (janeiro), gravação de duas músicas inéditas para a coletânea “Reborn To Eternity” (julho), que será lançada no começo de 2021 com bandas oitentistas de Belo Horizonte, e a gravação do álbum de estreia da formação War Trio (agosto – outubro), de nome “Batismo de Fogo”, com Manfredo War Tank (bateria e vocal), Rafão The Trigger (baixo e vocal) e Valério Exterminator (guitarra e vocal principal).

Ainda foi montada a gravadora WarCore Records pelos três integrantes da banda, e vários splits serão lançados em breve. Recentemente foi criado o canal oficial da banda no YouTube, com o primeiro vídeo clipe da banda, que traz a música “Guerra”, música escolhida como “carro-bomba” do álbum “Batismo de Fogo”. De acordo com Valério Exterminator, sempre houve por parte dele uma resistência em contratar profissionais para produzirem um clipe para a banda. “A imagem de banda maldita e controversa, frequentemente ligada erroneamente ao nazismo, não poderia produzir um vídeo clipe que não causasse forte impacto aos aliados já na primeira assistida. Então fui convencido por Rafão que os profissionais seriam orientados sobre o que queríamos, mas nem foi preciso, pois Marcos Resende (banda Pesta) com parceria de César Pessoa (banda Mutilator), e Felipe Brasil (Lemmy’s Bar) da Vibe Sinistra Vídeos, conhecem a história da banda”.

O clipe foi lançado oficialmente no festival da revista Roadie Crew por indicação de Murillo Leite (Genocídio e BHell), e desde então tem recebido elogios principalmente por traduzir a imagem da banda, o passado War Metal, e sobretudo que o presente será ainda mais brutal. Fica evidenciado e de forma explícita que o HOLOCAUSTO WAR METAL, com a formação atual, manteve as principais origens do estilo criado nos anos 80.]



5)  Fratura lançando novo Lyric Video 

A faixa escolhida foi Diabolical Spell" é a f abertura do segundo full album "Orff Infernalis" lançado em novembro pelo selo Electric Funeral Records, da one man band Fratura. Agora a faixa ganhou um lyric video na íntegra em parceria com a Motim Underground que viabilizou o material. Uma letra bizarra e cheia de metáforas sobre a natureza humana, combinadas com imagens perturbadoras, tudo no maior estilo Lo-Fi, marca estética da banda.

O novo EP "Orff Infernalis" apresenta um lado ainda mais obscuro, esquizofrênico e pesado com uma linha mais definida e contando com algumas surpresas. Uma mistura entre os riffs arrastados do doom, a velocidade clássica do punk com o ódio e misantropia do Black Metal, nas letras. Um passeio sobre os diferentes elementos que pertencem à música extrema e que geram um álbum equilibrado (velocidade, cadência, brutalidade, atmosferas densas).
O play conta com 7 músicas próprias e inéditas. A música que abre o álbum, "Diabolical Spell", já dá a noção do que há por vir. Uma introdução marcada com uma linha clássica de riffs beirando o Thrash, uma bateria segura e firme, uma letra sangrenta. Verdadeira paulada! Quem gosta de bandas como English Dogs, Broken Bones, Anti-Cimex vai sentir a chamada.
Quem curtiu o trabalho do Fratura em "Corposeco", vai notar o amadurecimento musical nesse novo play. Fratura não tem as chaves das portas do inferno, mas te ajuda a pular o muro. Todo o EP foi gravado e mixado em home studio, repetindo a receita do primeiro álbum. Isso dá o tempero fundamental ao trabalho buscado, que com certeza vai agradar os ouvidos dos amantes da dissonância, da sujeira, do extremo e da escuridão. Vale muito a pena experimentar essa viagem!


6) Ode Insone disponibilizando novo álbum nas plataformas digitais 

Já está disponível nas plataformas digitais o terceiro álbum da banda de Doom MetalOde Insone , de João Pessoa/PB, intitulado “Isolamento: Do Silêncio à Poesia”. Com o lançamento do disco, a banda consolida sua atual formação, que conta com Tiago Monteiro (vocal), Venore (vocal), Mad Ferreira (guitarra), Lucas Souza (guitarra), Diego Nóbrega (baixo) e George Alexandria (bateria). Com produção, mixagem e masterização a cargo do guitarrista Mad Ferreira no Bestial God Studio, o registro eleva a banda como uma das principais forças do estilo no Brasil. Há ainda a participação especial de Cielinszka Wielewski nos cellos da música “Casulo”, enquanto a arte da capa foi criada por Aurélio Lara, da Designaria Artwork

As oito faixas do álbum evocam uma sonoridade carregada, pesada e recheada de sentimentos, que através das letras em português dão uma dimensão maior para a proposta da banda. Segundo comunicado, “Isolamento: Do Silêncio à Poesia” aborda as percepções da banda sobre o momento de isolamento imposto pela pandemia, refletindo nas letras os tempos atuais, tudo envolto em um portentoso Gothic/Doom Metal.


7) Dark Valley lançando novo vídeo 
A banda que foi escolhida por nossa equipe como um dos  destaques do ano lançou recentemente o clipe para Rebirth do excelente trabalho Tales from Dark Valley” trazendo participações especiais de artistas mulheres: Melissa Ironn, responsável pelos arranjos orquestrais no EP “Tales from Dark Valley”que atualmente prepara seu álbum solo; Loraine Santos, estilista de moda e dançarina, vencedora do Prêmio Açorianos 2020 de figurino pelo espetáculo de dança tribal feminista Dura Máter, do grupo Al-málgama; e Martha Buzin, fotógrafa especializada em performance ritual e arte cemiterial.
Filmado no Jardim Botânico de Porto Alegre, o videoclipe foi produzido pela Proteu Filmes, a mesma produtora que trabalhou no clipe anterior, “Balada”. A letra de “Rebirth” encerra o ciclo do EP de estreia e fala sobre a possibilidade de renascimento, buscando inspiração em conceitos filosóficos de Nietzsche, na obra de Shakespeare e da poeta estadunidense Sara Teasdale. Segundo a vocalista Ana Carla De Carli, a letra da música pode ser interpretada da seguinte forma:

 “Após uma longa jornada em que evidenciamos os nossos sentimentos, o grande descanso está em poder recomeçar. Essa mensagem vale para todos, mas vem sublinhada para as mulheres”.


 Além disso, o DARK VALLEY também divulga sua nova linha de merchandising com a adição da camiseta “FEMME METAL”, desenhada exclusivamente para as fãs. Em paralelo à divulgação do EP a banda segue no processo de composição do próximo trabalho, que promete seguir o mesmo caminho de inovação e originalidade. A banda conta ainda com o guitarrista Fernando Cezar Jr, o baterista Felipe Paedo e o baixista Rodrigo Morales. O debut do DARK VALLEY, intitulado “Tales from Dark Valley”, contém sete faixas inéditas. Ana Carla e Alberto Boa Vista foram os produtores executivos; as sessões de gravações foram realizadas com Fernando Cezar Júnior (guitarra), Jackson Harvelle (baixo) e Andrêss Fontanella (bateria). Os arranjos orquestrais foram criados por Melissa Ironn. A produção e a mixagem são assinadas por Renato Osorio e Benhur Lima, músicos de currículo internacional na cena do Metal, enquanto a capa ficou a cargo de Derek Castro.



Ouça o EP no Spotify:
https://open.spotify.com/album/61CHk3VmQAzd5eGTnghljT